Decoração apropriada para crianças!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Ah, como é bom ser criança e ter um lindo quarto decorado, com tudo o que é necessário e mais um pouco, mas alguns cuidados na decoração dos pequenos é importante. Afinal, os quartos são os cômodos mais pessoais e íntimos da casa, pois eles servem como local de descanso e funcionam quase como um refúgio para seus donos. Pensando nisso, é importantíssimo que a organização e a décor do ambiente reflita os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço.

Quando o assunto é quarto infantil não é diferente. Ainda que a criança não tenha preferências bem definidas é essencial que o quarto seja confortável, transmita para a criança o sentimento de segurança e traga referências das atitudes e gostos dela. Não existem regras fixas, mas pensar nos sentimentos que o ambiente irá transmitir é muito fundamental.

Outro ponto que merece toda atenção sobre a decoração de quartos infantis é romper com os esteriótipos: quarto de menina decorado em rosa e de menino em azul. Novamente, o mais importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade. Confira diferentes ideias para decorar o quarto dos seus filhos de forma criativa, utilizando móveis, cores e outros elementos decorativos de forma apropriada.

Aconchegante

Quarto infantil  por Bebemoda
Bebemoda

Echo Toddler Bed Room Layout

Bebemoda

A decoração do quarto infantil deve ser feita levando-se em conta o dia a dia da criança e pensando no gosto e nas características dela, além de ser aconchegante e lúdico. O espaço deve refletir o mundo da criança, ser seu cantinho, onde brinque, receba seus amiguinhos e estude com sossego e, ao mesmo tempo, um lugar organizado que facilite sua vida na hora de organizar. 

Ocultar objetos perigosos

Os nichos e prateleiras são itens decorativos que servem de suporte para outros elementos da decoração. Nos quartos dos pequenos, trazem um charme especial ao ambiente, sendo normalmente acompanhados de brinquedos, livros, quadros e outras peças decorativas. A variedade de formatos é enorme, basta procurar a que mais se encaixa no projeto idealizado e nas medidas do cômodo. Além disso, é um item que você pode ocultar os objetos perigosos, ou seja, que não fique ao alcance da criança. O projeto do quarto infantil foi criado pela arquiteta Hana Lerner, localizada na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. 

Boa localização

Escolha uma boa localização para o quarto do seu filho. E para proporcionar um ar de magia ao quarto de uma menina, coloque um dossel na cama, mas opte por um que possa ser removido facilmente quando o seu efeito “cansar” ou a sua princesa se tornar uma teenager ultra moderna. Para fazer as vontades de um menino, instale uma poltrona estilo tenda no seu quarto para acampamentos e aventuras muito divertidas. 

Espaço para estudo

Ter um espaço para estudo é fundamental para o desenvolvimento da criança, além de incentivo à leitura é um tema diretamente ligado à infância. Por esse motivo, crie um cantinho de estudo que contenha gibis, livros ilustrados e um espaço confortável para leitura, por exemplo, pufes, cadeiras, mesinha, bancadas – é uma forma legal de facilitar o desenvolvimento do hábito de leitura de seu filho e estudo. 

Não ser isolado

É importante que o quarto da criança não seja em um andar isolado. A criança precisa sentir acolhida e protegida, além disso, os laços são sempre femininos, mas não são exagerados e podem dar um toque simples, mas especial, quando colocados em torno de um abajur ou atados nos puxadores de uma cômoda. Se, mesmo assim, não conseguir resistir ao cor de rosa, utilize-o em pequenos apontamentos ou acessórios, como uma almofada, uma moldura para fotografias ou um cesto para papéis, entre muitos outros! E você pode criar o quarto da criança de frente para um lindo jardim, assim ela estará em contato com a natureza. Crie um  jardim incrível para o seu filho brincar. 

Armazenamento para brinquedos

É muito importante usar as cores a seu favor e uma forma de fazer isso é inseridas, sem exagero, em pontos estratégicos como os móveis. Um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal do quarto e a base para o restante da decoração. A desvantagem de se ter um móvel colorido é a diminuição da vida útil do mesmo, pois a criança pode enjoar da cor escolhida ou atrapalhar mudanças na linha decorativa do cômodo.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!