Como usar paletes para decorar a casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Toda moda tem suas vantagens. Algumas delas nos mostram possibilidades de inovar em coisas que fazem parte do nosso cotidiano. A decoração é uma destas coisas. Sempre com mudanças quanto tendências e inovações que o mercado traz, eventualmente nos deparamos com ideias que deixam de serem apenas uma moda passageira para ser algo que ficará e será parte do nosso cotidiano, de nossas vidas. A reutilização de materiais é uma destas inovações, que há muito tempo deixou de ser moda para virar uma necessidade.

Seja na sala, no quarto ou nos demais cômodos, a inovação é sempre bem-vinda em nosso lar. Partindo para espaços que extrapolam as paredes de nossa casa, a inovação passa a ser uma necessidade, afinal, inovar a forma com que consumimos os produtos é algo que pode mudar o mundo. Atualmente sofremos com as altas temperaturas e os danos de detritos que prejudicam o meio ambiente e afeta diretamente o nosso dia a dia. Por isso, quando pensamos nas formas de reutilizar objetos na decoração, não só o nosso lar ganha com a beleza de produtos feitos por você e que empregam a sua personalidade na decoração, mas o mundo também ganha com a diminuição de coisas que muitas vezes demoram séculos até a completa decomposição.

Hoje, para juntar inovação, reutilização e decoração, trouxemos a você algumas ideias com paletes que ficarão incríveis para o seu lar. Além de um custo mais baixo, uma boa qualidade e ideias que certamente poderão inspirar outras pessoas, a construção de móveis com paletes é uma forma de colocar de forma ainda mais autêntica, uma parte de sua personalidade no ambiente. Com a produção de móveis em palete, você poderá dar características peculiarmente pessoais, por exemplo, na escolha das cores, das texturas, do tamanho e de cada detalhe de uma peça feita a partir de suas mãos.

Para aproveitar as inspirações desta forma fácil e econômica de decorar, convidamos você a conhecer algumas excelentes ideias que fizeram do palete a principal estrutura para a composição de novos móveis e até mesmo para a estrutura de uma casa. Ah! Caso esteja pensando sobre de qual forma encontrar os paletes, saiba que é possível encontrar peças descartadas em feiras livres, supermercados, frutaria e na indústria. Basta dar uma volta em locais como estes, escolher boas peças e deixar o seu lar incrível.

Aproveite e mãos a obra!

Móveis para a varanda

Já pensou que incrível poder descansar em móveis confortáveis em sua varanda, com o máximo de conforto e o mínimo de custo? Móveis de palete são uma ideia ótima não só para a varanda, como também para qualquer cômodo da casa. E para ajudar você a colocar isto em prática, este conjunto de mesa de centro e sofá com paletes é muito fácil de fazer. 

Para a mesa de centro, você deverá encontrar duas peças de palete em boa qualidade. Lixe-as, melhorando a aparência visual das peaças e empilhe uma acima da outra. Com este fácil passo a passo e com peças de boa qualidade, você terá uma ótima estrutura para ter uma charmosa mesa de centro com a elegância da madeira crua. Se você quiser, poderá ainda decorar a mesa com uma toalha, flores e outros itens decorativos. 

Para o sofá, você precisará de quatro peças. Lixe bem as peças de palete e coloque duas peças lado a lado e empilhe as outras duas acima delas. Para os estofados, basta comprar peças de espuma na densidade de sua preferência e encapar com o tecido com a cor que você escolher. Além de fácil, a montagem do conjunto traz elegância e criatividade para o local onde servirão como elementos de decoração.

Estruturando a casa

Você acha incrível a ideia de ter uma casa de madeira, mas sempre ficou em dúvidas sobre como fazer? Uma alternativa incrível foi encontrada por um profissional do Japão. Com a utilização de muitos paletes de boa qualidade e aparência, a fachada da casa foi toda revestida de uma forma que soma bom gosto e responsabilidade ecológica. Após o reboco pronto, muitos paletes foram instalados por toda a estrutura, deixando o imóvel completamente incrível. Uma ideia simples e que pode ser uma ótima forma de inovar a fachada de sua casa. 

Como divisórias

A diversidade de ideias e a inteligência no reaproveitamento de elementos realmente faz toda a diferença. Pensar em móveis para paletes é uma excelente alternativa, assim como é também outra ótima alternativa utilizar estas peças em madeira para a estrutura do seu lar. Neste projeto, o uso dos paletes foi uma excelente escolha para servirem como divisórias no ambiente. Somados a muitas peças e bem estruturados no teto, a divisória pode servir para marcar um cômodo bem ventilado no lar ou ainda servir como estrutura para jardins e outros espaços, tudo de acordo com o que a sua imaginação mandar.

Como prateleiras

Seu lar não tem tanto espaço para peças inteiras de palete ou você precisa de soluções que somem pequenas alternativas para a organização de espaços? Uma ótima solução é desconstruir o palete para que ele sirva como pequenas prateleiras. Neste projeto, as paredes ganharam pequenas prateleiras construídas utilizando peças de madeira de palete cortadas e pregadas à parede. Como uma peça de palete oferece uma boa variedade entre ripas e outras partes de madeira, junte algumas partes boas e distribua prateleiras pelos cômodos do lar. Esta é uma ótima solução para organizar e trazer ainda mais peças para decorar o ambiente. Caso você não deseje utilizar as madeiras, cruas, opte por pintá-las de acordo com as combinações do seu espaço!

Jardim vertical

Outra excelente ideia para a composição com paletes, é utilizá-los como estrutura para um jardim vertical. Neste projeto muito inteligente do Estúdio Amélia Tarozzo, de São Paulo (SP), um conjunto de paletes foi pregado à parede para dar suporte aos pequenos vasos com plantas do jardim interno. O teto com estrutura de madeira com espaços para o sol penetrar no ambiente, oferece ao espaço as condições perfeitas para que as plantas cresçam fortes e saudáveis. A ideia é simples, criativa e muito interessante para quem adoraria ter um jardim em casa, mas sofre com a falta de espaços. 

Como mesinha multiuso

Salas de estar ecléticas por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Salon z aneksem kuchennym

Pink Pug Design Interior

Por fim, uma outra ideia simples, mas que pode ficar bem em qualquer ambiente: uma pequena mesa sobre rodinhas. Para fazê-la é muito fácil. Basta lixar bem e pintar a peça de palete nas cores que você preferir. Após isso, instale pequenas rodas deslizantes nas pontas de baixo da peça e pronto! Uma mesinha estará pronta para ser utilizada em qualquer cômodo!

Gostou das ideias? Você já tem o seu móvel de palete?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!