Estantes criativas e modernas

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

As estantes são móveis que tem sido muito usados para a organização do espaço da sala de estar. O design delas pode variar muito de acordo com o estilo. Podem ser geométricas, podem seguir linhas orgânicas. Os formatos vão das clássicas até as mais modernas, que usam prateleiras enfileiradas. O aspecto do cômodo pode ter um resultado mais discreto ou mais alarmante,  tudo depende de como elas vão ser usadas.

Se o design for mais chamativo, é necessário o uso de uma decoração mais sóbria. É válido pensar em cada objeto que será exposto. Se eles tiverem uma relação entre si, é melhor ainda. Algumas pessoas investem em um décor rodeado de livros e coleções. Outras em estatuetas, discos ou objetos antigos. O importante é não encher demais o espaço. Uma separação por cores e volumes pode ser eficaz e ajudar a não pesar. 

As estantes não precisam necessariamente estar em salas. Elas são versáteis a ponto de serem usadas em qualquer ambiente de uma casa. Como as opções e possibilidades são infinitas, selecionamos dez para te auxiliar como guia nessa história!

Jovem e chamativa

Nesta sala de estar, temos um clima eclético devido a variedade de estilos e cores entre os elementos. O tapete claro é uma peça ampla e larga de estilo Persa. Contrastando com o tapete, temos uma pequena mesa de centro com poucos detalhes. As poltronas também têm diferentes estilos entre si e criam um diálogo de contrastes. A estante e o aparador são peças relativamente baixas e design moderno. Suas cores chamativas trazem um aspecto divertido e jovem. 

Espiral

Na sala ao lado, temos um ambiente marcado pela presença da cor branca. As paredes revestidas em gesso, o piso, mobiliário, o estofado e até os vasos levam esta cor discreta e clássica. A estante, além de ter um formato mais do que em inusitado de espiral, é o único objeto com textura cinza e madeira de Carvalho. Situada no meio da sala de estar, ela tem o poder de dividir ambientes e trazer atenção para o local. O móvel foi confeccionado pelo estúdio de design de objeto espanhol Muebles Flores Torreblanca.

Industrial

Sala de estar  por Loop the Loop
Loop the Loop

Metal Wall Storage Boxes

Loop the Loop

O artigo decorativo ao lado é, nada mais e nada menos, do que uma inusitada solução em mobiliário. Confeccionado pelo escritório de mobiliário inglês Loop The Loop. A peça funciona como um conjunto de latas em metal que ficam enfileiradas e funcionam como nichos de estante. Cada lata pode armazenar diferentes tipos de elementos ou objetos. A estante é moderna e funcional, trazendo uma tampa em cada lata, de modo que protege o que está guardado. 

Painel

Sala de estar  por Komat

Na sala de estar ao lado, a aposta foi em uma estante que funciona como um painel. Ela fica suspensa e fica presa por um suporte na parte traseira. Os livros e revistas foram a escolha dos artigos para ficarem armazenados na mesma. O móvel foi confeccionado em madeira de Marfim. As capas dos livros ajudam trazendo cor e textura para o décor da sala.

Geométrica

Sala de estar  por FUNDAMENTAL.BERLIN
FUNDAMENTAL.BERLIN

A Few Of My Favourite Things

FUNDAMENTAL.BERLIN

A escolha desta decoração foi em uma peça geométrica e muito delicada. A estante ao lado é composta por um conjunto de nichos que ficam acoplados. Suspensos na parede, eles formam uma espécie de base de degraus. Cada um desses degraus atua como uma espécie de mini prateleira, pronta para receber pequenos artigos decorativos. O móvel traz um aspecto divertido e despojado para o ambiente.

Amplitude em madeira

Apartamento RC: Sala de estar  por Très Arquitetura
Très Arquitetura

Apartamento RC

Très Arquitetura

No projeto de apartamento do escritório Très Arquitetura, encontramos uma sala de estar onde a madeira é o material que atua como protagonista. Ela está presente no piso de assoalho e no painel de madeira que camufla as portas de acesso social. porta do lavabo, porta da cozinha e porta da circulação íntima. Como forma de aliviar as texturas e o excesso de marrom,  a decoração dos demais elementos foi efetuada em tons neutros e claros. A estante que habita a parede frontal da sala é larga e comprida. Ela conta com compartimentos de variados tamanhos que recebem artigos decorativos como vasos, livros, plantas e estatuetas.

Xadrez branco

_IN CAMPO BELO: Sala de estar  por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN CAMPO BELO

ARQ_IN

A aposta do escritório de arquitetura Arq_In foi em uma estante embutida em branco. Em madeira, ela segue a lógica de um xadrez em suas divisórias. Os compartimentos seguem uma dimensão semelhante em questões de altura e largura. Os espaços foram decorados com porta retratos, vasos com pequenas plantas, esculturas delicadas em vidro e com livros. A poltrona com estampa étnica traz cor e detalhes que harmonizam junto com os elementos decorativos.

Toque bucólico

Nesta sala que faz parte do apartamento projetado pelo escritório Vaiano e Rossetto Arquitetura e Interiores, o conceito do projeto foi todo inspirado em um clima bucólico e de natureza. A ideia principal foi criar uma impressão de se está  em uma casa e não em um apartamento na cidade. Elementos rústicos, como tijolos aparentes nas paredes, madeira no mobiliário e fibra nos revestimentos para dar um toque de atmosfera campestre. A estante é dividida pela televisão. Ela consiste em largas prateleiras de madeira de Cerejeira que comportam artigos decorativos rústicos.

Colmeia

Estante Cruzada: Sala de estar  por Pedro Braga Design
Pedro Braga Design

Estante Cruzada

Pedro Braga Design

Nesta sala de poucos elementos, mas exalando um charme contemporâneo e industrial, temos artigos que contrastam sendo colocados em uma mesma composição. Este contraste entre as poltronas em couro vinho, o piso em concreto encerado e a parede de tijolos aparente gera um aspecto urbano e descolado. Cheia de personalidade, a estante em losangos tem um aspecto de colmeia. Todas as suas divisórias têm o mesmo tamanho e funciona perfeitamente para receber livros de tamanhos pequenos a grandes. Ela foi desenvolvida pelo designer de mobiliário Pedro Braga. A foto é de Rafael Porto.

Biblioteca de Babel

Nesta atmosférica e exuberante sala de estar, a iluminação externa traz um clima de paz e tranquilidade. O décor foi todo construído em tons neutros e padrões naturais, como diferentes tipos de madeira e tecidos. Os móveis seguem um estilo simples, sem complexidade e desenhados em linhas retas. A estante toma conta de toda a parede e sendo o carro chefe do ambiente. Contando com diversos compartimentos, ela é toda preenchida por livros, revistas, globos e variados artigos decorativos. Para dicas sobre estantes de livros, veja Estante de livros reinventadas.

Você está começando a decoração da sua sonhada sala de estar? Qual dessas estantes é mais adequada para o décor que você está imaginando?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!