Como limpar a geladeira de um jeito fácil e rápido

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cuidado é essencial. Em todos os tipos de relações, a proximidade na atenção é fundamental para que sejamos felizes, afinal, cuidar prolonga a felicidade com as coisas que amamos. Seja na relação humana, na relação de nós consigo mesmos ou na relação com as coisas que fazem parte do nosso dia a dia, o tato é sempre importante. E como sempre trazemos dicas para a decoração de sua casa, hoje falaremos sobre um assunto que é fundamental para que a sua relação de harmonia com o seu lar – e por consequência, com sua saúde – estejam sempre perfeitas. Hoje, traremos dicas fáceis e rápidas para limpar sua geladeira completamente.

A geladeira é parte responsável por mantermos uma boa condição saudável. É lá onde armazenamos nossos alimentos e consumimos boa parte do que levamos para nossa cozinha. Ter uma geladeira sempre bem cuidada é fundamental para a boa conservação de alimentos e para a sua saúde. Embora não nos atentemos sempre a esse cuidado, muitas vezes por culpa da rotina corrida, ter uma agenda de manutenção higiênica para o eletrodoméstico é indispensável. 

Quando falamos em dicas fáceis e rápidas, não estamos afirmando que será uma limpeza superficial. Nossa intenção neste artigo é agilizar a sua rotina com algo que não pode deixar de ser feito, mas que é adiado muitas vezes por imaginar algo trabalhoso que nos tomará boa parte do tempo. Estas dicas chegarão para ajudar você a ganhar tempo e ainda ter sua geladeira brilhando, com aroma agradável e pronta para manter os alimentos sempre saudáveis. 

Uma dica importante para estes passos é que, quando chegado o momento de limpar o freezer, você deixe uma caixa de isopor cheia de gelo com os alimentos que demandam contínuo resfriamento. Isto fará com que você não corra o risco de estes alimentos descongelarem enquanto faz a faxina em sua geladeira.

Para continuar com outras boas dicas, seguiremos abaixo com projetos de ótimas cozinhas decoradas com lindas geladeiras. Cada uma delas seguidas de uma dica importante para a sua limpeza. Por isso, venha conosco e vamos juntos a uma série de dicas que farão toda a diferença no seu lar. 

Aproveite!

Periodicidade

Residência LB - Carlos Bratke : Cozinhas minimalistas por Joana França
Joana França

Residência LB – Carlos Bratke

Joana França

A limpeza da geladeira tem muita relação com a sua rotina de uso. Se você passa bastante tempo em casa e faz uma troca constante de alimentos para dentro da geladeira, a limpeza dela pode ser feita a cada 15 dias. É um ótimo período para evitar odores com alimentos que passam do prazo. Já, se você passa pouco tempo em casa e não faz um uso rotineiro do eletrodoméstico, a limpeza mensal é o suficiente para que o interior e a parte externa da geladeira estejam sempre em bom estado. 

Na imagem, um projeto lindo com cores alegres fotografado pela Joana França, de Brasília (DF).

O que não usar

Cozinha Gourmet Casa Cor ES: Cozinhas modernas por daniela andrade arquitetura
daniela andrade arquitetura

Cozinha Gourmet Casa Cor ES

daniela andrade arquitetura

Álcool, removedores, produtos multiuso, palha de aço e panos ásperos estão proibidos de serem utilizados na limpeza do seu refrigerador. Isto porque estes produtos podem danificar o esmalte interno do eletrodoméstico, diminuindo consideravelmente a vida útil do aparelho. O uso de produtos industrializados com cheiro forte não pode ser feita por conta do odor que estes produtos poderão deixar no interior do refrigerador e contaminar os alimentos. 

Uma boa dica que ajudará você a ter rapidez e facilidade na limpeza do seu eletrodoméstico é lembrar de utilizar sempre potes com tampas para que o cheiro dos alimentos não fiquem impregnados no interior da geladeira

Na imagem, um projeto de cozinha perfeitamente organizado pela arquiteta Daniela Andrade, de Vitória (ES).

O que usar

Um pano macio e detergente neutro. O conjunto simples e básico é suficiente para dar ao interior da geladeira o aspecto de limpeza e não deixará perfumes no interior do eletrodoméstico. A esponja macia com o detergente devem ser utilizados tanto no interior da geladeira quanto nas borrachas e recipientes internos. Isto será o suficiente para manter o aparelho limpo e ainda mantê-lo com uma vida útil longa para muitos anos de utilização no lar.

Na imagem, um projeto da Karen Vegas Arquitetura e Gerenciamento, para a cozinha com tons alegres vibrantes em meio ao espaço pequeno.

Começando

(2014) Residência Barra da Tijuca: Cozinhas modernas por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2014) Residência Barra da Tijuca

Escritório Ana Meirelles

Desligue a geladeira e organize os alimentos em caixas. Tenha o cuidado de ter um isopor com gelo para os produtos que demandam um resfriamento maior. 

Use um pano umedecido com poucas gotas de detergente e passe por todo o interior do eletrodoméstico. Em seguida, utilize um pano úmido para remover o sabão que ficou nas paredes da geladeira. Por fim, utilize um pano macio e seco para evitar que fiquem manchas nos locais limpos. Esta medida deverá ser feita também no lado externo, nas gavetas e na borracha da geladeira. Lembre-se: é importante que o eletrodoméstico esteja desligado e sem nada em cima ou dentro dele. 

Na imagem, duas geladeiras gêmeas em estilo retrô em mais um belo projeto do Escritório Ana Meirelles, de Niterói (RJ).

Solução alternativa para limpeza

Cozinha integrada ao estar : Cozinhas modernas por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Cozinha integrada ao estar

Stúdio Márcio Verza

Uma solução caseira e eficiente para a limpeza do interior de sua geladeira é o uso de 1 colher de bicarbonato de sódio em dois litros de água morna. Passe a solução por todo o interior da geladeira, remova com um pano úmido e seque com um pano para evitar manchas. O bicarbonato de sódio é excelente para remover odores do interior do refrigerador e limpá-lo com eficácia. Esta solução deve ser direcionada ao interior da geladeira. Para a estrutura externa a limpeza deve ser feita com detergente neutro e água.

Na imagem uma cozinha pequena com detalhes elegantes na decoração com azulejos e escolha por aparelhos modernos projetado pelo Stúdio Márcio Verza, de Porto Alegre (RS). 

Congelador / Freezer

A limpeza do congelador deve ser feita sempre com a geladeira desligada. Assim como para os produtos do refrigerador, o recomendado é o uso de caixas de isopor com gelo para manter a temperatura ideal de alimentos que necessitam de maior resfriamento. 

Se a sua geladeira acumula crostas de gelo, espere o degelo acontecer e nunca utilize materiais pontiagudos para remover o gelo. Isto pode estragar completamente o seu aparelho. A limpeza é feita com água e detergente neutro, assim como é feito no refrigerador. Um intervalo de 6 meses é o suficiente para manter o congelador sempre limpo. 

Condensador

Cozinha funcional: Cozinhas modernas por Rocha Sol
Rocha Sol

Cozinha funcional

Rocha Sol

O condensador é a parte que fica atrás da geladeira. Para tirar o pó que se acumula no local, você poderá utilizar um espanador ou uma esponja seca.

Lembre-se: sempre desligue a geladeira antes de começar a limpeza. Nunca utilize água para limpar o condensador. 

Na imagem, uma cozinha moderna projetada pelo escritório Rocha Sol, de São Paulo (SP). 

Para evitar odores

Após a limpeza, você poderá utilizar algumas dicas para evitar odores de alimentos no interior da geladeira. Uma delas é utilizar carvão vegetal para absorver os cheiros internos da geladeira. Outra boa dica é deixar um pouco de bicarbonato de sódio em um pote destampado no eletrodoméstico. 

Lembre-se sempre de manter os alimentos em potes fechados para evitar odores internos. 

Na imagem, uma linda geladeira na cor preta escolhida para compor a decoração deste projeto da arquiteta Catharina Quadros, de Niterói (RJ).

Agora é só aproveitar as dicas e mãos à obra! 

E você, tem alguma dica para limpar a geladeira? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!