Polir e reparar: 6 dicas para manter o seu mármore sempre reluzente

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Una Casa con Paredes de Piedra y Jardines de Sueño, HUGA ARQUITECTOS HUGA ARQUITECTOS Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

Não é novidade dizer que o mármore é conhecido pela sua elegância e popularidade no uso como revestimento de pisos, bancadas, áreas molhadas e na criação de móveis

Além de ser muito versátil e um material que se adequa a várias situações e necessidades, o mármore também é conhecido pela sua resistência e durabilidade. Porém estas características fazem com que normalmente pensemos que não é necessário reparos e cuidados.

Justamente por ser uma escolha usual para grandes superfícies o mármore está constantemente sujeito a desgastes, arranhões e manchas que podem danificar o material e até mesmo seu desempenho.

 Por isso neste livro de ideias de mostraremos todos os cuidados que você deve ter para conseguir manter o mármore reluzente e resistente.

1. Cuidado com os produtos agressivos

A primeira dica é o cuidado com alguns produtos que danificam o mármore. Algumas substâncias, principalmente os produtos de limpeza que utilizamos na cozinha, penetram na superfície porosa com alta capacidade de absorção, além disso, muito detergentes possuem componentes que esbranquiçam a pedra e tiram o seu brilho tão característico. Existem produtos específicos para tirar gordura sem agredir a peça, assim que muita atenção ao comprar.

2. Limpeza diária

A limpeza diária para retirada de sujeiras superficiais e leves é muito simples. Basta limpar a superfície com uma esponja macia molhada em água morna. Depois de limpar, saque bem com um pano macio ou então uma blusa velha de algodão, é importante verificar se nenhuma parte ficou para trás ao secar.

3. Limpeza profunda

Quando a necessidade é que retirar sujeiras mais graves e profundas a dica é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente. Esta mistura é capaz de agir de modo eficaz sem ter que utilizar os produtos abrasivos.

4. Retirar manchas amareladas

Como comentamos o mármore pode sofrer desgastes, algumas vezes resultando em machas amareladas extremamente visíveis em uma superfície branca. A melhor maneira de retirar este tipo de mancha é o sabão de Marselha, comum para a higiene pessoal, mas muito eficaz para este tipo de problema. Esfregue o produto com água e seque bem ao terminar.

5. Cuidado com objetos pesados

Se um objeto pesado e de mesma dureza se chocar com o mármore muito provavelmente provocará uma rachadura ou até então, dependendo do lugar, um rompimento. A peça pode ficar muito comprometida e o reparo é quase que impossível, assim que muita atenção!

6. Proteger a pedra

A última dica é encerar uma vez por mês. Isso ajudará a fechar os poros e assim evitará a absorção de líquidos além de manter o brilho natural.

Achou interessante? Comente!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista