SÍTIO OURO PRETO: Terraços  por Beth Marquez Interiores

Colorido e moderno: esse sítio em Ouro Preto é puro sonho!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Há tempos o Brasil tornou-se um país urbano, com a maior parte de sua gente vivendo em cidades e desfrutando das facilidades, da infra-estrutura e dos serviços concentrados nas cidades. No entanto, muitas pessoas ainda nutrem o desejo de restabelecer a convivência com a natureza, em um ambiente mais bucólico e mais simples. Num país tão imenso quanto o nosso, não faltam rincões e lugares onde a natureza selvagem e a vegetação nativa se mantem intactas e onde sentimos que o mundo e a natureza ainda estão a salvos do concreto, do asfalto e dos arranha-céus. 

Hoje apresentamos o Sítio Ouro Preto, localizado no caminho da estrada real, nos arredores de ouro preto, Minas Gerais, um destes recantos que ainda preservam o aspecto do Brasil bucólico e romântico. Este projeto foi desenvolvido pelo estúdio Beth Marquez Interiores e construído em um terreno de 32.000 m², apresentando superfícies revestidas de pedras oriundas da própria região e cores fortes, que buscou a máxima integração e harmonia com a paisagem natural circundante.

De acordo com os arquitetos, tudo foi pensado de maneira afetuosa, resgatando valores como gratidão, felicidade, compaixão e amor. Confira a seguir mais detalhes e imagens desta de casa de campo contemporânea espetacular com traços da tradição mineira. Os créditos das fotos são de Jomar Bragança.

A fachada principal

A fachada principal é composta de um muro de pedras empilhadas, extraídas da própria região. As aberturas receberam uma moldura na cor azul e em segundo plano percebemos um volume em alvenaria na cor marrom. Enquanto o acabamento rústico em pedra visa a harmonizar e mimetizar a edificação na paisagem natural, suas linhas retas e racionais evidenciam seu traço contemporâneo e sofisticado.

Fachada posterior

A fachada posterior por sua vez se destaca pela esquadrias de madeira de cor azul e pela inclinação da cobertura de telhas cerâmicas, que dão um toque colonial a residência.

Varanda

A entrada principal da residência é marcada por um pórtico revestido de pedras naturais, pelo pergolado
de madeira na cor azul e pelas esquadrias da porta generosa em sua dimensão feita também de madeira e pintada de azul. A varanda do acesso principal funciona também como espaço de convivência. O espaço conta com um deck de madeira, cadeiras Green feitas de fibras, banco de ferro Oásis, da AXIS, e vasos cerâmicos para árvores de pequeno porte.

Para saber mais sobre projetos de varanda, clique aqui.

Living room

No living room predominam os espaços fluídos e integrados, que se abrem através de amplas aberturas para a paisagem externa. As superfícies predominantemente brancas, da cobertura e das paredes internas, e as cor neutra do piso, realçam o protagonismo da paisagem natural externa e a presença das pecas de mobiliários e acessórios coloridos. A decoração priorizou a criação de uma atmosfera alegre e despojada através do uso de cores e, claro, luz e ventilação naturais abundantes. Em destaque a chaise em estrutura de madeira e revestimento em couro.

Sala de TV

Na sala de estar e TV o toque colorido é dado pelos diversos acessórios que complementam a decoração do ambiente, como as almofadas Regina Barbi, o tapete em tom de azul, dois pufes, em tom azul e verde, as duas banquetas de madeira, as flores dos vasos e a tela pendurada na parede. Uma mesa de centro de ferro pintado dá um toque de rusticidade ao ambiente, fazendo o contraponto com os elementos em madeira, como as peças aparentes da estrutura do telhado, pintadas de branco.

Cozinha

Na cozinha se destaca a bancada de cimento com tampo revestido de granito preto. Nas paredes foi utilizado porcelanato em tom de amarelo. As prateleiras em madeira complementam a decoração do ambiente, que além de se integrar com o living room, também se integra com o espaço gourmet, situado na parte externa, o que agrega praticidade e comodidade. Á direita, em destaque, a mandala em ferro, garimpada em um estabelecimento local.

Para obter mais informações sobre os itens essenciais na decoração da cozinha, leia este artigo.

Espaço gourmet

O espaço gourmet está integrado à cozinha e é composto de dois ambientes, a área de trabalho com piso em ladrilhos e a área da mesa de jantar com piso de cimento. O espaço conta com fogão à lenha e churrasqueira revestidos de cimento e uma ampla mesa de madeira para refeições. Como na sala de jantar, banquetas coloridas tornam o ambiente mais despojado e alegre.

Dormitório

No dormitório predomina as superfícies neutras, paredes e teto de cor branca e piso de cimento. A cabeceira da cama foi feita de madeira com pátina por uma marcenaria local. As almofadas confeccionadas por Regina Barbi, assim como o roda-pé e a esquadria de madeira, dão um toque colorido e alegre ao ambiente. Um quadro tridimensional sobre a cabeceira complementa o décor do dormitório, no qual a paisagem natural é o verdadeiro protagonista.

Banho

O banheiro possui bancada de concreto aparente, rodabanca em porcelanato amadeirado, banquetas Tideli,
feitas de estrutura de madeira e fibras naturais e um espelho com moldura de madeira com pátina azul, garimpado em antiquário. A cuba de apoio de forma delicada complementa a decoração do ambiente.

Capela

Uma das principais atracões da residência é a capela dedica à celebração de datas festivas religiosas e para acolher amigos e familiares em um espaço de oração e reflexão. Aqui a cor azul dá identidade à igreja e a conecta com o espaço residencial.

Interior da Capela

A capela foi projetada respeitando-se a tipologia tradicional dos templos religiosos da região, possuindo inúmeras aberturas em ambas laterais, que permitem a integração do interior com seu entorno. No interior o mobiliário de madeira in natura de design simples, combinado com a estrutura em madeira aparente da cobertura criam um ambiente harmonioso e introspectivo.

A paisagem do entorno

Nesta imagem podemos ter uma real dimensão da sensação única de estar neste local. No sítio Ouro Preto, é possível descobrir um recanto do Brasil ainda a ser descoberto e um pedaço do mundo ainda intacto e preservado da urbanização.  

A piscina

Na área externa a ampla piscina de forma orgânica e bora infinita, com revestimento cerâmico na cor verde, fornece aos moradores um ambiente refrescante e agradável, com vistas privilegiadas para a paisagem natural exuberante. O deck de madeira, integrado ao espaço gourmet, e as cadeiras de fibras naturais proporcionam um espaço confortável de relaxamento e contemplação das belezas de um cantinho do Brasil protegido.

Paisagismo

O paisagismo tem um papel importante na integração da residência com a paisagem natural. O próprio proprietário, engenheiro, apaixonado por jardinagem e responsável pela execução do projeto, também se dedicou ao paisagismo, fazendo deste projeto uma obra coletiva familiar, já ele e os arquitetos também possuem parentesco. Não á toa, a residência apresenta uma atmosfera familiar e alegre. A cadeira de balanço e o carro de boi, que ornamentam o jardim, foram adquiridos em lojas de antiquário da região.

Você gostaria de morar em um lugar isolado e rodeado de natureza exuberante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!