Mansão perfeita para descanso

Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

A arquitetura mexicana, que reúne nomes de altíssimo prestígio como Luís Barragán, Ricardo Legorreta, entre outros, continua influenciando novas gerações de arquitetos e servirá sempre de inspiração para quem aprecia uma arquitetura de alto nível e que dialoga com as raízes mais profundas da cultura mexicana e latina.

É o caso da Casa Artigas, situada nos Estados Unidos e projetada por Artigas Arquitectos, que além de apresentar inúmeras referências culturais mexicanas, também foi construída com materiais importados diretamente do México, para dar forma e vida a uma residência suntuosa, encantadora e aconchegante com 1500 metros quadrados.

Convidamos todos a descobrir os encantos desta residência elegante e luxuosa, que é uma espécie de declaração aberta de amor ao México e a sua cultura singular e pujante.

Fachada principal

Logo de cara, a fachada principal nos dá uma mostra do estilo arquitetônico que se perceberá em cada detalhe do projeto: uma combinação da tradição cultural e arquitetônica mexicana com toques de contemporaneidade. A cobertura marcante da Casa Artigas é forrada de telhas mexicanas, trazidas exclusivamente para a residência, assim como as pedras que pavimentam o pátio frontal e a porta de madeira, de estilo rústico, que marca o acesso principal. Conforme a tradição mexicana, grandes aberturas proporcionam a entrada de luz natural e ventilação natural, fazendo da residência um espaço amplamente iluminado e arejado.

Fachada posterior

A vista do jardim nos revela a fachada posterior da residência, marcada pela sua forma dividida em duas alas, que devido a sua forma alongada, cria a impressão de horizontalidade. A fachada posterior evidencia a preocupação com a relação da casa com o ambiente externo, através do uso de inúmeras e generosas aberturas, que interligam os espaços internos e externos e proporcionam vistas privilegiadas para o jardim de todos os ambientes.

Hall de entrada

Ao acessar a casa, passando pela imponente porta de madeira, nos deparamos com o hall de entrada, marcado por duas colunas robustas, revestidas de pedra, que sustentam o corredor que comunica as duas alas da casa, pelo mármore, que reveste o piso, inclusive da escada, pelo pé-direito avantajado e pelas vigas de madeira aparente da cobertura. Além disto, detalhes como o guarda-corpo metálico, de ferro forjado, da escada e do corredor suspenso, e os arcos do corredor, dão um caráter colonial mexicano ao ambiente.

Sala de estar

Na sala de estar podemos verificar o vértice da cobertura de estrutura de madeira composta de dois planos inclinados, ou telhado duas águas, como o denominamos no Brasil. A cobertura de madeira aparente de planos inclinados é uma característica marcante do projeto. A sala de estar se integra com a sala de jantar, apesar de dois painéis de vidro demarcarem a divisão visual entre ambos os espaços. Assim como nas fachadas e nos demais ambientes internos, as cores neutras prevalecem, dom destaque para a textura das colunas revestidas de cantera, pedra trazida do México. O mobiliário de design moderno, apesar do contraste com o estilo arquitetônico rústico e colonial, cria um ambiente harmonioso devido aos tons neutros.

Sala de jantar

A sala de jantar é composta de uma mesa circular de madeira e uma luminária com pendente também de silhueta circular, ambas pecas desenhadas pelo próprio estúdio. Assim como a sala de estar, a sala de jantar se interliga com a varanda e com o o pátio posterior, proporcionando aos moradores vistas privilegiadas para o jardim e a sensação de comerem ao ar livre e rodeados pela natureza.

Recarregando as energias

Este dormitório abriga duas camas de solteiro e uma sala de estar íntima, com uma área de trabalho. Assim como nos espaços de convivência, aqui as core neutras também prevalecem e as vigas de madeira aparente da cobertura também desempenham um papel importante na decoração, dando um toque de acolhimento ao ambiente. Além disto, grandes aberturas trazem a luz natural para o ambiente e o conectam com a paisagem circundante, tornando o ambiente mais agradável e relaxante.

Para obter mais informações sobre quartos, basta acessar a nossa seção especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Banho mexicano

Como se vê na imagem anterior, o banho e o quarto são divididos pelo móvel de cabeceira das camas. O banho conta com mobiliário concebido exclusivamente para o projeto. O armário do lavatório, feito em marcenaria, e as duas cubas de apoio, esculpidas em pedra cantera, são, portanto, de autoria do próprio escritório. Além de móveis sob medida, o banho possui janelas com persianas em madeira, que dão um toque rústico ao ambiente. Um tapete vermelho cria um contraste vibrante com as superfícies e mobiliário de cores neutras e dá um toque de tempero picante mexicano.

Pátio interno e a fonte

No pátio interno, somos surpreendidos por uma fonte rústica e luminosa, que dá um toque charme espacial ao jardim com vegetação mexicana. A fonte foi feita do reaproveitamento de uma antiga roda de moinho, trazida especialmente do México, para embelezar o pátio da residência e servir como um portal que abre passagem para o México. As pedras que revestem o piso do pátio também foram importadas do México.

Exterior

Não bastassem as qualidades materiais, as inúmeras referências culturais, que recriam um cenário que conecta os corações dos moradores ao México, a Casa Artigas desfruta ainda de uma paisagem natural privilegiada, situando-se em um campo aberto, cercado de ver e árvores imponentes, que fornecem privacidade, frescor e vistas deslumbrantes.

Piscina e chalé

Para concluir nosso passeio, revelamos a área de lazer da residência, composta de uma estrutura imponente, com uma imensa área aberta, mas protegida, ideal para abrigar os encontros e confraternizações entre amigos e familiares. O piso de mármore dá um toque de elegância e sofisticação ao ambiente. E, por fim, destacamos a piscina envolta pela paisagem natural selvagem, que possui ainda como destaque um nicho com acesso em forma de arco, para relaxar e contemplar todo o entorno.

Para explorar mais projetos residenciais com fachadas fascinantes, leia este artigo.

Do que você mais gostou nesta residência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!