Como fazer uma vela em casa sem usar parafina

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
homify
Loading admin actions …

Vela é um item simples, mas, por alguma razão, acender uma pode fazer nós nos sentirmos em um lugar mais luxuoso, digno de um projeto realizado por nossos talentosos designer de interiores. Talvez seja o cheiro, ou o seu brilho romântico, mas nós estamos todos encantados por uma vela bonita e com um cheiro delicioso.

É por isso que a seção Faça Você Mesmo do homify de hoje vai mostrar como fazer uma vela sem parafina. Ela dura aproximadamente 40 horas e vai deixar sua casa mais cheirosa!

O que você precisa: 

• Pote

• Gordura Vegetal 

• Giz de cera

• Óleo essencial 

• Barbante 

• Tesoura 

• Porcas  

• Palito de sorvete

1. Limpe e seque um potinho para comportar a vela

É um projeto muito fácil. Prepare um recipiente de acordo com o seu gosto e tenha certeza que os interiores estão limpos.  Passe um papel toalha no interior para secar e vitar que tenha manchas em sua vela, e estará pronto. Um pote com uma abertura grande é o mais recomendado!

2. Encha o pote com gordura vegetal e deixe, aproximadamente, um dedo de espaço no topo

Coloque a gordura vegetal, até o topo. Fique tranquilo, ele vai derreter e o volume vai diminuir um pouco, então, não vai espirrar se você não ultrapassar o topo. Coloque no micro-ondas por aproximadamente dois minutos.

3. Coloque o recipiente no micro-ondas por dois minutos para derreter a gordura vegetal

Como você pode ver, o volume diminui um pouco. Se ficar pouco, coloque mais um pouco de gordura vegetal e coloque de volta no micro-ondas. Tire o recipiente com cuidado, estará muito quente, e mexa com um palito de madeira.

4. Derreta os gizes de cera no micro-ondas

Escolha sua cor favorita de gizes de cera (escolhemos o vermelho por ser mais festivo), quebre eles um pouco e os deixem derreter no micro-ondas. Cada giz precisa de um tempo diferente para derreter, então aqueça por cerca de 2 ou 3 minutos por vez e cheque o progresso.

5. Coloque os gizes derretidos no pote e misture para colorir a vela

Coloque os gizes derretidos na gordura derrretida e mexa.

(Opcional) Adicione uma colher de chá de óleo essencial

Gosta de velas perfumadas? Nós também!

Coloque uma colher de chá de óleo essencial de seu aroma favorito (nós escolhemos o de maçã) e mexa novamente, até que tudo esteja bem misturado.

6. Corte aproximadamente 30 cm e amarre uma das pontas em uma porca

Prepare o pavio. Você não precisa de um fio especial para isso, pode ser qualquer um feito 100% de algodão, caso contrário, ela não vai queimar de forma correta. Para fixar o fio no fundo do pote, você pode prender o fio em uma porca hexagonal. Na verdade pode ser qualquer coisa com peso suficiente que impeça o barbante de flutuar.

7. Coloque a porca no centro do pote e envolva o barbante no palito para fazer o pavio

Envolva a outra parte do fio e um palito de madeira (pode ser o mesmo que usou para mexer) para manter o fio esticado enquanto a vela está endurecendo. Espere até que esfrie um pouco e coloque-a no freezer por uma hora

8. Congele por uma hora

Depois de esfriar um pouco, coloque no freezer por uma hora. Depois disso, sua vela estará quase pronta! Simplesmente corte o fio mais curto, mas do tamanho suficiente para o fio acender.

9. Corte o barbante e decore sua nova vela!

Nós amamos a natureza, então usamos materiais que estão por aí, especialment no jardim. Algumas folhas de pinheiro fresca e o mesmo barbante usado para o pavio podem servir maravilhosamente bem. Simplesmente amarre e decore com flores secas, pinhas ou até mesmo uma simples fita. Será lindo!

10. Acenda-a e aproveite!

Agora vem a melhor parte: sente e aproveite a fragrância luxuosa e calmante. Acenda-a de forma fácil e relaxe deus músculos cansados

Como fazer vela perfumada

Agora que você aprendeu sobre como fazer vela, é hora de aprender sobre como fazer vela perfumada. A dica sobre como fazer velas aromáticas é simples: depois da etapa 5, ao adicionar o giz ou a parafina para colorir a vela, basta pingar algumas gotas da sua essência preferida e misturar bem!

Depois é só continuar seguindo o passo a passo e você terá uma vele perfumando o seu quarto, a sua sala ou qualquer outro ambiente do seu lar!

Qual deve ser o tamanho do pavio de vela?

Escolha o tamanho do pavio de vela de acordo com o tamanho da vela que deseja. O mais importante é que ele seja feito de barbante para que queime lentamente. Os barbantes podem ser simples e são encontrados em lojas de armarinhos. Na dúvida, sobre o que é parafina, opte por giz de cera colorido. Dessa maneira, você aprende como fazer vela, escolhe os elementos certos e economiza muito mais.


Aprendeu sobre como fazer vela? Confira muito mais dicas!

Agora que você já sabe como fazer vela simples e como fazer vela perfumada, siga se inspirando com nossas ideias simples e lindas para decorar o seu lar. Confira agora mesmo a nossa lista com 11 dicas para ter uma decoração linda na sua sala de estar e comece a colocar a mão na massa!

O que achou da ideia?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!