25 ideias e regras para decorar uma sala de estar pequena | homify | homify 25 ideias e regras para decorar uma sala de estar pequena
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

25 ideias e regras para decorar uma sala de estar pequena

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Choapan Decor by Erika Winters®Design Salas de estar ecléticas por Erika Winters® Design Eclético
Loading admin actions …

Ao mesmo tempo em que as casas e os apartamentos com metragens reduzidas são cada vez mais comuns, as soluções espaciais para que eles sejam confortáveis e funcionais também aumentam. Os melhores arquitetos e designers de interiores colocam seus conhecimentos e truques em prática para ampliar espaços, dar múltiplas funções a um mesmo móvel e fazer de uma simples construção, um verdadeiro lar.

Então, não se preocupe se você tem uma sala de estar pequena, pois esse livro de ideias vai lhe apresentar sugestões simples e inteligentes de como decorar uma sala pequena com estilo, bom gosto e criatividade, aproveitando cada centímetro quadrado.

Veja a seguir uma lista com 10 dicas usadas pelos profissionais aqui da homify e depois confira ideias na prática, por meio de imagens.

  1. Em salas de estar pequenas, coloque apenas o que for essencial;
  2. Se possível, mantenha um plano aberto entre a sala de estar e jantar pequena;
  3. As cores neutras devem ser a base para a decoração de sala de estar pequena;
  4. Com cores neutras de base, então pode apostar em pontos com tonalidades fortes contrastantes;
  5. Se não tiver boa iluminação natural, capriche na utilização da iluminação artificial;
  6. Espelhos são coringas essenciais para a ampliação de uma sala de estar pequena;
  7. Faça testes para encontrar a posição ideal dos móveis, evitando que obstruam a circulação das pessoas;
  8. Meça o espaço e os móveis antes de comprar para evitar que não encaixem no espaço desejado;
  9. Faça bom uso das paredes na decoração para sala de estar pequena;
  10. Invista em móveis multifuncionais e versáteis, que caibam em diferentes lugares.

Agora que você conhece as regras básicas de decoração para sala de estar pequena, promovendo um maior conforto e aproveitamento do espaço, veja como elas se aplicam nos ambientes eu selecionamos a seguir, todos planejados pelos arquitetos e decoradores cadastrados aqui na homify.

​1. Parede de destaque

Salas de estar modernas por homify Moderno Têxtil Ambar/dourado

Há muitas ideias lindas para fazer uma parede de destaque na sala de estar pequena. Uma dessas ideias é a parede de pedra natural, que deixa o ambiente com muita personalidade. Dê o destaque para uma parede apenas, mantendo o restante do ambiente mais neutro.

​2. Ampla janela de vidro

Se do outro lado de uma das paredes da sua sala de estar pequena tiver a rua, invista em uma grande janela. Observe nesse modelo como a entrada da luz natural amplia o ambiente, além de deixar muito mais agradável e livre.

​3. Pé direito alto

Ao buscar por casas e apartamentos com metragens reduzidas, dê preferência para os que tiverem o pé direito alto. A ampliação de uma sala de estar pequena pode ser para cima, e não só para os lados.

​4. Padronização de objetos decorativos

Se você gosta de organização, especialmente em espaços pequenos, monte sua sala de estar pequena decorada com molduras em cores ou formatos padrão. Vai ajudar a relaxar sua mente para se sentir melhor no espaço reduzido.

​5. Sofá no formato L

Salas de estar modernas por homify Moderno

Assim como as mesas de canto alemão, o sofá em formato de L é uma ótima sacada para a decoração de sala de estar pequena. Lembre-se de tirar as medidas da parede e do sofá antes de comprar para que ele ocupe o melhor espaço possível.

​6. Iluminação minimalista e aconchegante

Esse ambiente tem uma boa entrada de luz natural, mas assim mesmo veja como as luminárias trazem mais aconchego. Não precisa de muito mais para esse efeito adorável na decoração de sala de estar pequena.

​7. Ponto de cor na sala neutra

Choapan Decor by Erika Winters®Design Salas de estar ecléticas por Erika Winters® Design Eclético
Erika Winters® Design

Choapan Decor by Erika Winters®Design

Erika Winters® Design

Aqui está um lindo exemplo de uma sala de estar simples, bem neutra, em que um único quadro deu a personalidade que o ambiente precisava. Use os pontos de cor com equilíbrio para promover o conforto visual.

​8. Móvel multifuncional

Se você tem muitos objetos para decorar uma sala de estar pequena, aposte em um móvel multifuncional, como essa estante, que serve para armazenar, decorar e como painel para a televisão. Mas lembre-se que concentrar objetos em um único móvel não quer dizer entulhar.

​9. Móvel com transparência

O vidro e o acrílico são maravilhosos para fazer decoração de sala de estar pequena. Além de deixarem o ambiente mais sofisticado, transmitem leveza visual e podem ser bem discretos, trazendo a sensação de ampliação do espaço.

​10. Decoração com padrão

Antes você viu o exemplo dos quadros padronizados. Aqui a ideia é mostrar que você pode selecionar uma cor e explorar suas tonalidades. Ou também escolher só um tipo de objeto, como o estofado, e usar sofá, poltrona, pufe e almofada.

​11. A leveza das cores claras

Pode sim fazer uma decoração de sala de estar simples e pequena com muitas cores. Veja esse exemplo com tonalidades clarinhas e muita delicadeza. O truque é apostar em estampas miúdas e objetos do mesmo estilo, que harmonizem entre si.

​12. Parede combinando com o sofá

Salas de estar modernas por homify Moderno

Se você tem paixão por uma cor e poderia usá-la em tudo, talvez funcione. Mas tenha atenção no equilíbrio, varie as tonalidades e dê preferência para os tons mais claros predominarem. Assim não vai ficar cansativo.

​13. Sala de estar pequena e simples

Não quer ou não gosta de muitos objetos e cores? Tudo bem, escolha aquelas que fazem você se sentir confortável. Se tiver apenas três objetos decorativos e você achar que está bom, é assim que tem de ser.

​14. Móvel para dar acabamento

Se o único lugar para colocar seu sofá é entre a sala de estar e jantar pequena, dividindo o ambiente, invista em um balcão da altura do sofá para dar um acabamento e ainda servir para armazenar pertences.

15. Pontos de luz

Móveis escuros reduzem ainda mais os ambientes pequenos. Então, para não comprar tudo novo, deixe a maior parte das paredes seja branca ou de madeira clara. Invista também em uma iluminação suave, direta e indireta, para ampliar o espaço.

​16. Papel de parede para sala pequena

Papel de parede não precisa ser colorido e chamativo. Veja esse modelo imitando tijolinhos brancos, que detalhe interessante que conferiu ao ambiente, sem pesar. É uma forma de não precisar colocar quadros para sentir que a sala está realmente decorada.

​17. Volumetria

Decorar é combinar volumes. Veja como não é preciso encher de objetos para decorar uma sala de estar pequena e deixá-la perfeita. Aqui foram utilizados apenas um cesto, uma luminária, um sofá e almofadas, todos com volumes diferentes.

​18. Prateleiras

Se preferir investir em um espaçoso e aconchegante sofá, que vá ocupar boa parte do espaço da sala, aproveite a parede para colocar prateleiras. É uma excelente solução para decorar sem ocupar o chão.

19. Bege

Simplesmente, bege. Mas totalmente agradável e confortável. É incrível como a utilização correta de uma única cor com pequenas variações de tonalidade são capazes de uma decoração completa. Note a importância da iluminação para alcançar esse resultado.

​20. Prateleira à medida para acomodar os livros

Se quiser deixar seus pertences que não sejam decorativos à mostra, procure acomodá-los em um único lugar, mantendo o restante da sala de estar pequena livre para circulação. Assim evita a poluição visual.

​21. Menos é mais

Nem sempre é preciso preencher uma sala de estar pequena com sofás, bufes, mesa de centro e hack. Coloque apenas o sofá, um tapete e veja como fica. Pode ser o suficiente.

​22. Piso laminado claro

Não havíamos falado do piso, mas nesse exemplo ele se destaca, justamente por ser discreto. Veja como faz diferença um piso que transmita aconchego e permita a utilização de mais cores na decoração de sala de estar pequena, mantendo a leveza do ambiente.

​23. Armários aéreos modernos

Pode ser que a ideia das prateleiras não seja ideal, pois os objetos que precisa guardar na sala não sejam decorativos. Nesse caso, a decoração pode ser o próprio móvel. Essa sala ficou super moderna com os aéreos lisos em duas cores e sem puxadores.

​24. Papel de parede alegre e iluminado

Se a decoração de sala de estar pequena da sua casa precisa ser mais lúdica e criativa, a resposta pode estar em um papel de parede alegre, como esse, com estrelas. A temática fica ao seu gosto, apenas saiba que não precisa ter medo de ousar. É só equilibrar.

​25. Temática industrial sóbria

O pé direto alto, as paredes em cimento queimado e os elementos em madeira deixaram a decoração dessa sala de estar pequena muito aconchegante. É a prova de que as cores frias podem acolher, quando bem combinadas.

Qual sala de estar você mais gostou? Queremos saber a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!