10 ideias para salas de jantar pequenas

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

A sala de jantar é um dos espaços mais nobres dentro de uma residência. Espaço privilegiado dentro do ambiente familiar, a sala de jantar está a cada dia mais integrada às chamadas cozinhas americanas. Em residências com pequenas dimensões, as salas de jantar podem se tornar um elemento de charme e estilo dentro do projeto de design.

Assim como outros cômodos da residência, a sala de jantar deve traduzir o estilo de vida dos moradores e sua personalidade. Assim, os modelos de sala de jantar, mesas e cadeiras, podem variar do despojado ao sofisticado, do elegante ao descontraído. Do simples ao luxuoso. Basta saber exatamente aonde se quer chegar.

Neste artigo da homify, veremos alguns modelos notáveis de salas de jantar projetadas para ambientes reduzidos. O espaço até pode ser pequeno, mas a qualidade é imensurável. Delicie-se.

Invisível

Neste ambiente que respira e transpira criatividade e cultura, nada melhor que uma sala de jantar invisível. A força do papel de parede estampado com letras do alfabeto, a genial combinação do preto e do branco presente neste ambiente transforma essa sala de jantar em um autêntico happening. As mesas e cadeiras transparentes, além de modernas e ousadas, ajudam a manter a sensação de inquietude causada por um projeto de design que não tem medo de ir além e pensar fora da casinha. Para fechar: reparem nos vasos em vidro verde que ocupam o canto da sala.

Informalidade

Salas de jantar industriais por homify

O espaço descontraído brinca com diversos elementos, como as cabeças de animais nas paredes, a bicicleta, o toca-discos e a curiosa poltrona verde. Neste espaço tão compacto quanto simpático, a sala de jantar surge de forma natural, compartilhando da luz que vem das janelas que se abrem para a varanda. Num projeto que se define pela variedade, a parede de tijolos oferece uma sensação de informalidade, o que as cadeiras e a mesa de design despojado ajuda a confirmar.

Simpática

Salas de jantar modernas por homify
homify

Comedor

homify

Mais um projeto que privilegia o planejamento de um espaço reduzido. O quarto encontra-se separado da cozinha apenas por um painel de madeira. O design investiu em tons claros para paredes e móveis, enquanto o piso tradicional oferece o contraste necessários. A pequena sala de jantar fica exatamente no meio do caminho, como uma solução eficiente e simpática para um ambiente que é tão pequeno mas ao mesmo tempo tão acolhedor.

Azul

Um ambiente elegante e sóbrio. O azul da estante complementa-se com os tons neutros dos móveis e da parede, na qual dois quadros solitários marcam sua presença. A pequena sala de jantar com mesa de tampo de madeira funciona como um complemento à sala de estar, oferecendo uma solução prática e eficiente. O tapete de estampa colorida e a mesa de centro completam esse conjunto que prima pela sutileza. Vale uma olhada ainda na bela luminária e na combinação de claro e escuro das almofadas, sempre em busca do equilíbrio e da elegância.

Pendente

Esta bela sala de jantar projetada pela arquiteta Angela Medrado, do Rio de Janeiro, segue a proposta de trabalho definida para este apartamento em São Conrado: trabalhar com mobiliário neutro para harmonizar com a mobília antiga herdada pela família. Aqui, temos elementos novos como o curioso pendente dourado e o aparador discreto na parede. Quadros contemporâneos completam a decoração da parede, criando um ambiente perfeito para esta sala de jantar mais tradicional, com estilo que referencia os anos 60 e 70. As luzes de led no teto suavizam a iluminação e criam uma sensação de familiaridade.

Amarelo

Loft 448: Salas de jantar modernas por Bruno Rubiano

Mais um loft moderno: aqui temos uma sala de jantar que se integra à cozinha com inteligência, no melhor estilo gourmet. Os detalhes da decoração trazem um requinte imediato a este ambiente, ressaltados pelos móveis em tons amarelo vivo da cozinha, que pode ser isolada da sala por meio de portas de correr de vidro. A mesa de tampo pesado, aliado ao design estiloso das cadeiras, às luminárias que pendem do teto, ao piso de madeira, à parede de tijolos e aos painéis em preto estabelecem um conjunto tão sofisticado quanto empolgante.

Sítio

Cozinha e copa integradas: Salas de jantar modernas por Patrícia Alvarenga
Patrícia Alvarenga

Cozinha e copa integradas

Patrícia Alvarenga

Um espaço perfeito para um fim de semana perfeito. Esta sala de jantar localiza-se em um sítio da região de Ipatinga, em São Paulo. Trata-se de uma composição aconchegante, seja pela integração com a cozinha como pelo simpático papel de parede com estampas em tom pastel. A toada de graciosidade do ambiente continua com os tons leves das paredes e do piso. A mesa de jantar, ainda que pequena, é perfeita para acomodar família e amigos para um fim de semana de diversão. O toque criativo do design vai para as luminárias de formas e estilos diferentes acima da mesa.

Arte

Neste espaço de inspiração moderna, a sala de jantar parece mais uma instalação artística, graças ao design minucioso de suas cadeiras e da mesa, cujas base é formada por hastes de metal entrelaçadas. O belo quadro na parede confirma esse viés artístico, assim como o aparador de metal próximo à janela. As instalações elétricas à vista, a construção antiga e o piso de madeira até sugerem um certo formalismo, mas essa impressão momentânea logo se dissipa, graças a um projeto tão inovador quanto ousado.

Tijolos

Salas de estar minimalistas por ELIX

Mais um pequeno espaço aproveitado de forma inteligente e criativa. Para começar, paredes e teto com tijolos entregam um ambiente supostamente rústico, ao mesmo tempo em que o mobiliário moderno joga o tempo todo com a sofisticação. A bela poltrona vermelha faz o contraponto visual que equilibra essas duas tendências. A sala de jantar chega com uma mesa pequena, quadrada, apenas para quatro pessoas, é um elemento delicado em toda essa composição forte. O destaque vai também para as luminárias posicionadas no teto e para a suavidade da iluminação que chega através das persianas.

Compacto

Experiências inesquecíveis em termos de estética podem ser obtidas até mesmo nos menores ambientes. Esta prática, sofisticada e eficiente sala de jantar é completamente integrada com a cozinha. A mobilidade é garantida por meio de móveis planejados. A iluminação é planejada com precisão, os detalhes em amarelo e preto e a luminária de toque contemporâneo transformam este pequeno ambiente em um jovem clássico.

O que achou das salas de jantar mostradas neste artigo? Algumas delas combina com sua residência? Conte para a gente, mande sua mensagem ou dúvida ...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!