Cozinhas de alvenaria: 10 ideias que vão fazer você se apaixonar

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Perimetro Cucine modello Alice, Perimetro Cucine Perimetro Cucine Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

Contemporâneo é uma palavra muito adequada ao falar sobre essas cozinhas de alvenaria. Porque é nesses jeito de mobiliar em que acontece o casamento ideal entre tradição e inovação. São ambientes onde a antiga tradição camponesa de paredes de pedra se encontra, por exemplo, com a tecnologia revolucionária dos aparelhos mais modernos ou a singularidade contemporânea de outras tendências decorativas.

As possibilidades de combinação são imensas, cada cozinha de alvenaria é capaz de criar emoções únicas. Você vai se fascinar pelas propostas selecionadas pelos profissionais da homify. Descubra como tornar a sua casa mais especial.

1. Cozinha de alvenaria estilo rústico

Cerâmica, madeira e pedra. Ao combinar estes três materiais em uma cozinha de alvenaria o resultado é um caleidoscópio evocativo de cores que faz eco às cozinhas rústicas tradicionais. Um detalhe para se inspirar, a madeira usada como a borda da peça.

2. Cozinha de alvenaria estilo mediterrâneo

Se você é atraído por cozinhas de estilo rústico, que tal um toque de frescor e leveza? Esta é a solução proposta no exemplo acima. Uma cozinha de alvenaria revestida com azulejos quadrados, que retoma nas linhas retas e materiais a clássica tradição rural, mas destacada por uma inovadora escolha de cores mais acolhedoras, típicas do Mediterrâneo. A cor azeitona, que caracteriza as sólidas portas, transmite sensação de calor.

3. Cozinha branca feita de alvenaria com detalhes em madeira escura

As características dessa cozinha remontam as grandes cozinhas dos antigos conventos, com sua sobriedade e severidade. Aqui está um exemplo que você pode gostar, uma cozinha de alvenaria de grande impacto, prática e confortável, mais caracterizada por formas essenciais e linhas rigorosas.

Há, de fato, dois elementos que distinguem esta cozinha, tornando-a elegante e refinada em sua extrema simplicidade. A combinação de branco com marrom e a ausência total de qualquer revestimento ou decoração nas paredes, com exceção das duas filas de ladrilhos ao lado da pia. Duas escolhas singulares de grande efeito.

Não pode faltar destaque também para a ilha de alvenaria, com grandes gavetas de vidro para que tudo seja funcional e fácil de encontrar.

4. Cozinha de alvenaria com granito

Cozinhas de alvenaria oferecem uma atmosfera romântica e acrescentam um toque de alegria à casa. De acordo com essa inspiração, escolha uma cor iluminada, como o amarelo dourado usado aqui, para destacar as peças de alvenaria e obter um contraste vivo com as portas claras e o antigo acabamento de azulejos rosa.

A peça de granito amarelo e preto na bancada criou um ótimo equilíbrio com o cinza, o branco e o amarelo de todo o ambiente.

5. Bancada de cerâmica verde

A solução ideal para aqueles que adoram cozinhar é ter uma cozinha de alvenaria inteiramente revestida com azulejos de cerâmica. Um clássico atemporal, mas sempre especial graças às reinterpretações modernas. As cozinhas com azulejos são ambientes perfeitos para passar horas sem medo de sujar ou estragar as superfícies. Apenas passar uma esponja ou um pano úmido é o suficiente para limpar com facilidade. As cores desses azulejos deixaram a cozinha com um estilo retrô.

6. Pia de alvenaria na cozinha

Essa é uma cozinha onde as paredes e azulejos, neste caso os típicos azulejos portugueses, desempenham o papel de grandes protagonistas, definindo espaços e planos de apoio. A bancada de alvenaria traz uma mistura de sensações por conta do seu formato reto e cores desgastadas.

7. Cozinha shabby chic de alvenaria, como num conto de fadas

As crianças sonham em viver em um castelo grande, entre cavaleiros e princesas. Com esta proposta vai parecer que voltou no tempo. Uma cozinha romântica de alvenaria feita de madeira cinza e caracterizada por uma pintura tipo pátina, para um ambiente realmente sonhador.

O efeito conto de fadas se completa os arcos que se sobrepõem a cada um dos nichos de alvenaria, quase como criar um castelo real com torres e abóbadas. Um detalhe para se inspirar: a pia de pedra incorporada na alvenaria, lembrando os lavatórios das antigas mansões.

8. Cozinhas de alvenaria rústica com pedras

Uma cozinha de alvenaria com linhas modernas e minimalistas relembra um verdadeiro castelo do século XIII. Tanto a área de trabalho, quanto a grande ilha no meio da sala foram feitas com blocos de concreto. O resultado é surpreendente, o cimento cinzento integra perfeitamente os tons da pedra de frente para as paredes e a grande lareira, dando ao ambiente inteiro um olhar majestoso e moderno ao mesmo tempo.

9. Cozinha de resina para estilos tradicionais

A resina sobre a base de cimento pode ser uma excelente solução para revestir a cozinha de alvenaria. É de fato um material de tendência, muito apreciado pelos arquitetos e decoradores, não só pelas suas características estéticas, mas também pela sua alta resistência ao impacto e à erosão de óleos e produtos químicos. Nesta proposta, por exemplo, a resina de cimento é utilizada como um revestimento único, para todas as superfícies, dando à cozinha um aspecto que combina bem com todos os outros elementos.

10. Cozinha de alvenaria moderna

Você acha que as cozinhas de alvenaria são apenas adequadas para contextos tradicionais? É um mito, como pode ver no exemplo acima. O projeto tornou-se o coração da casa, um lugar importante para receber, conhecer e compartilhar. O resultado? Uma cozinha de alvenaria moderna revestida com pastilhas, formando uma escultura contemporânea sobre a qual poderá cozinhar todos os dias.

11. Vale a pena fazer uma cozinha de alvenaria?

As cozinhas de alvenaria são aquelas em que os móveis principais, como as bancadas e normalmente um forno são feitos da mesma alvenaria usada nas paredes. Ou seja, eles são fixos. Sendo assim, a configuração da cozinha deve ser muito bem planejada antes de começar a fazer, pois para mudar de lugar, só quebrando tudo.

Então esse é o primeiro ponto que deve ter em mente se estiver querendo fazer uma cozinha com alvenaria. Tudo bem que as cozinhas sob medida também são feitas para um local fixo, mas ainda assim é mais fácil de remover e renovar do que as de alvenaria.

Por outro lado, se você gosta do charme dessas cozinhas, que trazem memórias da vida campestre, vá em frente, pois vale sim a pena. Se estiver construindo a casa, vai ser um bom custo benefício porque os pedreiros já estão com a ’mão na massa”.

Pense bem também sobre os revestimentos que vai usar, como você já viu nos exemplos das 10 cozinhas acima. Azulejos, pedras, madeira ou mesmo cimento queimado. Veja muitos modelos antes de decidir, considerando a estética e também a praticidade na limpeza.

12. Armario de cozinha de alvenaria

Em alguns tipos de cozinha de alvenaria moderna, os armários podem ter destaque especial em designs minimalistas de linhas alongadas e com boa capacidade de armazenamento.

Nesse caso, o ideal é que o armario de cozinha de alvenaria seja desenhado com a ajuda de um bom marceneiro, que deverá produzir portas e gavetas sob medida para o seu projeto.

Muitas dessas soluções para a sua cozinha, você encontra em nossa página exclusiva de acessórios!

13. Pia de alvenaria

Além disso, a pia de alvenaria é uma ótima solução. Produzidas no formato, tamanho e altura ideias para a família, elas podem ser complementadas com revestimentos elegantes, como pedras e cerâmica.

Em conjunto com o balcão de cozinha de alvenaria, esse tipo de pia tem longa durabilidade e proporciona um excelente acabamento para o seu projeto. Vale a pena conferir alguns modelos exclusivos em nossa página de armários e bancadas de cozinha.

14. Muito mais dicas para cozinha de alvenaria

Além de armários e pias de alvenaria, você também pode conhecer as pedras mais indicadas para decorar a sua cozinha. E é sobre isso o que falamos no próximo artigo! Confira os 10 tipos de pedras indicadas para instalar na bancada da cozinha e inspire-se ainda mais com a gente!

Qual cozinha de alvenaria é sua preferida?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista