DIY: como decorar sua casa gastando pouco

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Três letras que representam grandes ideias: DIY. O famoso Do It Yourself, que em português significa o já muito conhecido Faça você mesmo, ganhou a internet com ideias incríveis para serem usadas com os mais diferentes materiais nos mais diferentes cômodos da casa. Prática ótima que soma a reutilização de materiais com a forma criativa de empregá-los com melhor utilização no lar, o DIY enriquece as pesquisas de navegação e a decoração do nosso lar. Utilizando técnicas que ensinam sobre como você mesmo pode dar um upgrade nos espaços da sua casa, a prática é tema do nosso artigo de hoje.

Uma das grandes vantagens de utilizar as técnicas DIY na decoração do seu lar, é poder construir e incrementar peças que representem a sua personalidade na decoração do lar, afinal, a decoração deve ser uma extensão visual de suas experiências, características e personalidade. Cores, texturas e elementos culturais devem fazer parte do visual do seu lar para que cada cômodo tenha o seu jeito.

A construção de peças em DIY é muito comum a partir do uso de caixotes de feira e paletes. As possibilidades de utilizar estes materiais são amplas, mas não estas não devem ser vistas como as únicas formas de decoração do ambiente. Existe uma infinidade de possibilidades de produtos que podem ser reutilizados de forma inteligente de acordo com a decoração que você deseja dar ao seu lar. Algumas delas apresentaremos abaixo e muitas outras poderão ser conferidas em vastos artigos escritos nos Livros de Ideias aqui no homify. Fique à vontade para encontrar as melhores soluções e deixar a sua criatividade fazer a melhor parte: incrementar.

Agora que você já conhece um pouco mais do que significa DIY e do quanto isto pode contribuir de forma fácil e econômica para a sua decoração, é hora de seguirmos juntos por algumas sugestões que poderão ser utilizadas de forma bonita e charmosa no seu lar. 

Venha conosco e inspire-se!

Almofadas

Salas de estar industriais por homify

Outro objeto que é fácil de fazer e requer apenas criatividade para que apareçam muito bem na decoração, são as almofadas. Com elas, o ambiente fica facilmente incrementado. Para fazer o seu próprio conjunto de almofadas, basta comprar espumas cortadas e ensacá-las em um tecido branco, que pode ser fechado com zíper ou velcro, conforme a sua preferência. Você poderá escolher entre tecidos com estampas pré-determinadas ou ainda escolher adesivos ou pintar os seus próprios desenhos. O resultado fica completamente personalizado e mostra um pouco de sua personalidade no espaço. 

Além desta ideia para a sala de estar, neste projeto podemos ver também a utilização de uma estrutura de tubos aparentes para iluminação que foram utilizados de maneira a servirem de apoio aos livros. Além de o ambiente ganhar um visual em estilo industrial, a ideia é fácil, moderna e muito criativa para a sala de estar. 

Arte nas paredes

Uma primeira dica muito importante sobre decoração feita por você mesmo é: saiba utilizar as cores e transforme a sua parede como cenário criativo. As cores têm a força de transformar ambientes inteiros utilizando pouco espaço. Um bom exemplo disto é pintar paredes ao fundo dos cômodos para que o ambiente pequeno ganhe profundidade. 

Neste ótimo projeto, a escolha pela cor amarela conferiu um ar criativo para o ambiente, esta escolha pode ser feita também com a utilização da cor laranja na parede. Como forma de reforçar a característica artística do ambiente, o profissional optou por uma linda arte feita com vinil. Esta possibilidade pode ser estendida ainda ao uso de grafite e outras figuras feitas por profissionais de confiança que, certamente, saberão trazer composições impressionantes para o ambiente.

Luminárias

As luminárias são elementos que também podem utilizar de recursos excelentes para conferir um visual mais criativo ao ambiente. No mercado existem opções que podem ser utilizadas sobre a mesa ou suspensa, coloridas ou sóbrias. Basta fazer uma boa pesquisa e encontrar soluções criativas e econômicas. 

Neste projeto, a utilização de um cabo de metal flexível – semelhante aos que eram utilizados em orelhões, foi uma alternativa incrível para deixar a luminária ainda mais bonita. Suspensa no teto e com alguns nós que prendem as diferentes lâmpadas, a solução foi muito criativa e perfeita para utilizar a pequena peça como ótimo destaque no ambiente. 

Paletes para flores

Varanda, alpendre e terraço  por Pop up Pallets
Pop up Pallets

pallet tuin Medium: Butterfly

Pop up Pallets

O uso de paletes é algo que pode contribuir muito para uma decoração inteligente, bonita e econômica. Seja na utilização das peças na confecção de móveis ou outros elementos, basta fazer algumas boas pesquisas entre nossos Livros de Ideias para conferir alguns resultados excelentes utilizando apenas paletes.

Se você ama flores, por exemplo, mas sofre com o pouco espaço para a criação delas no seu lar, com um palete você poderá ter um maravilhoso jardim vertical no seu lar. Para criar a peça, basta você utilizar o fundo do palete formando caixas com as estruturas de madeira da própria peça. As estruturas deverão ser medidas de acordo com o tamanho dos vasos pequenos que você tem em casa. Após formar as pequenas caixas, basta pregar a peça na parede e acomodar suas plantas de forma vertical. O resultado é simples e perfeito!

Utilizando garrafas

Salas de estar industriais por Meero
Meero

Photo d'intérieur

Meero

Já parou para pensar na quantidade de garrafinhas de refrigerantes que descartamos no lixo? São muitas, não é mesmo? O problema disto é que estas garrafas quando são de plástico, podem demorar até 450 anos para se decompor na natureza, enquanto as de vidro demoram até um milhão de anos para isso.

Para evitar o colapso global de nossas matérias-primas danificadas pelo lixo que descartamos, você poderá utilizar, por exemplo, algumas garrafas pequenas para enfeitas sua sala, como podemos ver neste ótimo projeto. Para isto, basta pintar o interior das garrafas de diferentes tamanhos com as tintas de sua preferência, esperar secar e colocar alguns pequenos ramos de flores dentro delas. O conjunto ficará lindo na decoração da sua sala de estar, por exemplo. 

Pôster

MS apartment: Escritórios  por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Por fim, que tal você mesmo produzir os pôsteres que enfeitarão o seu home office? Para isto, basta separar as imagens de sua preferência e imprimi-las. A moldura poderá ser feita com o uso de isopor recortado e coberto com papel contact, enquanto o fundo poderá ser feito com papelão. Basta posicionar a imagem e colocá-la em meio a decoração, como neste lindo home office projetado pelo Studio Ro+Ca, do Rio de Janeiro (RJ). 

Gostou das dicas? Você também tem dicas para decorações com DIY?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!