21 jardins pequenos e fáceis de fazer

PAISAGISMO: JARDINS BY MC3, MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores Jardins mediterrâneos
Loading admin actions …

Você tem uma área pequena no seu terreno, junto à garagem ou à frente da casa, em meio ao gramado ou no interior da casa, que queira transformar em um lindo jardim e não sabe como? Neste livro de ideias, apresentamos alguns exemplos de jardins pequenos que você mesmo pode fazer num cantinho da casa, seja exterior ou interior, para refrescar e colorir a terra sem vida em frente à janela, junto à rua ou na lateral da garagem.

Assim, você vai poder convidar os amigos para passar o dia ou simplesmente tomar uma xícara de café em uma tarde fresca de primavera. Lembre-se de que não há melhores conselhos que os de um jardineiro, mas você pode usá-los para criar maravilhas naturais na sua casa. Venha com a gente!

Pronto/a para escolher o seu jardim?

1. Romântico caminho

Nesta área se priorizou o calçamento para se desfrutar do ambiente, colocando peças de barro que tecem um trançado encantador. Nas esquinas, arbustos com flores coloridas são delimitados com peças de barro e traçam desenhos com franjas amarelas, brancas, vermelhas e rosas. No centro dos caminhos, dois jarros de barro caídos derramam grama fresca sobre o solo. 

2. Na esquina

Para um desenho sóbrio e simples na quina do quintal, você pode instalar duas caixinhas retangulares de madeira sobre uma cama de areia ou cascalho. Nessas caixas com terra preparada, você pode plantar alguma palmeira ou árvore que não exija muita água e preencher o resto do espaço com espadas-de-são-joão, lírios da terra ou grama. 

3. Um bosquezinho em frente à janela da sala

Este lindo jardim pequeno delimita a vista do ambiente atrás da vidraça. O design consiste em cercar uma área com pedras de rio brancas ou pedras de mármore. Atrás desse limite, plante uma linha de pequenos arbustos em cor clara e em tom mate para dar passagem a seguir ao contraste da parte interna com plantas de cores mais intensas e diferentes verdes até terminar com pequenos pinhos e palmeiras. 

4. Para cobrir o que não é para ser visto

Para cobrir aparelhos de ar condicionado, tanques de gás, aquecedor de água ou simplesmente embelezar a cerca do muro, uma boa opção é o jardim vertical. Assim, pode-se cercar a área de maquinaria com lírios da terra, algumas palmeiras pequenas e gramado com flores. 

5. Um jardim de passeio

Para saudar os visitantes no caminho de acesso à casa, um jardim simples e bonito é uma excelente alternativa. Com um desenho simétrico, este jardim tem uma palmeira central acompanhada de duas menores dos lados, mais arbustos de cores e flores amarelas e rosas.

6. De pouca manutenção

Em um canto do quintal, você pode colocar uma cerca com pequenas estacas de madeira e encher com cascalho rosa ou amarelo. Nessa modelo de jardim pequeno, pode plantar arbustos de clima seco para não precisar muita água nem manutenção, como palmeirinhas. 

7. Junto à garagem

Para delimitar a garagem e para que não se torne um espaço opaco e sem vida, uma pequena jardineira ao fundo revestida com pedrinhas brancas e alguns lírios com flores vermelhas funcionam maravilhosamente bem. 

8. Com pouco espaço

Como acabamento visual e para delimitar uma zona do jardim pequeno com grama separada da churrasqueira ou da varanda, um jogo de canteiros de madeira ou argila com lírios fica excelente contra a parede de tijolo ou alvenaria. 

9. Algo rústico

Para um espaço com estilo rústico, um revestimento de madeira reciclada com estrutura de ferro ficará genial se você a coroar com uma jardineira comprida também de madeira reciclada na qual plante ervas aromáticas, arbustos anões com flores, lírios e roseiras em miniatura. 

10. Diante do muro verde

Para integrar os tons verdes da vegetação, nada melhor que um muro de cor verde claro que ressalte o frescor das plantas. Mas vale a pena também incluir arbustos de folhas amarelas, amarronzadas, algumas maria-sem-vergonha ou lírios com flores brancas ou rosadas. 

11. Uma horta colorida

Você pode utilizar a área do jardim para fazer uma horta e aproveitar as plantas que irá integrar. Plante em caixotes algumas plantas aromáticas e comestíveis como manjericão, salsa, coentro, hortelã e camomila e desfrute do aroma e do sabor delas. 

12. Cesto de flores

Você também pode dispor no gramado uma cobertura de flores de diversas tonalidades, de preferência de uma mesma planta. Em um tonel de argila, pode colocar terra especial e plantar sementes de flores, às quais você pode esperar que se multipliquem para o seu desfrute. 

13. Uma área para relaxar

Sem muitas complicações ou desenhos ultramodernos, este jardim pequeno nos mostra a alegria na simplicidade. Um quintal com piso de cascalho ou areia compactada, cercado por diversos tipos de arbustos: lavanda, manjericão, algumas roseiras, louro, um jacarandá ao fundo. São plantas que exigem manutenção, dão sombra e refrescam. 

14. Explosão de cores

Um quintal desolado pode tomar forma e cor com uma borda de flores de diversas cores, que vão desde o amarelo clarinho até o laranja intenso e a cor vinho, passando por tons rosados, pêssego e brancos com lilás. Você pode colocar alguns vasos aqui e ali para dar dinamismo e colorido ao espaço. 

15. Rústico e discreto

Para uma varanda pequena e de toque rústico, você pode integrar elementos de madeira ou pedra antigas, vasos de concreto e caixas de madeira sem pintar, com algumas samambaias de diversos tipos, uma palmeira anã ou uma roseira. 

16. Delimitando áreas

As jardineiras de madeira são fáceis de fazer e muito úteis. Você pode construir peças compridas que se acomodem nas áreas do quintal que quer delimitar e plantar ervas aromáticas ou então arbustos anões de diversos tipos. 

17. Vertical e linear

Para um design integrado de varanda com jardim, esta alternativa é excepcional: um quadro de bambus com algumas plantas suspensas, vasos nas paredes, samambaias penduradas em uma estrutura na parede e uma jardineira perimetral com palmeiras e plantas de sombra. 

18. Simples e misteriosa

Com um toque misterioso e sedutor, esta varanda cria um foco no espaço com uma porta rústica de madeira pendurada na parede que serve de base para diversos vasos suspensos com plantas, além de dois vasos altos com flores e caminhos de madeira para transitar. 

19. Combinação completa

Outra opção para uma linda varanda ou o canto do quintal é colocar vasos nas bordas e esquinas, um pouco em quadros nas paredes, sobre algum muro de madeira no limite da área e talvez um caminho de flores com blocos de pedra. 

20. Jardim interno

Como um pequeno jardim de inverno, este jardim interno parece quente e acolhedor. A ideia é colocar vasos retangulares que delimitem a vista através das grandes janelas e vasos maiores nos cantos com árvores como oliveiras.

21. Suculentas

E para finalizar, uma incrível jardineira de suculentas. Por acaso, algum outro nome cairia melhor? Achamos que não! Sua textura, a sensação de cada peça e de cada folha é simplesmente suculenta. Agora, imagine decorar seu pequeno jardim com um design de suculentas desde pálidos tons de verde até plantas com tonalidade púrpura ou com flores rosadas e amarelas. 

Jardim: Encontre o caminho das pedras!

Esses modelos de jardim pequeno te inspiraram? Você pode criar jardins simples e bonitos em qualquer cantinho dentro ou fora de casa ou do apartamento com iluminação natural adequada para os tipos de plantas que quer ter. São várias possibilidades: jardim convencional, vertical, de inverno e até hortinha na cozinha. Confira essas dicas infalíveis para criar o seu jardim pequeno e lindo!

1. Escolha o tipo de jardim para o seu espaço e planeje-se. Confira as condições de luz natural e pesquise as plantas de que você gosta e se adaptam às condições existentes.

2. A escolha das plantas depende do estilo desejado e de quanta dedicação dará à rega e à nanutenção. No layout do seu jardim pequeno, invista na decoração com objetos e móveis como bancos, mesinhas e vasos charmosos. É perfeito para um recanto aconchegante!  

3. Nos jardins de casa simples, frente ou fundo, vale usar materiais naturais como pedras, seixos e cascalho e até um rústico deck de madeira. Aliás, se seu jardim pequeno com grama for nesse estilo, use materiais reciclados na decoração!

Para arrematar, invista na iluminação para curtir o jardim também à noite. Nos jardins externos, spots de luz na grama e arandelas nos muros (ou paredes internas) são excelentes para o clima de intimidade!


Qual é o seu jardinzinho favorito?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista