11 casas espetaculares com telhado de quatro águas

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Tanita II G2 - nowoczesny dom, który uwodzi przytulnością! , Pracownia Projektowa ARCHIPELAG Pracownia Projektowa ARCHIPELAG Casas familiares
Loading admin actions …

telhado é uma estrutura fundamental para qualquer edifício, pois é o que garante a proteção contra as intempéries e, portanto, o conforto dos usuários. Os tipos de telhado variam quanto à forma, ao estilo, à estrutura e aos materiais da cobertura. Um dos tipos de cobertura mais comum e largamente empregado em construções residenciais no Brasil é o telhado de quatro águas que conforme sua denominação é composto de quatro planos inclinados. Os planos que cobrem os lados e apoiam-se sobre as paredes laterais são denominados de águas mestras, geralmente os reconhecemos pela sua forma trapezoidal. Os planos que cobrem os lados frontal e posterior e apoiam-se sobre as paredes frontais e inferiores são denominados de tacaniças, que possuem forma triangular.   

Neste artigo apresentamos 11 residências incríveis com telhados de quatro águas, de diferentes configurações, formas e estilos, mas que se destacam pela harmonia do conjunto arquitetônico e pela estética do telhado de quatro águas, uma tipologia tradicional, mas que combina com qualquer estilo de edificação. Se você está pensando em construir, inspire-se nestes modelos extraordinários de casas com telhado de quatro águas, ou duas águas mestras e duas tacaniças.

1 – Casa térrea tradicional

O telhado de quatro águas é uma tipologia consagrada, que nos remete imediatamente à ideia de casa. Quando vemos uma cobertura de planos inclinados e telhas cerâmicas, associamos esta imagem a ideia de lar. Por esta razão este tipo de telhado é o mais empregado na construção de casas. É o peso e a confiança na tradição, que se justifica pelo ótimo desempenho desta cobertura, em termos de segurança e conforto térmico. 

2 – Casa térrea de planta retangular

Em geral, visto de cima, o telhado de quatro águas possui a forma de um retângulo. Mas como mencionamos antes, visto de perspectiva, o telhado é composto de dois planos de forma trapezoidal, as águas mestras, e dois planos triangulares, as tacaniças. Neste projeto, o telhado de beirais generosos coberto de telhas cerâmicas, pintadas de preto, reforça a tipologia tradicional da edificação. Os beirais servem para proteger as paredes externas da água da chuva e as janelas e portas dos raios solares.

3 – Casa com telhado de inclinação acentuada

A inclinação do telhado é determinada pelo tipo de cobertura. A inclinação do telhado varia conforme o tipo de telha empregado, já que as telhas são em geral fixadas à estrutura da cobertura por meio de encaixes. Quanto maior a inclinação, maior a altura da cumeeira e maior o vão entre a cobertura e o forro. Telhados com inclinação acentuada possibilitam o aproveitamento deste vão como área útil. É o caso deste projeto, que abriga a área íntima no pavimento superior. 

4 – Casa sustentável com telhado tradicional

Os telhados inclinados também são uma ótima alternativa para quem se preocupa com a sustentabilidade e com a produção de energia solar. A inclinação do telhado neste caso é determinada pelo ângulo de inclinação do sol, que varia conforme a localização geográfica. Os painéis solares são instalados diretamente sobre a cobertura. Os painéis são um toque mais moderno à edificação. 

5 – Casa moderna com telhado de quatro águas

Engana-se quem pensa que o telhado de quatro águas não combina com o estilo moderno. Como vemos neste projeto é perfeitamente possível combinar traços retos e formas horizontais com uma cobertura de planos inclinados. A cobertura desta casa não destaca apenas pela forma tradicional do telhado, mas também pela cobertura de placas de zinco, pintadas de preto.  

6 – Bangalô de madeira com telhado tradicional

Este bangalô de madeira de design moderno exibe um telhado de quatro águas de inclinação suave e coberto de telhas cerâmicas esmaltadas.

7 – Casa de campo com telhado tradicional de telhas cerâmicas

Em geral, a estrutura destes telhados de quatro águas é executada em madeira, mas é possível empregar outros materiais tais como o aço, zinco, alumínio ou bambu, materiais leves e resistentes. O tipo de cobertura também pode variar, telhas cerâmicas, fibrocimento, concreto, PVC, vidro, fibra de vidro, shingle e ecológica são os mais comuns.

8 – Vila de estilo francês e telhado tradicional

Esta casa de tijolinhos à vista exibe também um telhado de quatro águas com telhas cerâmicas de cor preta. A tipologia tradicional do telhado é reforçada pelas duas chaminés e pelas janelas na cobertura, que realçam o estilo francês a simetria da edificação.

9 – Residência de dois pavimentos e telhado inclinado

Este sobrado de traços modernos se destaca também pelos generosos beirais do telhado coberto com telhas de concreto. A residência ´c composta de dois volumes com telhados independentes. A garagem possui um telhado de quatro águas e o volume principal possui um telhado de múltiplas águas. 

10 – Sobrado moderno com telhado de quatro águas

Esta casa de dois pavimentos possui plantas distintas e consequentemente telhados distintos, que se destacam pela sua forma tradicional, que contrastam com os traços e com a volumetria moderna da edificação. Esta combinação do tradicional com o moderno é um dos pontos altos desta residência. 

11 – Casa com dois telhados de quatro água

Devido à inclinação do terreno, esta residência foi organizada em diferentes níveis, resultando em uma composição com dois volumes, com telhados independentes de forma tradicional, com planos suavemente inclinados e cobertos com telhas de cimento. A cor das telhas dialogam com a paleta de cores neutras da edificação.

12. Telhado colonial 4 águas

Essa charmosa casa de praia foi desenhada com telhado colonial 4 águas, reforçando o charme do projeto. A opção do telhado 4 águas é ótima para facilitar o escoamento da água, o que é excelente até mesmo para casas 4 agua simples.

Vale sempre lembrar que esse tipo de projeto com calhas bem distribuídas é ótimo, inclusive, para reaproveitar a água da chuva, proporcionando economia e sustentabilidade.

Confira mais projetos de casas incríveis!

13. Planta de telhado

A planta telhado deve ser cuidadosamente estudada antes da execução do projeto. Afinal, é uma das partes mais caras da obra. Estude as possibilidades da casa 4 agua simples e converse com um bom arquiteto para identificar quais são as soluções que podem proporcionar economia sem comprometer a qualidade da entrega.

Telhado quatro aguas com varanda e muito mais!

Gostou das dicas sobre como implementar o telhado 4 aguas para o seu projeto? Achou lindas as opções de casas 4 aguas simples? Então vale a pena conferir também nossas dicas com 11 tipos de telhados que podem ficar ótimos em sua casa!

De quais destes telhados você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista