SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como escolher a cortina certa para a sua casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ás vezes não percebemos, mas alguns itens fazem muita diferença na decoração do nosso lar. Detalhes que contribuem muito com os espaços da casa e que somam ainda mais estilo para os ambientes. Um destes detalhes é usado em qualquer lugar que tenha janela na casa: as cortinas. Com um peso estético muito importante para o ambiente, a escolha das cortinas deve ser de forma cuidadosa e levando em conta muitos detalhes importantes. Tamanho, estilo, composição e combinação com os demais objetos do espaço são alguns destes detalhes importantes para os quais você deverá estar atento ao sair para escolher o modelo que irá compor a sua sala de estar, quarto, cozinha ou outros ambientes nos quais você deseja aplicar esta decoração.

As cortinas têm o poder de mudar a característica de um ambiente quando bem escolhidas, no entanto, podem trazer um resultado que não irá ficar tão bem combinado quando a escolha é mal feita. Para acertar na escolha, você deve levar em conta que as cortinas devem ser um complemento no espaço, ou seja, devem ser de acordo com as características no estilo que o ambiente emprega. Pense em como acertar na cor, estampas, estilos e contrastes que ficarão no ambiente e imagine todas as possibilidades que o uso da cortina darão na combinação de elementos do ambiente. 

Uma escolha muito importante deverá ser quanto ao tecido da cortina. Opte por tecidos leves que são mais fáceis de lavar. Para as cores, lembre-se de que as cores do tecido poderão ser uma solução eficaz quanto à iluminação do ambiente. Os tecidos blackouts são mais indicados para ambientes escuros, enquanto que tecidos em seda poderão dar a sensação de leveza e ambiente mais iluminado, tudo dependerá da sua preferência pessoal. 

Agora que já temos algumas dicas iniciais para começar a escolher sua cortina, vamos juntos visitar alguns ambientes perfeitamente decorados com cortinas e que terão outras ótimas dicas para este elemento super importante para a decoração do nosso ambiente.

Venha conosco e aproveite!

Medidas

Esta é a parte mais importante no momento em que você decide compor o ambiente com uma cortina. Você tem duas possibilidades ao escolher o comprimento de sua cortina: a primeira é com um tamanho que ocupe o espaço entre o teto e o chão. Esta alternativa dará a sensação de maior amplitude ao local e o deixará mais elegante. Já a segunda é optar por um espaço de 1 cm. antes do tecido tocar o chão. Esta é uma forma de evitar que a cortina fique com a barra suja rapidamente. Nas laterais, o recomendado é deixar um espaço de 10 cm. para que o encontro das duas partes de tecido possam fechar a janela por completo.

Varões

Os varões trabalham em conjunto para somar elegância em conjunto com as cortinas. O mercado oferece uma grande variedade de modelos de varões, como os clássicos, modernos ou rústicos. Para acertar na escolha é preciso antes decidir qual o efeito que sua cortina terá. Para cortinas mais franzidas, você deverá calcular 1 m. de varão para cada 1,4 m. de cortina. Quanto às janelas, recomenda-se que os varões passem 10 cm em cada extremidade. As medidas indicadas de varões para cada ambiente são: 13 mm para a cozinha, 19 mm para os quartos e 28 ou 32 mm são indicadas para a sala, já que suportam mais peso. Há ainda a possibilidade de decorar as ponteiras dos varões, com diversos modelos que o mercado oferece. Isto, além de embelezar o ambiente, evitará que a cortina escape quando manipuladas. 

Combinando estilos

Salas de estar  por Kaaten
Kaaten

Estor enrollable y cortina tradicional – Kaaten

Kaaten

Você poderá somar dois estilos de cortinas diferentes para a sua janela, caso queira. Neste projeto, por exemplo, vemos a soma da cortina silhouette, em um tom mais claro, perfeito para permitir a iluminação do ambiente e com a facilidade do seu manuseio, além de empregar muito estilo na decoração. A segunda opção é um modelo tradicional preso por varões e cobrindo completamente o espaço do chão ao varão. Esta segunda cortina poderá servir como uma opção blackout, caso você deseje um ambiente mais escuro. O mais importante é somar as cores com equilíbrio com os demais elementos do ambiente.

Venezianas

As tradicionais venezianas são excelentes para a decoração de espaços de home office. Fáceis de instalar e manusear, elas complementam charme e estilo à decoração do espaço. Neste belo projeto clássico da dupla de arquitetas Joana & Manoela, de Porto Alegre (RS), a escolha por um modelo feito em madeira permitiu a combinação mais do que perfeita com os elegantes móveis clássicos que decoram o ambiente. Um projeto lindíssimo e de muito talento.

Cortina japonesa

Casa  por Luxaflex Concept Store
Luxaflex Concept Store

Panel Japonés Luxaflex

Luxaflex Concept Store

As cortinas japonesas são conjuntos de painéis verticais independentes que deslizam pelas janelas. A alternativa cheia de originalidade, dá aos espaços uma nova possibilidade de deixá-los ainda mais charmosos. É possível utilizar estes painéis em conjunto com outro tecido de fundo, dependendo da quantidade de luz que você deseja que penetre no ambiente. Existem ainda modelos de muito estilo com temas orientais e outros tipos de estampas.

Estampas

Embora a maioria das pessoas prefira modelos de cortinas lisas, os modelos estampados são uma excelente alternativa para compor ambientes mais criativos e despojados. O cuidado deve ser sempre quanto ao equilíbrio na escolha dos elementos. Cortinas estampadas ficam melhor em ambientes com cores neutras, enquanto que, cortinas neutras ficam muito bem em ambientes com cores vibrantes.

Nesta sala de estar projetada pelo arquiteto Enzo Sobocinski, de São Paulo (SP), o uso de uma cortina estampada ficou perfeita para combinar com os móveis em tons neutros e o tapete estampado. Uma ótima referência de decoração com equilíbrio e bom gosto.

Limpeza

Salas de estar  por Design Studio Nu
Design Studio Nu

Woonhuis | Delft

Design Studio Nu

Se você está receoso por causa da limpeza que as cortinas demandam, fique tranquilo. A indicação para a limpeza é de uma vez ao ano. Em ambientes mais úmidos, esta limpeza deverá ser mais frequente, conforme sua percepção sobre as peças. A maioria dos tecidos pode ser levado sem maiores problemas para a lavagem na máquina de lavar. O cuidado maior deve ser direcionado para tecidos mais nobres, como algodão puro, linho e seda, que deverão ser levados para lavanderias especializadas. Em ambos os casos, siga as indicações da etiqueta no tecido.

Elegância

Seja qual for o modelo de cortina que você escolheu, uma coisa é certa: a decoração com o uso de cortinas permite ao ambiente uma decoração ainda mais elegante e confortável. Sinônimos de bom gosto, serão uma ótima escolha para a composição do seu ambiente.

Por isso, esperamos que você tenha gostado de nossas dicas e possa acertar em cheio na escolha de sua cortina. Temos certeza de que a sua decoração ficará tão maravilhosa quanto merece! 

Qual o seu modelo preferido de cortina?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!