8 dicas para decorar o teto de sua casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A decoração é algo que nos faz amar ainda mais o nosso lar. Em cada espaço incrementado onde empregamos detalhes, cores e elementos que amamos, passamos a ter uma identificação maior com o lar. Se a sala de estar, o quarto, o banheiro e cada cômodo merecem a nossa atenção especial, existe um lugar onde eventualmente passamos batido na incrementação de espaços: o teto.

Embora a maior parte das pessoas prefira a não decoração do espaço por questões financeiras ou por simplesmente acreditar não ser necessário, um teto bem decorado é capaz de transformar completamente um ambiente. Seja com cores, texturas, luminárias, sancas ou outros elementos, trazer novas possibilidades ao teto é uma forma de aumentar ainda mais o seu universo criativo sem precisar sair do lar. 

Mesmo que uma das decorações de teto mais comuns seja as de iluminação que imitam estrelas nos quartos infantis, existem muitas outras possibilidades que, se seguidas algumas dicas, podem deixar o teto do seu lar simplesmente incrível. E uma destas boas dicas é saber que a altura mínima do teto a ser decorado deve ser de 2,7 m. de altura, já que algumas possibilidades acabam por ’diminuir o teto do lar. Quando as medidas forem inferiores a isto, opte por sancas para incrementar o espaço.

Além disto, é sempre importante lembrar das regras das cores. Tons claros dão amplitude ao ambiente, enquanto tons escuros deixam o teto mais baixo e trazem aconchego. Rasgos no forro e iluminação em LED são boas possibilidades, assim como utilizar revestimentos que continuam da parede ao teto. Lembre-se que no uso das cores é importante somar elementos do ambiente que tenham tons parecidos à cor deixada no teto.

Se você se animou em saber algumas das dicas iniciais, então é hora de seguirmos juntos observando alguns trabalhos maravilhosos utilizados em alguns projetos com uma decoração especialmente trabalhada no teto. Venha conosco para que possamos, juntos, encontrar inspirações que incrementem ainda mais o teto de sua casa e para que você se apaixone todos os dias um pouco mais por seu lar.

Aproveite! 

Sancas abertas

Se anteriormente mostramos a beleza de um projeto com sanca fechada, agora apresentamos este lindo projeto com sanca aberta e a utilização de LED em toda a extensão. O formato geométrico do teto conferiu um ambiente moderno e equilibrado com os demais elementos que decoram a sala de estar. 

Minimalista

decoração minimalista é uma forma de ter um ambiente com grandes proporções de um mesmo tom cromático, mas com detalhes em contraste que acabam por se destacar em meio ao ambiente. Um exemplo: um detalhe preto em meio ao branco. E é exatamente este estilo e este detalhe que podemos observar neste projeto cheio de elegância por todos os lados. Com a escolha de um lindo sofá branco em meio de tons claros, a predominância da cor branca foi empregada ao teto que ganhou um detalhe que se destaca em todo o ambiente. A faixa em cor preta com luminárias embutidas foi uma forma perfeita de trazer o estilo minimalista de forma à decoração. Uma excelente maneira de começar a se inspirar para que o teto do seu lar também ganhe muito destaque com poucos detalhes.

Cores

Estampas sempre trazem personalidade à decoração do ambiente. Nas paredes, a escolha por desenhos artísticos com muitas cores é perfeita para celebrar o pensamento artístico e criativo de quem mora no lar. Esta ideia também pode ser direcionada à decoração do teto, como podemos ver neste projeto. Com a utilização de cores que somam preto e laranja, o desenho deu ao teto a sensação de estar mais rebaixado ao mesmo tempo em que brinca com a nossa sensibilidade ao enxergá-lo tão perto. A ideia pode ser empregada tanto com a pintura do teto, quanto com a utilização de papel de parede com as cores que você preferir. Uma dica importante é trabalhar no teto cores que tenham no ambiente, como é o caso da cor preta encontrada nos sofás.

Madeiras

As madeiras são ótimas para dar ao teto sensações de ambiente mais alongado e ainda rebaixar o teto. A madeira também é um excelente elemento decorativo para empregar rusticidade e elegância ao espaço. Neste projeto, a sala de estar toda estruturada em pedras, ganhou a companhia da madeira em todos os detalhes. No piso, a escolha por um revestimento laminado foi perfeita para servir como base de uma decoração incrível que trabalha perfeitamente a presença de caibros nas portas e janelas. No teto, a utilização de madeiras paralelas umas às outras, trouxe a sensação de um local mais largo. A forma com a qual foi trabalhada a decoração neste projeto é perfeita em cada detalhe. 

Forro

O mais comum dos elementos decorativos para o teto não poderia ficar de fora de nossa lista. Muito utilizado para proteger e embelezar os ambientes, o forro segue na mesma linha das dicas anteriores: quando utilizados paralelamente nas extremidades mais longas, alongam o ambiente, enquanto que, nas extremidades mais curtas, alargam o espaço. 

Neste projeto, a utilização das peças de madeira na parede e nos móveis trouxe uma combinação maravilhosa ao ambiente finamente decorado. 

Sancas

Sancas são forros em gesso que podem ser trabalhados de diversas formas, como abertos, fechados e invertidas. Com elas é possível incrementar os efeitos de luz no espaço com o uso de luminárias embutidas e luzes LED coloridas. 

Para este projeto, a arquiteta Adriana Leal, do Rio de Janeiro (RJ), trouxe a utilização de uma sanca fechada com o uso de mangueiras em LED no interior da sanca e com diversas luminárias embutidas contornando a moldura. O resultado ficou simplesmente primoroso. 

Suportes de luminárias

decoração despojada, acolhedora de linhas retas: Salas de estar modernas por karen feldman arquitetos associados
karen feldman arquitetos associados

decoração despojada, acolhedora de linhas retas

karen feldman arquitetos associados

As luminárias são, sem dúvidas, a forma mais fácil de decorar os tetos. Com elas, podemos decorar o ambiente de muitas formas, com conjuntos de diferentes lâmpadas, LED, luzes coloridas e etc. Neste projeto da arquiteta Karen Feldman, de Porto Alegre (RS), a escolha por dois longos suportes em paralelo ao longo do teto, além de trabalhar o alongamento do espaço, possibilitou a decoração com o contraste das cores e o direcionamento das lâmpadas, que poderão até mesmo serem trocadas por peças com luzes coloridas. Basta usar a criatividade!

Iluminação invertida

Uma forma de trazer incremento à sala de estar por meio de luminárias é utilizar modelos que invertem a iluminação no ambiente, como neste projeto onde a parte superior da luminária leva luzes ao teto de uma forma criativa e muito interessante. 

Gostou das ideias? Como é a decoração do teto de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!