Uma casa de praia minimalista!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A primavera já chegou, mas em muitos lugares do Brasil o clima já é de verão e as altas temperaturas, claro, são um convite irrecusável para curtir uns dias na praia. Não há lugar mais adequado e revigorante do que a praia, especialmente nestes dias de calor intenso e temperaturas aviltantes. Quem é que não se sente mais relaxado e satisfeito quando coloca os pés na areia e sente o carinho das ondas quebrando na areia e lavando os pés? Nesta hora, o calor qualquer mal humor e sensação de mal-estar desaparecem levados pelas ondas que recuam para o mar e retomam seu ciclo incessante. Claro, além destes prazeres, é necessário também dispor de um abrigo confortável e aconchegante para garantir o conforto da família e dos amigos. A casa de praia é o lugar ideal para reunir a família e amigos nos dias mais quentes para compartilhar momentos de descanso, descontração e lazer. 

Hoje apresentamos o projeto de uma casa de praia, projetada pelo estúdio Tweedie + Pasquali, situada na praia de Atlântida, no município de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. O projeto apresenta traços incontestavelmente minimalistas, com uma estética que valoriza as formas simples e geométricas, as superfícies brancas e as texturas naturais dos materiais e mobiliário. O projeto também priorizou a integração dos ambientes sociais, de modo a torná-los mais confortáveis e estimular o contato e o convívio social.         

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto minimalista, com ambientes com toques rústicos na decoração que deram mais personalidade e uma sensação prazerosa de aconchego e conforto. 

Fachada principal

A residência possui linhas contemporâneas e as formas puras e superfícies depuradas evidenciam a estética minimalista. De acordo com as autoras do projeto, o conceito volumétrico da casa é de um cubo prismático branco como corpo principal e caixas de concreto adicionadas nas fachadas. O volume na fachada principal é suspenso, criando uma varanda, no pavimento superior, e um estacionamento, no pavimento térreo. O contraste entre as superfícies brancas,  o concreto e o vidro reforçam o caráter contemporâneo e minimalista do projeto, que buscou valorizar as formas, texturas e cores naturais dos materiais.  

Projeto de interiores

A linguagem arquitetônica minimalista e contemporânea da fachada é a mesma empregada no projeto de interiores, o que garante a unidade e harmonia do conjunto. O conceito principal do projeto é a integração espacial dos ambientes. Além disto, o projeto de interiores foi pensado juntamente com o projeto arquitetônico, seguindo as mesmas linhas e cores. Os principais revestimentos utilizados foram o piso amadeirado, a marcenaria em laca branca e em pinus jateado, sendo que a escolha dos acabamentos foi pensada de modo a garantir a fácil manutenção. 

Para obter mais informações sobre projetos de interiores fantásticos, leia este artigo.

Mobiliário de madeira

Como mencionado, os elementos em marcenaria são presença marcante no projeto de interiores. Na sala de estar um aparador de madeira natural dá um toque rústico ao ambiente, cujo piso de madeira realça a sensação de conforto e a atmosfera aconchegante de casa de praia. O aparador, no qual o sofá se encaixa, delimita o espaço da sala de TV e serve como apoio para diversos objetos decorativos, que incrementam a decoração do ambiente.    

Living room

A sala de estar com pé-direito duplo é o centro de integração da casa, possuindo amplos planos envidraçados, voltados tanto para a frente como para os fundos do terreno. A lareira é um elemento de destaque no plano de vidro que inunda o ambiente com a luz natural. A escada dentada, revestida de mármore conecta o térreo com o mezanino, que distribui para a varanda superior e área íntima e também serve como objeto decorativo, devido a nobreza e graciosidade do seu revestimento. As luminárias com pendentes Mamma Down na sala de jantar e o Mamma Up no pé-direito duplo são usados em diferentes tamanhos e são elementos de destaque.

Sala de estar

O predomínio das superfícies brancas contribuem para reforçar a estética minimalista da decoração e o contraste com os elementos em madeira, piso e mobiliário. Além disto, os grandes planos envidraçados e as varandas permitem a integração dos espaços internos com o espaço exterior, dando uma ideia de continuidade e aproveitando de forma mais eficiente a luz e a ventilação naturais.

Mais informações sobre sala de estar, você encontra aqui.

Sala de jantar

A sala de jantar é composta de mesa de jantar de madeira de estilo rústico, de conjunto de cadeiras Panton, desenhadas por Vermer Panton, em 1957, em forma de S, feitas de termoplástico na cor branca, e de um aparador de madeira com acabamento em laca, também na cor branca, além do pendente Mamma Down, que evidenciam a elegância e a sofisticação do ambiente. Uma ampla porta de correr de vidro garante a integração da sala de jantar com o espaço exterior, tornando o ambiente mais agradável.

Cozinha

Na cozinha a escolha dos materiais de acabamento priorizou a funcionalidade e a facilidade de limpeza e manutenção, predominando as cores neutras das superfícies. A cozinha possui armários planejados em laca branca, bancada de granito, na cor bege, e piso amadeirado, que conferem personalidade e elegância ao ambiente.

Varanda

Em uma casa de praia não podem faltar certos ambientes, como a varanda. Neste projeto, a varanda tem um papel fundamental não apenas no programa de necessidades como na volumetria da fachada posterior, sendo composta de um pórtico de concreto, que abriga a varanda e que serve também de sacada para o quarto situado no pavimento superior. A varanda se integra com o living room e com o jardim, situado na parte posterior da residência. O mobiliário de madeira e as almofadas coloridas dão um toque rústico e despojado ao ambiente. Ao lado, o espaço do deck de madeira serve como espaço de estar a céu aberto.

Um dos elementos mais marcantes da residência é o volume de concreto, que compõe a fachada principal. Este volume serve de cobertura para o terraço, no pavimento superior, e seu rasgo permite a incidência do sol. O terraço é integrado ao dormitório por meio de uma ampla abertura envidraçada e serve como espaço íntimo de estar, solário e proporciona aos moradores vistas privilegiadas para o mar. Na fachada posterior (foto anterior) um pórtico de concreto, que abriga a varanda no pavimento térreo, serve de terraço para outro dormitório, protegido por guarda-corpo de vidro.

Qual o estilo de decoração perfeito para uma casa de praia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!