8 dicas para o seu banheiro pequeno parecer grande

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo início de manhã nos faz pensar em nos preparar para todas as programações que teremos ao longo do dia. Nos espreguiçamos ainda na cama, levantamos, trocamos de roupa e seguimos para o banheiro. A sorte de ter esticado os músculos ainda em cima da cama nos faz pensar no quanto ficamos incomodados ao entrar no banheiro e contar cada passo que daremos no espaço. As quatro paredes que cercam o ambiente pequeno parecem diminuir mais a cada dia. É quase possível sentir um pouco de sufocamento. Já sobre a pia, as mãos abrem a torneira que joga água no rosto. Mas, depois de alguns minutos, o que passa a escorrer do rosto é o suor. Já pensando que o banheiro diminui e esquenta um pouco mais a cada dia, você dá meio passo e entra na área embaixo do chuveiro. Dois minutos com a água caindo e o banheiro foi inundado. Se a ideia no primeiro banho da manhã é relaxar, parece que o local escolhido não foi o melhor. Mas, o que fazer? Se em todos os apartamentos de amigos e familiares que você visita, os banheiros parecem ser tão pequenos quanto podem? É culpa do boom imobiliário, você pensa. Com tanto conforto para a sala de estar cercada de móveis longos e confortáveis, o quarto com imensos closets que guardam tanta roupa, tendo ainda um espaço cômodo para a cozinha, quem irá se importar com o que sobra para o banheiro, não é mesmo?

Sim, e nestes casos, não há o que fazer. Derrubar paredes e reconstruir o apartamento não é a solução. E é para salvar a sua relação com a decoração do banheiro que trouxemos o artigo de hoje. Navegando neles, encontraremos juntos algumas possibilidades de tornar o banheiro, no mínimo, mais agradável. Afinal, para ter um dia agradável, é preciso pelo menos começá-lo bem.

Por isso, convidamos você a vir conosco para lermos juntos este artigo que não só fará do seu banheiro um lugar bem melhor e mais confortável para o dia a dia, como também deixará o seu humor matinal bem melhor – claro, dentro do possível.

Venha conosco, aproveite as dicas e inspire-se!

Iluminação Natural

Aproveitar a iluminação natural é algo que realmente devemos fazer quando nos deparamos com um banheiro pequeno. Além de economizar energia elétrica, a luz natural renova o ambiente e evita que a umidade tome conta do lugar – algo muito comum em banheiros de menor espaço. Esta ideia pode dar ainda mais sensação de amplitude ao banheiro se este for decorado com clores claras.

Como podemos ver neste projeto, o uso amplo de paredes claras e a proximidade com uma pequena janela, fez com que o banheiro, mesmo pequeno, pareça um lugar mais agradável. O uso de um espelho decorado com cores amarelas e as plantas, deram um ótimo contraste no espaço predominantemente branco. A pequena mesa de mármore, além de linda, conferiu um espaço confortável para o uso da cuba.

Cores Claras

Como dissemos anteriormente, as cores claras podem fazer verdadeiros milagres para os ambientes. Com elas, podemos dar uma sensação de maior amplitude ao espaço. Neste projeto, as paredes e o chão que imitam mármore desenhado, ganharam todo o espaço e tiveram a companhia das peças brancas para decorar o ambiente. O box transparente favoreceu a ideia de utilizar o branco para ampliar o pequeno banheiro e também merece o nosso destaque. 

Box pequeno

Por falarmos em box, saber escolher o modelo poderá contribuir para que um banheiro em tamanho pequeno não pareça tão apertado. Muitos banheiros de tamanho menor, têm o formato de corredor, com paredes estreitas e pouco espaço entre as paredes paralelas. Para este tipo de projeto, o ideal é que o box tenha uma estrutura que aproveite estas duas paredes, como podemos ver nesta imagem. Ainda falando deste projeto, podemos perceber o uso de cores claras e um imenso espelho para trabalhar de forma melhor a sensação de amplitude. A escolha por um balcão de madeira foi perfeita para combinar com todo o ambiente de cores claras.

Peças Pequenas

No momento de decorar o banheiro pequeno, é preciso estar atento à escolha das peças que irão decorar o espaço. As peças do lavabo, como o vaso e a cuba poderão ser em tamanhos menores, tomando o cuidado para que as escolhas sejam por peças que proporcionem conforto. Neste projeto, podemos perceber o banheiro em formato de corredor, com as peças do lavabo colocadas diretamente na parede. Esta escolha, além de trabalhar a distribuição de elementos de uma forma mais equilibrada, contribuiu para que o espaço possa parecer ainda maior.

Iluminação Interior

Outra boa dica é aproveitar bem a iluminação interior do banheiro. Lâmpadas embutidas espelhadas ao longo do teto são excelentes maneiras de decorar o ambiente. A iluminação é excelente para proporcionar a sensação de um ambiente maior do que realmente é. Outra boa dica é deixar as luminárias próximas ou na direção do espelho, para que a luz delas possa ser refletida em todo o espaço, como podemos notar neste lindíssimo projeto do escritório Piratininga Arquitetos Associados, de São Paulo (SP).

Minimalismo

O estilo minimalista é mais do que perfeito para as decorações em banheiros pequenos. Com este estilo, a decoração utiliza a predominância de um mesmo tom de cor em todo o ambiente, fazendo com que apenas uma peça tenha uma cor que contraste com os demais elementos da decoração. É o que podemos ver, por exemplo, na cor vermelha da flor que se destaca em meio aos tons claros deste excelente projeto da Iná Arquitetura, de São Paulo (SP). 

Espelho Grande

Esta dica é mais do que conhecida por quem está acostumado com ambientes pequenos: a utilização de longos espelhos para decorar o ambiente. Com os espelhos podem ser posicionados de forma horizontal por toda a parede, como neste projeto da arquiteta Belisa Corral, de Americana (SP), você dará mais espaço e iluminação ao ambiente, uma soma perfeita para que seja presente a impressão de estar em um ambiente maior.

Prateleiras

Banheiros modernos por Deeco

Se você não abre mão dos elementos decorativos e faz questão de tê-los no banheiro, uma ótima alternativa e decorar o espaço com prateleiras e suportes que deixem os quadros inclinados à parede. É importante que a largura das prateleiras seja a menor possível para não ocupar muito espaço no ambiente já apertado. A utilização de molduras com a mesma cor dará uma combinação artística e criativa ao pequeno cômodo.

De qual ideia você mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!