por Elho México

6 dicas de como cultivar e cuidar de um bonsai

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você disser a alguém que plantou uma árvore dentro de casa, poderá soar estranho. Mas, quando você escolhe cultivar um bonsai, isso é possível. Quando você se interessa por como fazer bonsai e pega gosto por essa prática, acaba descobrindo um novo hobby para a vida toda e ganha uma belíssima decoração para o seu lar.

O bonsai nada mais é do que o cultivo de uma árvore comum em formato miniatura. Não existem mini árvores especiais para bonsai. Você pode cultivar até mesmo as gigantes sequoias em formato miniatura.

Essa arte de cultivo de árvores nasceu na China, há milhares de anos, mas a tradução de bom-sai é japonesa, que significa “plantado em uma bandeja”. Pode-se plantar todos os tipos de árvores, mas claro que deverá considerar as espécies que melhor se adaptam ao ambiente em que pretende cultivar. Seguindo todas as recomendações, seu bonsai poderá viver por muitas gerações, assim como acontece com as árvores na natureza.

Então, se ficou interessado no tema e quer aprender as etapas básicas de como fazer um bonsai e cuidar dele, esse livro de ideias vai lhe dar uma boa prévia de como fazer um bonsai passo a passo. Esse tema de como fazer bonsai é rico em detalhes que você vai descobrindo à medida em que começa o seu cultivo. Mas essas dicas a seguir vão lhe ajudar a dar os passos iniciais.

Árvore bonsai: qual espécie escolher?

Varanda, alpendre e terraço  por TEKNIA ESTUDIO
TEKNIA ESTUDIO

Verde y relax…

TEKNIA ESTUDIO

Na hora de escolher a sua árvore bonsai para começar, você deverá saber se deseja uma planta de exterior ou interior. As plantas de exterior em geral podem ser cultivadas diretamente no quintal e têm uma resistência maior ao inverno. Porém, seu crescimento é mais lento do que o das plantas de interior

Já os bonsais de interior são os de espécies tropicais e podem até ser árvores frutíferas. Essas espécies demandam mais cuidado, pois devem ser protegidas do vento e mantidas em uma iluminação natural ou artificial que seja suficiente para dar energia à planta.

Essas espécies são mais fáceis de serem encontradas para a venda. Veja algumas dicas importantes no artigo com o passo a passo para você escolher o seu bonsai

Com um bonsai em seu lar, você poderá cultivar um belo jardim interno ou externo com características zen. As opções frutíferas são ainda uma excelente forma de ter um contato mais direto com a natureza e perceber o quanto as mudanças de estações podem ser sentidas dentro do seu próprio lar. 

Alguns especialistas recomendam que os iniciantes escolham árvores como carvalho o pinheiro, pois são mais fáceis de lidar e vivem mais tempo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como escolher sua árvore bonsai, é hora de ver algumas dicas para que mantenha um cultivo perfeito da planta dentro de sua casa. Aproveite cada sugestão e faça do seu bonsai uma companhia ideal para muitos e muitos anos!

Como fazer bonsai: materiais e plantio

Para saber como plantar um bonsai, primeiramente você deverá escolher um vaso próprio para isso. Esse item costuma ser pequeno e raso. De modo geral, para que fique harmonioso, o vaso não deverá ser maior do que 2/3 do tamanho da planta.

Quando as árvores ainda estão em fase inicial, sendo treinadas para o formato desejado, pode-se cultivá-las em vasos maiores para que as raízes vinguem melhor. Já no caso das árvores mais velhas, os vasos menores funcionam bem.

Além do vaso e da planta, também deverá ter os seguintes materiais, que encontra em lojas especializadas:

  • Tela de drenagem da água no solo;
  • Arame para fixação da planta no vaso;
  • Hashi;
  • Raque;
  • Tesoura para poda;
  • Substrato para alimentar a planta;
  • Enraizador para estimular o crescimento das raízes;

Você pode escolher diferentes momentos de vida de uma árvore para dar início ao cultivo:

  • A partir das sementes de uma árvore que se deseja ter: essa técnica permite a modelagem do bonsai desde o início de crescimento da árvore.
  • Com enxerto: essa técnica acelera o crescimento da planta e pode ser iniciada a partir da primavera.
  • A partir de uma muda de bonsai jovem: utilize a muda de uma árvore escolhida e plante-a, cuidando para que o crescimento dela seja desenvolvido de modo que fique em miniatura. Você irá fazer isso por meio de podas periódicas nos galhos e raízes. Aliás, esse é o principal ponto do cultivo de bonsai, que dá sentido à arte.

Como cuidar de bonsai: dicas essenciais

Jardim  por Elho México
Elho México

PURE STRAIGHT WHITE

Elho México

Entre os cuidados essenciais para manter um bonsai forte e saudável, dando maior longevidade à planta, está o uso específico do bonsai como elemento de decoração.

Embora a planta seja muito atraente para enfeitar jardins de inverno, é preciso lembrar que a vida dela precisa da soma de elementos como água, iluminação e adição de nutrientes, assim como aconteceria se ela estivesse na natureza.

Ao decidir aprender como cultivar bonsai você deverá ter em mente que vai precisar de muita paciência. Afinal, árvores levam anos para se desenvolverem. Então, você terá que simular o mesmo cuidado que a natureza tem com as plantas.

Por não estar diretamente no solo da natureza, sua árvore vai precisar que você lhe dê nutrientes vegetais para que, somada à iluminação natural, produza a fotossíntese. Além disso, a rega deve ser feita com muito cuidado. 

A manutenção do bonsai deve ser diária. Porém, embora pareça trabalhoso, não demandará mais do que alguns minutos de sua atenção por dia, justamente porque o crescimento é natural, ocorrendo um pouquinho a cada dia. Se souber respeitar o tempo da planta e mantê-la bem nutrida, o resultado será encantador.

Como cultivar um bonsai: fazendo as regas

Jardim  por CAROLINE'S DESIGN
CAROLINE'S DESIGN

Ogród w klimacie Azji.

CAROLINE'S DESIGN

Essa é uma atenção muito importante que você deverá ter, já que 95% dos bonsais morrem por causa de formas incorretas de regá-los. A quantidade de regas varia de acordo com a temperatura do ambiente e as condições climáticas de sua região.

Em dias amenos, regar o bonsai uma vez ao dia é o suficiente, com preferência para os horários da manhã ou fim de tarde. Em dias secos, poderá ser necessário regá-los até duas vezes ao dia. Isso dependerá exclusivamente do quão a terra está seca.

Jamais regue sua árvore bonsai em excesso. Isso poderá fazer com que as raízes da planta apodreçam pela falta de ar na terra. A rega deverá deixar a terra úmida, não encharcada. Um bom teste é tocar no solo para verificar a umidade. Outra dica é afundar um palito na terra do vaso e retirar em seguida. Verifique se o palito está muito molhado.

Não regue por pratos, isso poderá encharcar o solo. Você pode molhar as folhas do seu bonsai, sem problemas. Outra dica é que regue a planta sempre nos mesmos horários para acelerar a produção de nutrientes dela.

Como cultivar bonsai: dicas sobre iluminação

Outro cuidado essencial é com a iluminação do ambiente onde está sua árvore bonsai. É com a luz que o bonsai produz fotossíntese que dá à planta os nutrientes para seu crescimento forte e saudável.

É preciso aprender sobre as características naturais da espécie escolhida para que ela tenha a iluminação mais adequada, seja direta ou indiretamente. A melhor iluminação é a do início da manhã.

Deixar o bonsai diretamente sobre o sol das manhãs, em uma rotina de 4 horas diárias, poderá auxiliar no crescimento de uma planta saudável. Na parte da tarde, prefira a temperatura amena da sombra. O local mais correto para uma boa iluminação é próximo à janela.

Como cultivar bonsai: dicas sobre nutrição

A nutrição da planta é essencial para a saúde dela, da mesma forma que um ser humano necessita comer coisas saudáveis para se manter em desenvolvimento. Para isso, a partir do segundo mês de vida da sua árvore bonsai, você poderá misturar à terra adubos orgânicos, granulados, em pó ou líquidos, que darão à planta uma nutrição mais saudável.

Veja com qual tipo de adubo a sua espécie de árvore bonsai se adapta melhor. Leia atentamente as condições de adubagem descritas na embalagem do adubo mineral. Adubar a planta em excesso poderá matá-la. Uma alternativa ao adubo mineral é o adubo orgânico a partir da torta de mamona, encontrada em casas especializadas para o cultivo de plantas.

​Como cultivar bonsai: dicas sobre a troca do vaso

Após os primeiros dois anos da planta, você deverá transplantá-la para um vaso maior para que suas raízes se desenvolvam melhor. O momento mais específico para saber quando fazer isso é ao perceber que as raízes começaram a despontar sobre o vaso atual. A cada troca de vaso, você deverá cortar 2/3 do tamanho das raízes. Isso ajudará a planta a se renovar e crescer ainda mais forte e saudável.

Mas lembre-se que você deseja um bonsai, portanto, deverá manter a planta em vasos de bonsai, ou ela vai começar a ganhar o seu tamanho normal.

​Como cultivar bonsai: dicas sobre as podas

Jardim: Jardins ecléticos por ArkDek
ArkDek

Jardim

ArkDek

As raízes mais finas da sua árvore bonsai têm a função de alimentar a planta. As raízes mais grossas, de mantê-la firme no solo. De modo geral, variando conforme a espécie de árvore bonsai, você só vai precisar fazer podas das raízes uma ou duas vezes por ano. Assim irá estimular o crescimento das raízes mais finas para uma boa nutrição da planta.

Sobre as podas da planta em si, na sua estrutura sobre a terra, também deverá ter o cuidado de não exagerar. Nem esquecer, nem podar demais. A poda tem duas funções, que são a manutenção da saúde da sua árvore e também a estética.

Você só deverá fazer a poda quando observar que há raminhos escondidos entre os galhos e folhas sem pegar luz. Só pode de modo a permitir que todos os ramos sejam alcançados pela luz do sol. De preferência faça as podas nos períodos de mudança de estação.

Muito bem, com essas dicas básicas de como cuidar de bonsai, você já pode começar o seu cultivo, escolhendo a árvore e comprando os materiais. Lembre-se de pesquisar a fundo,consultando profissionais em plantas sobre as necessidades da espécie que escolher para que seja mais fácil fazê-la crescer com saúde.

E você, já tem seu bonsai? De qual espécie ele é?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!