SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Apartamento moderno e vibrante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

É cada vez mais comum o número de pessoas que optam por morar sozinhas em seus próprios lares, movidos pelo desejo de ter mais liberdade e independência e poder desfrutar de um espaço íntimo e com a sua cara. Quem toma esta decisão quase sempre opta por moradias compactas, seja por motivos econômicos já que moradias menores custam menos, seja por motivos práticos, uma vez que uma casa menor, além de garantir a mesma comodidade que uma residência grande, demanda menos tempo e recursos com sua organização, manutenção e limpeza. 

O mercado imobiliário há muito percebeu esta tendência e oferece uma ampla gama de possibilidades para quem opta por morar sozinho e por desfrutar de mais liberdade, sem abrir mão de boa localização e conforto. Muitos destes empreendimentos direcionados aos solteiros em busca de mais independência são inspirados no conceito de lofts, inspirados nos apartamentos da Cidade Radiosa, do arquiteto Le Corbusier, na década de 1920, e mais tarde importado pelos nova iorquinos, que revitalizaram e transformaram armazéns e barracões industriais em habitação para profissionais liberais, artistas e executivos. Originalmente, os lofts não possuíam paredes dividindo os ambientes, tinham mezaninos de madeira ou ferro e grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas. 

O projeto que apresentamos a seguir é uma releitura do conceito de loft. O apartamento, situado na Barra Funda, em São Paulo, caracteriza-se pela integração espacial, pelo aspecto urbano e industrial, e, principalmente, pela sua atmosfera urbana e despojada. 

Convidamos você a conhecer com mais detalhes este projeto de autoria do escritório Sesso & Dalanezi, que deu vida e uma personalidade marcante a este apartamento compacto, inspirado no estilo de vida dos lofts nova iorquinos.

Sacada: sala de estar

Barra Funda | Decorados: Terraços  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

A grande sacada do projeto de interiores, conduzido pelo time do estúdio Sesso & Dalanezi, foi aproveitar o espaço da sacada como sala de estar, integrando-a aos demais ambientes e ganhando mais uma área útil e de convívio social. Esta solução de otimizar o espaço da sacada como área de convivência resultou na liberação de mais espaço para a sala de jantar e cozinha, que desta forma ficaram mais amplas e confortáveis. A sala de estar é caracterizada pelas superfícies brancas e cores neutras. O toque de cor é dado pelos diversos elementos em marcenaria, como um nicho feito em laca bege, um painel de madeira e um rack de madeira, ambos também na cor bege combinados com o mobiliário de design contemporâneo e de cores neutras, criam um ambiente elegante e acolhedor. Para garantir maior conforto e privacidade, a área da sacada, convertida em sala de estar, foi fechada com planos de vidro temperado.

Adega de vinho em forma de rack

Barra Funda | Decorados: Adega  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

Além da vista privilegiada para a cidade, o destaque da sala de estar é a adega em forma de rack, feito em marcenaria. O móvel planejado e feito sob medida para o ambiente possui diversos nichos para armazenar as garrafas de vinho da coleção do proprietário e ainda serve de apoio para aparelhos e objetos decorativos, agregando funcionalidade e charme ao ambiente.

Para obter mais informações sobre formas criativas de otimizar espaços, leia este artigo.

Revestimentos e texturas

Barra Funda | Decorados: Salas de jantar  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

Os tijolinhos ingleses à vista, que revestem a parede do living room, dão um charme irresistível ao ambiente. Se lofts nova iorquinos exibiam as marcas do passado industrial nas fissuras e lascas de suas paredes, aqui os tijolinhos realçam o contraste com as superfícies neutras, das paredes, piso e teto, e tornam o ambiente mais aconchegante. Não se trata, portanto, de dar um toque industrial, mas de dar um toque de urbanidade e de acolhimento, já que os tijolos à vista trazem calor ao ambiente.

Integração espacial

Barra Funda | Decorados: Salas de jantar  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

Tal com os espaços dos lofts, caracterizados pela continuidade espacial, o apartamento não possui divisórias entre os ambientes sociais e íntimos. Sala de estar, situada na sacada, sala de jantar, cozinha e dormitório formam um espaço único e contínuo. A integração espacial, além de tornar os espaços mais fluídos e amplos, possibilitou o aproveitamento mais eficiente da luz natural.

Sala de jantar

Barra Funda | Decorados: Sala de jantar  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

A sala de jantar é caracterizada pela atmosfera acolhedora e calorosa por causa do painel revestido de tijolinhos ingleses. O ambiente conta ainda com mesa de madeira e conjunto de cadeiras com assento acrílico transparente e apoios metálicos, lâmpadas com pendentes e uma tela apoiada sobre uma pequena prateleira, que serve de aparador. O conjunto de luminárias de lâmpadas descobertas e soltas dão um toque de descontração ao ambiente.

Cozinha

Barra Funda | Decorados: Cozinhas  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

A cozinha, como parte do living room, está integrada à sala de jantar, à sacada (sala de estar) e ao dormitório, o que faz dela um ambiente confortável e que estimula a convivência. Embora espaçosa, a estrutura da cozinha é compacta, contando com armários planejados feitos em marcenaria com nichos para eletrodomésticos, como o fogão e o microondas, e bancada em granito. As cores neutras dos armários e do granito, intencionalmente, realçam ainda mais o protagonismo da parede revestida com tijolos à vista.  

Banheiro

Barra Funda | Decorados: Banheiros  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

A decoração do banheiro conta com uma bancada de granito, que também reveste uma faixa da parede, bancada de apoio de forma retangular, um amplo espelho, sem moldura, e vidro colorido, na cor amarela, no box do banheiro, que também recebeu uma cor amarela vibrante. As cores deram mais personalidade e mais vivacidade ao ambiente, que conta ainda com uma escada de bambu, como suporte para as toalhas.

Quarto

Barra Funda | Decorados: Quartos  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

Outro destaque do projeto de interiores é a TV de plasma fixada a um poste metálico, que marca a separação entre a sala de jantar e o dormitório. A solução permite que a TV gire 360 graus, servindo a todos os ambientes do loft e agregando, portanto, versatilidade ao apartamento. No dormitório predominam as superfícies neutras, que criam uma atmosfera mais relaxante e aconchegante.

Closet

Barra Funda | Decorados: Quartos  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Barra Funda | Decorados

SESSO & DALANEZI

No dormitório também foi empregado vidro pintado, utilizado nas portas de correr do closet, integrado ao dormitório. O vidro colorido dá mais personalidade ao quarto e torna o ambiente mais despojado e sofisticado.

Mais informações e projetos de quartos, você encontra aqui

Voce assumiria a vida de solteiro e se mudaria para um loft despojado?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!