Como organizar fios e instalar tomada USB

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
homify Escritórios modernos
Loading admin actions …

Se você tem equipamentos eletrônicos em casa ou no trabalho, então conhece de perto o drama dos fios e cabos que se multiplicam e emaranham, sem falar da triste contribuição que eles dão para a decoração e aparência geral do ambiente. Embora pareça insolúvel, esse problema tem solução simples, prática e acessível. E, aproveitando que você vai colocar a mão na massa, resolva o problema que você e a sua família enfrentam na hora de recarregar o celular e outros dispositivos: substitua as tomadas comuns por tomadas USB, que são mais econômicas, mais rápidas e comportam mais aparelhos ao mesmo tempo. Você vai poder recarregar seu celular ou tablet até na cozinha ou no banheiro, se quiser. Confira!

1. Ordem no caos

homify Escritórios modernos Escrivaninhas

Hoje em dia, com todas as tecnologias que atuam nas nossas vidas pessoais e profissionais, o caos pode vir a se instalar em nossas casas e locais de trabalho na forma de dezenas de fios e cabos dos muitos dispositivos eletrônicos que utilizamos: celulares, tablets, notebooks, PCs, câmeras fotográficas digitais, aparelhos de som, TVs, roteadores, modems e outros mais. Essa selva de fios e cabos se emaranha facilmente, além de poluir esteticamente o espaço em que é instalada. Mas existem algumas maneiras de resolver isso de forma definitiva.

2. Mesa adaptada

Uma das formas mais interessantes de ordenar a multidão de fios é esta mesa pensada especialmente para isso. O segredo é o compartimento no centro dela, que é aberto e fechado como um estojo de modo a adquirir a aparência comum de uma mesa, como vemos na imagem abaixo. Nessa gaveta é instalada uma extensão elétrica, como se vê na imagem seguinte, graças a um furo na parte de baixo dela. 

3. Organizando os fios

A mesa de que falamos tem ainda uma fenda na qual os cabos e fios podem ser fixados, o que é muito útil para quando temos que remover o notebook: não será necessário se enfiar debaixo da mesa para encontrá-los quando for repor o equipamento na mesa. 

Já quem não tem uma mesa dessas, mas tem uma montanha de fios e cabos selvagens, existem outras alternativas de organização bem acessíveis. Uma delas é utilizar abraçadeiras de nylon para juntá-los, mas lembre-se de que, caso precise remover os cabos, terá que cortar a braçadeira e, depois, substituí-la por uma nova. 

Uma opção parecida é o organizador de fios flexível, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, entre outros negócios. Com ele, os fios ou cabos são envoltos por uma espiral de um modo que é possível remover e recolocar o organizador sem problemas. Às vezes, no entanto, só diminuir o tamanho de certos fios ou cabos não apenas melhora sensivelmente  a aparência, como também facilita muito para localizar um determinado fio ou cabo. 

Eles podem ser cortados ou substituídos por outros de menor tamanho, mas também podem ser enrolados em um simples papelão cortado em forma de osso e com ranhuras nas pontas para prender os fios ou cabos. Mas antes de adotar qualquer uma dessas ideias, certifique-se de que o equipamento está no local onde se quer fixá-lo e de que não há cabos desnecessários e sem uso no meio dos demais. 

Outra boa providência é etiquetar cada fio ou cabo para poder encontrá-lo mais facilmente quando for preciso.  

4. Suporte para lâmpadas

Um tipo de luminária bem despojada que faz muito sucesso entre as pessoas que gostam de simplicidade é esta que consiste em um lâmpada nua encaixada em um soquete ligado a um fio elétrico. Uma maneira de organizar essas lâmpadas em casa ou qualquer outro lugar é utilizar um suporte que pode ser fixado em uma estante com o peso dos livros. Na imagem acima, vemos um modelo em neon e, na imagem abaixo, é a vez de várias lâmpadas serem fixadas em uma estante, criando um ambiente casual e moderno. 

5. Instalando uma tomada USB

homify Spa moderno

Acima falamos da organização de cabos e fios, o que nos leva a uma nova questão. As baterias dos dispositivos que usamos com cada vez mais frequência não têm dado conta do recado, o que obriga a se realizar uma ou mais recargas ao longo de um dia ou período. 

Ultimamente, os carregadores de celulares, por exemplo, vêm sendo frequentemente substituídos nessa tarefa pelos cabos compatíveis com a maioria dos dispositivos, ligados a computadores ou notebooks. Além de não estarem sempre com os usuários, os carregadores dos aparelhos também precisam de uma tomada comum disponível, o que nem sempre acontece.  Eles também costumam demorar mais para realizar a recarga do que o cabo USB. 

Diante disso tudo, o mercado introduziu uma nova alternativa: a tomada USB. Ela é muito mais econômica do que os carregadores convencionais e mais rápida na recarga do que uma porta de computador, dispensando tanto um quanto o outro ao utilizar o cabo, totalmente portátil. Além disso, a tomada apresenta pelo menos dois soquetes de entrada, permitindo a recarga de mais dispositivos. Ela também é bivolt, o que permite sua instalação em qualquer tomada da casa. 

Em termos de instalação, a da tomada USB não tem segredos. Antes de mais nada, deve-se desligar a chave geral para poder retirar totalmente a tomada comum. Em seguida, encaixa-se a nova tomada no suporte que vem junto com ela e corta-se os fios condutores para desencapar cerca de 6 mm de fio para conectar na tomada. 

Nessa altura, deve-se seguir as instruções do fabricante para instalação monofásica ou bifásica, sem esquecer do pino terra. Por fim, parafusa-se o suporte e o espelho da tomada, liga-se a chave geral e verifica-se se tudo está funcionando direitinho.

Este artigo foi útil?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista