Viga baldrame: entenda tudo sobre a estrutura fundamental de uma casa

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
TU REFORMA EN MADRID Casas rústicas
Loading admin actions …

Se você nunca ouviu falar de viga baldrame, trata-se de uma fundação rasa, situada abaixo do nível do solo, de concreto armado, sobre a qual as paredes da residência serão erguidas. Portanto, a viga baldrame é uma estrutura fundamental para qualquer construção. Se você vai construir uma casa, certamente terá que lhe dar com os custos desta estrutura. Então é essencial saber um pouco mais sobre esta estrutura. Nem todas as pessoas estão familiarizadas com estes termos técnicos, mas é importante conhecê-los, caso contrário você se sentirá muito perdido no acompanhamento da sua obra.  

Neste artigo preparamos um guia prático com informações sobre a execução de vigas baldrames, para ajudar você que vai construir e deseja acompanhar a execução da sua obra e participar de forma mais ativa. Confira as informações e dicas a seguir e siga de perto a construção da sua casa.      

1 – O início de uma obra: demarcações

Quem compra uma casa pronta não consegue imaginar a complexidade de uma obra, que envolve diversas etapas. O início de toda obra é a demarcação das vigas baldrames, das fundações e dos pilares. Isto significa desenhar no terreno o perímetro da residência e a posição das fundações e dos pilares. 

Todo este trabalho de demarcação é feito de acordo com o projeto estrutural. Você que deseja acompanhar a execução da sua obra, confira se a demarcação das vigas baldrames e da estrutura conferem com o projeto estrutural, fornecido pelo engenheiro civil ou arquiteto.   

2 – ​Preparação da viga baldrame

Após a demarcação das vigas no terreno é feito a escavação no solo para o início dos trabalhos. Existem três tipos de vigas baldrames, a viga executada in loco, concreta no local, a viga pré-moldada, que já vem pronta e é instalada e encaixada diretamente nas valas previamente cavadas, e a viga de blocos de concreto, composta de blocos em forma de U, que são posteriormente preenchidos com concreto. 

A próxima etapa é colocação das formas, feitas de tábuas de madeira, e a colocação das armaduras de aço. Neste ponto, a forma está pronta para ser concretada. Mas antes da concretagem, certifique-se de que as armaduras obedecem uma distância de pelo menos 2 a 3 cm das tábuas de madeira, o que pode é garantido com espaçadores. Isto garante que a armadura de aço não fique exposta e sujeita à oxidação, que pode comprometer a estrutura. 

3 – Concretagem e cura das vigas baldrames

Nesta imagem já visualizamos a viga executada e curada, após o período de secagem. A concretagem da viga baldrame é uma fase crucial da obra e devem ser tomados diversos cuidados com a proteção do local e com a cura do concreto. Evite concretar as vigas nos dias chuvosos e proteja as formas. O concreto deve ter a resistência indicada no projeto estrutural. O concreto poderá ser fornecido por uma empresa, concreto usinado, ou produzido no local por uma betoneira. O concreto usinado é entregue com dia e hora marcados. Portanto, o canteiro de obra deve estar preparado para receber o concreto, que tem um tempo curto de cura.

4 – Para que serve uma viga baldrame?

Em construções menores o uso da viga baldrame pode ser substituído por uma outra estrutura, a laje de contrapiso. Uma laje concretada diretamente sobre o piso, que forma uma área concretada com a mesma área da edificação. Neste caso, ao invés das paredes se erguerem sobre as vigas baldrames, elas são erguidas diretamente sobre a laje. Mas na maior parte das obras, de médio e grande porte, é necessário a execução das vigas baldrames. 

Elas desempenham um papel fundamental, transportando todas as cargas do telhado, da laje e das paredes para o solo. Todas as cargas são despejadas nas vigas e posteriormente para o solo. É comum o surgimento de rachaduras ou o afundamento do piso ou da laje do pavimento térreo, devido à ausência ou falhas na execução das vigas baldrames.

5 – Paredes sendo edificadas

Fulham, London - rear extension, loft conversion and entire house renovation including inserting swimming pool Zebra Property Group
Zebra Property Group

Fulham, London – rear extension, loft conversion and entire house renovation including inserting swimming pool

Zebra Property Group

Nesta imagem, vemos a edificação de uma parede de tijolos à vista, edificada justamente sobre a viga baldrame. Lembre-se de que as vigas baldrames não dispensam a execução das fundações e dos pilares. As vigas baldrames é um componente do sistema estrutural. Em geral, todas as paredes são edificadas sobre vigas baldrames, inclusive as paredes internas. Existem canaletas pré-fabricadas que substituem o uso de formas de madeira. 

6 – Paredes do pavimento térreo prontas

Nesta imagem já podemos ver partes da parede e alguns pilares já edificados, com os devidos arranques, para a construção do pavimento superior. As vigas baldrames, sobre as quais as paredes foram construídas, já foram cobertas pela terra. Quando a construção está em fase adiantada ou quando a obra está concluída, não visualizamos mais as vigas baldrames. 

Uma dica importantíssima é a impermeabilização das vigas baldrames, para evitar o surgimento de patologias como excesso de umidade, mofo, bolhas e descascamento da pintura, desprendimento do reboco e do revestimento.  

Você gostaria de ver mais guias como este?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!