6 dicas de como cultivar e cuidar de um bonsai

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você dissesse a alguém que plantou uma árvore dentro de casa, esta poderia parecer uma ideia maluca. Mas, quando você escolhe cultivar um bonsai, além de possível, esta ideia deixará sua casa mais bonita e com um ambiente mais tranquilo. O bonsai é uma árvore em formato de miniatura que pode sobreviver por muitas gerações. Seu cultivo é originário da China há mil anos. Logo, a técnica para o cultivo destas árvores pequenas chegou às regiões vizinhas como o Japão, a Tailândia, Coréia e Vietnã e depois de algum tempo à Europa, onde manteve o nome originário japonês.

O plantio do bonsai pode ser feito de algumas formas, como: 

- A partir das sementes de uma árvore que se deseja ter: esta técnica permite a modelagem do bonsai desde o início de crescimento da árvore.

- Com enxerto: esta técnica acelera o crescimento da planta e pode ser iniciada a partir da primavera.

- De uma árvore grande: utilize a muda de uma árvore escolhida e plante-a, cuidando para que o crescimento dela seja desenvolvido para que seja em miniatura. Isto pode ser feito com podas nos galhos e raízes.

Ao escolher o seu bonsai, você deverá saber se deseja uma planta de exterior ou interior. As plantas de exterior em geral podem ser cultivadas diretamente no quintal e têm uma resistência maior ao inverno, mas seu crescimento é mais lento do que o das plantas de interior. Já os bonsais de interior são os de espécies tropicais e podem produzir frutos. Estas espécies demandam mais cuidado, pois devem ser protegidos do vento e mantidas em uma iluminação natural ou artificial que seja suficiente para dar energia à planta. Estas espécies são mais fáceis de serem encontradas para a venda. Veja algumas dicas importantes no artigo com o passo a passo para você escolher o seu bonsai

Com um bonsai em seu lar, você poderá cultivar um belo jardim interno ou externo com características zen. A fruta é ainda uma excelente forma de ter um contato mais direto com a natureza e perceber o quanto as mudanças de estações podem ser sentidas dentro do seu próprio lar. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o seu bonsai e já escolheu a sua árvore, é hora de seguirmos com algumas dicas para que você mantenha um cultivo perfeito da planta dentro de sua casa. Aproveite cada sugestão e faça do seu bonsai uma companhia ideal para muitos e muitos anos!

Cuidados essenciais

Varanda, alpendre e terraço  por TEKNIA ESTUDIO
TEKNIA ESTUDIO

Verde y relax…

TEKNIA ESTUDIO

Entre os cuidados essenciais para manter um bonsai forte e saudável, dando maior longevidade à planta, são quanto ao uso específico do bonsai como elemento de decoração. Embora a planta seja muito atraente para enfeitar jardins de inverno, é preciso lembrar que a vida dela precisa da soma de elementos como água, iluminação e adição de nutrientes. É preciso lembrar que a planta, por não estar diretamente no solo da natureza precisa de nutrientes vegetais para que, somada à iluminação natural, produza a fotossíntese. Além disto, a rega deve ser feita com muito cuidado. 

O cuidado com o bonsai deve ser diário. Embora pareça trabalhoso, isto não demandará mais do que alguns minutos de sua atenção e o resultado será encantador.

Regando o bonsai

Esta é uma atenção muito importante que você deverá ter, já que 95% dos bonsais morrem por causa de formas incorretas de regá-los. A quantidade de regas varia de acordo com a temperatura do ambiente e as condições climáticas de sua região. Em dias amenos, regar o bonsai uma vez ao dia é o suficiente, com preferência para os horários da manhã ou fim de tarde. Em dias secos, poderá ser necessário regá-los até duas vezes ao dia. Isto dependerá exclusivamente do quão a terra está seca. Jamais regue seu bonsai em excesso. Isto poderá fazer com que as raízes da planta apodreçam pela falta de ar entre na terra. A rega deverá deixar a terra úmida, não encharcada. Um bom teste é tocar no solo para verificar a umidade. Outra dica é afundar um palito na terra do vaso e retirar em seguida. Verifique se o palito está muito molhado.

Não regue por pratos, isto poderá encharcar o solo. Você pode molhar as folhas do seu bonsai sem problemas. 

Dica: regue a planta sempre nos mesmos horários para acelerar a produção de nutrientes dela. 

Iluminação

Jardim  por Elho México
Elho México

PURE STRAIGHT WHITE

Elho México

Outro cuidado essencial é com a iluminação do ambiente onde está o bonsai. É com a luz que o bonsai produz fotossíntese que dá à planta os nutrientes para seu crescimento forte e saudável. É preciso aprender sobre as características naturais da espécie escolhida para que ela tenha a iluminação mais adequada, seja direta ou indiretamente. A melhor iluminação é a do início da manhã. Deixar o bonsai diretamente sobre o sol das manhãs, em uma rotina de 4 horas diárias poderá auxiliar no crescimento de uma planta saudável. Na parte da tarde, prefira a temperatura amena da sombra. O local mais correto para uma boa iluminação é próximo à janela. 

Nutrição

Jardim  por CAROLINE'S DESIGN
CAROLINE'S DESIGN

Ogród w klimacie Azji.

CAROLINE'S DESIGN

A nutrição das plantas é essencial para a saúde dela. Para isto, você poderá misturar à terra adubos orgânicos, granulados, em pó ou líquidos para dar à planta uma nutrição mais saudável. Veja com qual tipo de adubo ela se adapta melhor. Leia atentamente as condições de adubagem descritas na embalagem do adubo mineral. Adubar a planta em excesso poderá matá-la. Uma alternativa ao adubo mineral é o adubo orgânico a partir da torta de mamona, encontrada em casas especializadas para o cultivo de plantas. 

Trocando o vaso

Após os primeiros dois anos da planta, você deverá transplantá-la para um vaso maior para que suas raízes se desenvolvam melhor. O momento mais específico de saber quando fazer isto é quando as raízes começarem a despontar sobre o vaso atual. A cada troca de vaso, você deverá cortar 2/3 do tamanho das raízes. Isto ajudará a planta a se renovar e crescer ainda mais forte e saudável.

Forte e saudável

Com estes cuidados, o seu bonsai crescerá forte, saudável e dará uma decoração maravilhosa ao seu lar. A planta é tão inspiradora e amada que até deu o nome a este projeto incrível do escritório Meireles Pavan, de São Paulo (SP). 

Agora é hora de aproveitar bem estas dicas e deixe o seu lar ainda mais especial com a companhia de um bonsai!

E você, já tem seu bonsai? De qual espécie ele é?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!