MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura

Teto transparente: confira a beleza do policarbonato

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Foi no ano de 1928 que, na DuPont, o químico E. I. Carothers realizou os primeiros estudos sobre um polímero termoplástico obtido do ácido carbônico que estava destinado a se tornar um dos mais importantes materiais da arquitetura contemporânea. Mas o verdadeiro início da exploração comercial do policarbonato só iria ocorrer em torno de 1960 através da Bayer e da General Electric, em ambos os casos como policarbonato de bisfenol A. 

O uso desses tipos de policarbonatos cresceu de maneira surpreendente por causa de suas propriedades particulares de transparência, resistência térmica e mecânica, além das suas boas propriedades elétricas e de sua dureza. Em geral, as coberturas em policarbonato são feitas nesse tipo de material. 

Facilmente utilizável para moldagem, o policarbonato se presta à realização de coberturas e estruturas muito complexas. A transparência e ausência de cor do material permitem uma permeabilidade de 89% no espectro do visível e o tornam particularmente indicado para superfícies de cobertura. Geralmente, os raios UV são absorvidos e causam amarelamento nas coberturas em policarbonato; para evitar esse inconveniente, utiliza-se estabilizantes ou proteções aplicadas na superfície exposta aos agentes atmosféricos. 

A transparência das coberturas em policarbonato, somada às propriedades mecânicas do material (curvado a frio, ao contrário do vidro), faz dele o substituto natural das coberturas de vidro. Essas coberturas em policarbonato podem atualmente ser utilizadas na arquitetura de casas, em especial em estruturas em varandas e terraços. Conheça algumas aplicações deste material no artigo a seguir! 

1. Na varanda

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

A varanda é um tradicional campo de aplicação das coberturas em policarbonato por ser um material moldável e econômico por excelência. Na imagem acima é proposta a realização de uma grande varanda anexa a uma casa de campo. A ótima transparência da cobertura em policarbonato ressalta as qualidades expressivas dos materiais e do mobiliário no interior da varanda: a madeira do piso, a estrutura em madeira maciça e as móveis em vime. 

2. Espaços amplos

MÃO NA TERRA, in Belo Horizonte. BR (2015): Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, in Belo Horizonte. BR (2015)

Luiza Soares - Paisagismo

A possibilidade de cobrir vastas superfícies é uma característica essencial do policarbonato, graças ao seu baixo custo e à facilidade de manipulação. As coberturas em policarbonato de grandes dimensões podem dar vida a espaços iluminados e ventilados, destinados às mais diferentes funções. Nesta imagem, a grande e luminosa cobertura em policarbonato ressalta os vasos suspensos na estrutura, que banham o espaço de verde de maneira sugestiva. 

3. Em um gazebo

Jardim  por Cagis
Cagis

gazebo DECORO LINEA

Cagis

Um leve gazebo para jardim oferece uma ótima oportunidade para se usufruir de uma cobertura em policarbonato. O modelo na imagem acima associa a uma estrutura de ferro uma cobertura em policarbonato na cor branca, excelente para a proteção contra o sol e contra a chuva. Dotado de um prático sistema de canalização interna para a coleta da água de chuva, o gazebo é completamente desmontável e feito sob medida. 

4. Em um terraço

O projeto de restruturação de um apartamento oferece a possibilidade de se observar as vantagens de uma cobertura em policarbonato associada a uma estrutura em madeira. A presença de três edifícios bastante altos no entorno tornou necessária uma forte blindagem com painéis de policarbonato para evitar a desagradável sensação de olhares indiscretos, que teria inibido totalmente o desfrute tranquilo de um espaço aberto anexo à casa. Esteticamente, é de se apreciar a combinação da leveza da cobertura em policarbonato com a solidez da estrutura em madeira. 

5. Caixa mágica

Uma caixa inteiramente em policarbonato na cobertura de um terraço, que se estende de um espaço de trabalho contemporâneo. Os exteriores da nova extensão arquitetônica se inserem com personalidade no pátio do velho edifício, apresentando-se como dois volumes transparentes dotados de paredes e cobertura em policarbonato e alumínio, ligados entre si por um teto verde que, graças a um deck de madeira, pode ser utilizado como espaço de trabalho e relax. O progeto aplica princípios de sustentabilidade como ventilação natural, o uso de materiais renováveis e de tecnologia de alta eficiência para o controle climático dos ambientes. 

6. Casa nua

Terraços  por Atelier S
Atelier S

la terrasse (traitement saturateur gris par maître d'ouvrage en cours + en attente couverture polycarbonate)

Atelier S

Eis uma interessante aplicação do policarbonato em cobertura, que exalta as qualidades expressivas e a versatilidade do material. Em um projeto, uma casa com estrutura em madeira foi desconstruída, deixando visível o esqueleto dela, que se transforma na cobertura em policarbonato e madeira de uma varanda com pé-direito muito alto. A transparência do policarbonato contribui para ressaltar a trama da estrutura em madeira, resultando em grande força formal.

7. Cor e luz

Uma cobertura em policarbonato pode também iluminar com cor uma fachada ou dar uma nota extra ao espaço de uma varanda ou terraço. É o caso, por exemplo, desta delicada cobertura em policarbonato em tom âmbar que coroa um terraço comprido. Os reflexos cromáticos da cobertura em policarbonato variam de acordo com a incidência do sol, mudando a cada hora do dia. 

8. Renovar com policarbonato

Casas rústicas por Studio Moretti
Studio Moretti

L'ambiente del primo piano finito

Studio Moretti

Onde está o policarbonato? Este é o interior de uma cabana de madeira comum, mas nem sempre as coisas são como aparentam. O policarbonato, neste caso, foi aplicado na cobertura e nas paredes entre as toras de madeira para isolar a cabana, tornando-a utilizável para novas funções. O projeto previu a colocação de faixas horizontais de policarbonato transparente e de alta densidade entre as traves e as toras. 

9. Com madeira

As coberturas em policarbonato e madeira unem as qualidades opostas dos dois materiais: artificial, frio e brilhante o primeiro; quente, maciço e natural o segundo. O telhado da imagem acima tem uma estrutura em madeira laminada em que está inserida uma claraboia em policarbonato transparente que garante grande luminosidade ao interior da casa. O conjunto composto é acentuado por pilares de tijolo. 

10. Uma fachada coberta com policarbonato

  por DAP studio + Paola Giaconia
DAP studio + Paola Giaconia

​Centro Culturale Roberto Gritti, Ranica, Bergamo (foto: Alessandra Bello).

DAP studio + Paola Giaconia

O edifício público da imagem acima é caracterizado por dois volumes sobrepostos que se abrem para uma área interna, capaz de catalizar luz natural e vida urbana. A fachada e a cobertura em policarbonato colorido e ligeiramente opaco tornam luminoso o edifício coberto, enriquecendo-o com tonalidades cromáticas tênues. 

Qual dessas possibilidades ficaria bem na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!