O charme de Portugal em Itália

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
homify Paredes e pisos rústicos
Loading admin actions …

O que lhe sugerimos hoje é uma viagem pelas magníficas colinas de Piemonte em Itália, é lá que se encontra o projecto de hoje. A proposta surgiu do desafio de converter uma quinta do ano de 1800 num Bed & Breakfast. O projecto foi desenvolvido por um estúdio de arquitectura de Milão, Deamicisarchitetti, e o resultado foi um Bed & Breakfast magnífico com todo o conforto necessário para uma experiência única e personalizada.

Uma das partes fundamentais deste projecto foi a reabilitação de um complexo agrícola com mais de 200 anos de história. A estratégia consistiu em herdar a memória construtiva das habitações tradicionais e campestres através da atribuição de uma nova personalidade a este espaço.

MOSAIC DEL SUR é uma empresa especializada na produção e comercialização de desenhos de mosaicos hidráulicos, granito e azulejos marroquinos de argila esmaltada e foi a empresa que desenvolveu a parte relacionada com os revestimentos interiores que de seguida iremos ver.

Bed & Breakfast rústico

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Esta perspectiva permite-nos ter uma visão geral deste local de hospedagem rústico. A mensagem é clara: este é um espaço antigo com um toque moderno. O objectivo não era o de eliminar completamente as raízes tradicionais do local, mas sim realça-las atribuindo-lhes uma nova cara. 

A cor foi um elemento fundamental para a separação formal dos edifícios e foi por isso utilizada no exterior. Este espaço converte-se assim num local que herda uma memória construtiva carregada de tradição no entanto, adapta-a e transforma-a de modo a adequá-la a um estilo de vida mais moderno e contemporâneo.

Um complexo agrícola incrível

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Se antigamente este espaço era um complexo agrícola, hoje em dia este local não aparenta de todo um ambiente agrícola. Em parte isso deve-se também ao revestimento cerâmico do pavimento com um padrão geométrico.

O ambiente interior é amplo e luminoso, transportando consigo uma aura muito própria e característica do local antigo. O grande pé-direito permite a criação de um piso superior ao qual se acede através de uma escadaria extremamente particular, que de seguida iremos ver com mais detalhe.

Escadaria moderna

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Esta imagem mostra-nos uma perspectiva fechada das escadas que permitem o acesso a um pequeno patamar superior. As escadas possuem uma particularidade que as torna extremamente especiais: uma tonalidade preta. É pouco frequente vermos esta cor aplicada sobre a madeira, repare como o primeiro degrau possui uma tonalidade distinta marcando assim um ponto onde se inicia um novo percurso vertical. 

O detalhe

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Os mosaicos hidráulicos que revestem o pavimento do antigo, estábulo foram produzidos em várias cores com o objectivo de criar uma harmonia com a envolvente acentuando também a sua relação entre o antigo e o moderno.

Repare no detalhe quase milimétrico do desenho do pavimento. O local onde a parede toca no chão é fortemente assinalado através de uma lista preta. Esta marcação assinala uma nova transição ao mesmo tempo que demarca a separação de dois espaços que possuem o mesmo padrão no pavimento.

A paisagem maravilhosa

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Olhamos para o exterior e a paisagem que se revela perante os nossos olhos é realmente maravilhosa. O antigo complexo agrícola abre-se para um prado verdejante e infinito que nos transmite uma sensação de relaxamento e descontracção total.

Veja como os diferentes materiais e cores se unem e conjugam criando uma composição moderna e harmoniosa.

Enquadramentos mágicos

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

Estas imagens já nos provaram como este espaço é de facto especial e único, em parte isso deve-se também à utilização do mosaico com um padrão tradicionalmente português. É um grande orgulho vermos o melhor do nosso país lá fora, caracterizando espaços e lugares distintos.

Gostou destes detalhes portugueses? Então certamente irá adorar este livro de ideias com 10 fantásticos tipos de azulejos perfeitos para a sua casa-de-banho!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista