SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Ecológica e preço acessível

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A redução do impacto ambiental é uma das razões pelas quais as pessoas optam por uma casa ecológica, porém, existem muitas outras boas razões. A redução do consumo de energia e de água, recursos escassos e caros, torna este tipo de construção uma escolha acertada e necessária. As casas ecológicas combinam eficiência energética e design, bem como reduzem os estragos na natureza. Quais outros motivos você necessita? Talvez o seguinte. Além de diminuir o impacto ambiental, estas casas, através do uso de novas tecnologias, possibilitam a produção e utilização de energias limpas, criando não apenas casas acolhedoras e confortáveis, como casas auto-suficientes em energia. E, sua construção, na sua versão pré-fabricada ou modular, leva apenas umas poucas semanas, gerando economia com mão-de-obra.

Esqueça a velha ideia de casinhas rústicas de estilo campestre, que remetem ao retorno de uma vida rural. Hoje em dia, as casas ecológicas contam com materiais de primeira qualidade e design inovador e arrojado, além de sistemas automatizados de última geração que controlam todas as funções de uma residência.

Sabemos que o conceito ’ecológico’ está ligado à construção de uma casa que respeita o entorno e emprega materiais naturais e otimiza o uso de todos os recursos. Partindo deste conceito, o mercado atualmente nos oferece uma vasta gama de possibilidades.

Nos últimos anos tem havido uma abundância de opções de projetos de casas sustentáveis. Muitos arquitetos e empresas têm despendido tempo e esforços para criar soluções inovadoras e personalizadas para atender às particularidades de cada cliente, a fim de satisfazer às necessidades das pessoas e ao mesmo tempo otimizar o gasto dos recursos naturais e diminuir a pegada ambiental. Vejamos a seguir alguns exemplos de projetos ecológicos para você se inspirar.

Residência projetada sob medida

Casas  por Casas Cube
Casas Cube

Vista trasera de una Casa Cube de 100 metros cuadrados con porche

Casas Cube

Uma das tendências que têm sido disseminadas nos últimos anos é a construção de casas modulares, ou seja, casas pré-fabricadas que se adaptam a diferentes necessidades, podendo o cliente escolher entre diversos padrões de dimensões. A maior vantagem destas construções é o custo, muito acessível do que o de uma casa convencional. Neste caso, trata-se de um módulo de 100 metros quadrados com varanda frontal. Os materiais de acabamento incluem mármore, madeira e bastante vidro. Além da rapidez, sua construção tem um impacto menor sobre o meio ambiente.

Casa móvel e inteligente

  por NOEM

Este projeto de casa móvel pré-fabricada evidência a agilidade do processo de construção e suas demais consequências, como limpeza do canteiro de obras, redução do desperdício de material, diminuição de resíduos, economia de material e de mão-de-obra e redução drástica do consumo de energia, já que como podemos notar, a casa ou seus componentes são todos executados na fábrica e somente depois são transportados para sua montagem final em loco. Apesar do tamanho reduzido, esta casa compacta de madeira possui tecnologias avançadas e um sistema automatizado que gere todo o funcionamento e manutenção da residência.

Versatilidade

Casas  por NOEM

Em relação as casas pré-fabricadas, destacamos não apenas seu design inovador mas também sua funcionalidade e sustentabilidade. Escolhido um modelo, você pode alterar sua dimensão e adaptá-lo as suas necessidades, simplesmente adicionando ou removendo quantos módulos julgar conveniente. Além disto, como neste projeto, desenvolvido pelo estúdio NOEM, você pode incluir soluções técnicas como painéis foto voltaicos geradores de energia, a fim de assegurar o seu abastecimento de energia limpa e sistema de coleta de água da chuva, para sua utilização em sanitários, limpeza de áreas externas ou para regar o jardim.

Interior moderno e espaçoso

Sala de jantar  por NOEM

Uma casa ecológica deve ser eficiente não apenas durante seu processo de execução, mas ao longo de toda sua vida útil. Isto inclui a otimização espacial. Neste projeto, cozinha e sala de jantar estão integradas e cada cantinho é aproveitado. O nicho, ao fundo, abriga um longo sofá, um aparador, que serve de encosto, e uma estante, que armazena livros e objetos. A ampla abertura e as superfícies de cores predominantemente claras permitem um melhor aproveitamento da luz natural durante o dia.

Faça da natureza uma aliada

  por Hewitt Studios
Hewitt Studios

​Limpley Stoke Eco House

Hewitt Studios

Muitas vezes pensamos que para atingir certo grau de conforto teremos que gastar uma quantia imensa de dinheiro e não nos damos conta do que nos é dado de graça. É muito intrigante ouvir falar de crise energética, pois a energia é um recurso abundante na natureza, especialmente no Brasil, onde os dias ensolarados ocorrem o ano todo. Uma solução simples para driblar o problema da crise energética é fazer da natureza uma aliada, através da orientação adequada das aberturas, a fim de otimizar o uso da luz natural e reduzir o consumo e o gasto com energia.

Use madeira para dar um toque de aconchego

  por Hewitt Studios
Hewitt Studios

​Limpley Stoke Eco House

Hewitt Studios

Os materiais empregados na estrutura, revestimentos e na vedação de nossas casas impactam diretamente seu desempenho energético. Em termos de desempenho energético, a madeira é o material por excelência. Além do ótimo isolamento térmico, que evita perdas ou ganhos excessivos de calor, a madeira apresenta também excelente isolamento acústico. Outra vantagem imbatível é que a madeira é um material reaproveitável e inesgotável, se considerarmos sua origem de áreas de reflorestamento, gerando um menor impacto ambiental.

Jardim vertical

Outo grande aliado no isolamento térmico das edificações é a cobertura vegetal. O substrato de terra e vegetação, somados ao ar que se acumula na cobertura, resulta em um sistema natural eficiente de isolamento térmico e acústico. Os jardins verticais também contribuem para manter os ambientes mais frescos no verão e mais aconchegantes do inverno.

Ventilação natural

No Brasil, um dos vilões da conta de energia é o chuveiro elétrico e claro o ar-condicionado. O problema é que o ar-condicionado, por exemplo, não elimina o calor, ele apenas joga o calor de um lugar para outro. O maior aliado do homem no combate ao calor é novamente a natureza. Plante árvores de grande porte próximo à casa, de modo a criar áreas sombreadas, instale um telhado verde e combine grandes aberturas cruzadas com vazios internos ou átrios, que funcionam como chaminés, para promover a ventilação natural e tornar os ambientes mais arejados e consequentemente mais frescos.

Integração com a natureza

  por NEOLITH by TheSize
NEOLITH by TheSize

Neolith: Paisajismo Culinario en Restaurante Azurmendi

NEOLITH by TheSize

Outro princípio no qual se baseia a construção ecológica é a integração entre arquitetura e natureza, de modo a minimizar o impacto visual com a inserção do edifício na paisagem. Neste sentido, o vidro contribui para dissolver a presença do edifício na paisagem, devido à transparência. Neste projeto, amplos painéis de vidro cedem o protagonismo ao verde e ao marrom terra, cores exuberantes da paisagem natural, e integram o interior e exterior.

Reuso e revitalizacao

Casas  por Chiralt Arquitectos
Chiralt Arquitectos

Fachada y valla de la Casa Gerard – Chiralt Arquitectos

Chiralt Arquitectos

Como já mencionado, o reaproveitamento de materiais e a restauração de edifícios velhos ou obsoletos é uma ótima maneira de reduzir o impacto ambiental de novas construções. Neste projeto, uma estrutura antiga deu vida a esta moradia mediterrânea de traços contemporâneos. Além disto, a revitalização de edifícios visa também a preservar a memória coletiva e a paisagem original do lugar.

Para saber como tornar sua casa mais ecológica, leia este artigo.

Quais medidas você aplica na sua casa para torná-la mais ecológica?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!