Nova casa: devo chamar um arquiteto ou não?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Construir uma casa não é uma tarefa simples e muita gente sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé, ainda mais se for aquela casa do seu sonho. Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto e seguir o que manda o bom senso. 

Sabe aquela coisa de você abrir uma porta e dar de cara com uma parede ou aqueles corredores enormes? Ou ainda a porta do quarto na cozinha? É preciso planejar e pensar bem antes de iniciar a construção e neste caso o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso. Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.

A necessidade de curtir a casa e receber os amigos cresce junto com a valorização da figura do arquiteto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB), existem atualmente 82 mil arquitetos formados no Brasil, profissional cujo objetivo maior é buscar a relação do homem com o espaço – papel essencial na melhoria da qualidade de vida. Portanto, na hora de construir, reformar ou decorar a casa vale pensar na contratação do arquiteto, que pode ser requisitado para uma simples consultoria ou até para o gerenciamento total da obra. Confira o benefício de contratar o arquiteto!

Ajudará você a analisar suas necessidades

É bom pedir ao profissional o seu portfólio e uma lista de clientes e referências para que se possa checar pessoalmente as informações. É importante ainda avaliar a formação, o treinamento, a experiência e as entidades das quais o profissional faz parte. Antes de contratá-lo, no entanto, recomenda-se verificar sua real necessidade. Você precisa somente de um projeto? Ou do projeto mais acompanhamento e gerenciamento da obra? Saiba que é possível contratar apenas serviços avulsos, como uma consultoria. 

Decidir qual casa para comprar

É importante contratar – desde o início – este profissional para todo tipo de intervenção: projetos, obras, reformas, seja residencial, comercial ou institucional, de pequeno ou grande porte. Afinal, sua casa não é produto descartável e seu tempo também é precioso. O que não falta são exemplos de reformas mal acabadas com instalações que não funcionam, ausência de ergonomia básica, obras intermináveis onde o custo dos erros é sempre do proprietário. A expressão popular “o barato sai caro” cairia como uma luva na grande maioria dos casos.

Qual estilo se encaixa mais com você

Terraços  por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

O arquiteto se mantém informado sobre os novos materiais lançados no mercado e equilibra suas texturas e cores, muitas vezes utilizando-a de maneira não tradicional. O arquiteto desenha perspectivas – à mão livre, ou no computador – e elabora maquetes para que você possa melhor compreender sua concepção, além de dominar programas computacionais como Autocad, Corel Draw e Photoshop, que tornam o projeto mais dinâmico. Sem o uso de programas computacionais, muitos projetos não poderiam se viabilizar devido à complexidade de suas propostas. Assim, ele ajuda você escolher qual melhor estilo se encaixa com o seu projeto ou desejo.

Um arquiteto vai fazer você economizar dinheiro!

O arquiteto faz cotações de preços em três fornecedores, compra materiais, contrata de profissionais e acompanha toda a execução dos serviços. Esse serviço também pode ser feito por outros profissionais ou até pelo próprio dono da casa. Depois de tudo resolvido, é hora de colocar no papel. E isso inclui serviços a serem prestados, preços e prazos – é necessário que tudo fique muito claro. Inclusive para o cliente, que precisa ter em mente que os prazos também dependem dele. Por exemplo, a aprovação de um layout para dar continuidade à obra.

Questões técnicas

O arquiteto minimiza estruturas e instalações: elétrica, hidráulica e esgoto, coordenando suas interligações para que todos os elementos sejam compatíveis; une forma e função na proporção estética interior x exterior, dentro do contexto orientação geográfica, condições climáticas e topografia. Tudo isso dentro de uma ideia original, é claro! Projeto desenvolvido por Marcus Leão Arquitetura, localizado em Vilhena – RO. 

Um arquiteto é uma garantia

Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria. Portanto, invista na contratação do arquiteto!

Gostou do artigo? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!