Como aplicar Feng Shui no hall de entrada

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O hall de entrada da sua casa é um lugar importantíssimo, mas geralmente negligenciado, como se o fato de ser um local de passagem fizesse dele um ambiente de pouca interesse. Quem conhece minimamente o Feng Shui, a milenar arte chinesa de harmonização de ambientes,  sabe que não há cantinho da casa que não tenha importância para o bem-estar da família que vive ali.

A porta de entrada é um canal por onde entra energia da rua, muitas vezes negativas. Para neutralizar os seus efeitos, existem vários procedimentos que podem ser aplicados a esse espaço, seja ele grande ou pequeno, transmutando energias hostis em energias benéficas.

A seguir, vamos aprender a utilizar os princípios básicos do Feng Shui para o hall de entrada e ter sempre uma recepção pura e fresca, voltada ao equilíbrio de todo o mapa de energia da casa.. 

Tenha energia Feng Shui fresca todos os dias pelo ar e pela luz

É imprescindível que a energia Feng Shui seja renovada todos os dias pela ventilação intensa do espaço e também pela entrada farta de luz natural no mesmo local. Adquira o hábito de deixar a porta aberta para que o ar e a luz natural possam entrar e circular no hall de entrada. Portas com molduras em ferro forjado ajudam bastante nessa tarefa, além de fazer um belo efeito. Mas não é preciso deixar tudo aberto o dia todo: uma horinha por dia é o suficiente para a circulação do ar e da luz que revigoram o ambiente.

Tenha um jardim de flores não importa o quanto ele seja pequeno

Corredores e halls de entrada  por Such & Such
Such & Such

Circles in Red & Blue

Such & Such

Na entrada da casa, vale muito a pena ter um jardim florido para segurar as energias que vêm como flechas das ruas, especialmente se há uma rua que dá diretamente na casa. Do lado de dentro, também convèm vasos floridos, que têm a mesma função e, ainda por cima, embeleza, dá vida e cor ao espaço. Nada mais agradável do que um belo arranjo de flores logo na entrada da casa, convidando à alegria e ao bem estar. Procure ter flores em tons suaves, pois os tons mais vibrantes têm a energia do fogo e pode acelerar a energia do ambiente. Você também pode fazer belas composições com quadros pendurados no local, reforçando as energias positivas.

Aplique as cores do Feng Shui

A paleta de cores do Feng Shui é muito variada e tem relação com os propósitos que se têm em mente. Essas cores estão relacionados com os elementos da natureza, como fogo, água, terra, ar e metal. No caso do hall de entrada, as cores devem trazer paz e harmonia, por isso cores suaves como azul claro, verde claro, rosa claro e violeta claro são muito indicados. O cinza e o branco (não o branco total) também podem ser utilizados, pois trazem clareza e precisão. Essas cores podem estar nas paredes, mas também nos objetos decorativos, cerâmicas e até quadros. O importante é que a suavidade seja mantida em todo o ambiente, estimulando a serenidade e a tranquilidade.

Coloque itens de Feng Shui em pontos importantes

Pelo Feng Shui, o hall de entrada deve receber vários itens importantes para deixar o espaço harmonizado. Como essa arte milenar chinesa preza a simetria, é sempre aconselhável dispor dois abajures, dois vasos de flores ou duas pequenas esculturas sobre um aparador de linhas retas ou simples. Quadros também são importantes e podem enfeitar o espaço, como no projeto de Adriana Leal Interiores (a imagem é de Alexandre Thomazini). Outro elemento de grande importância é o espelho que deve ser colocado sobre o aparador. O espelho tem a propriedade de rebater energias negativas e, por isso, aconselhado. Porém, cada cômodo não deve ter mais do que um, pois um reflete o outro e atrapalha o fluxo de energia. Também recomendados são uma boa iluminação, um vaso de lírio da paz, um aquário com pedras e um difusor aromático. O aquário com pedras, fácil de ser encontrado, tem a vantagem de eliminar maus fluidos, deixando só a energia benéfica.

Troque a porta da frente da casa

Se a porta da frente da sua casa dá diretamente na rua, o mais aconselhável é ter uma porta inteiriça de madeira, sem portinhas nem janelas que permitam entrar energias negativas. Isso é ainda mais verdadeiro quando a sua porta dá exatamente de frente a uma rua, pois ela recebe frontalmente a energia contida em algo chamado flecha envenenada, que é um golpe muito forte de energia. Se você tem um jardim ocultando a porta de entrada, já é possível ter portas mais delicadas, de vidro ou com bordas envidraçadas. Mas uma coisa interessante também é trocar a porta da casa quando se mudar para ela, a fim de evitar a energia acumulada na porta anterior.

Estude o mapa de energia do espaço

O mais correto, no que diz respeito ao Feng Shui, é aplicar o instrumento básico dele, o baguá, a toda a caso. Isso se faz alinhando o norte do baguá ao norte da planta da casa. O baguá é dividido em áreas complementares – dinheiro que se complementa com sucesso, por exemplo, ou relacionamento e casamento que se complementam com educação e espiritualidade. Cada parte da casa corresponde a esses setores e, até, cada cômodo, tem sua contrapartida dessas áreas mais amplas e importantes da vida. De modo geral, cada cômodo vai corresponder a uma aspiração e é preciso observar as condições do cômodo para avaliar se tem elementos que impedem aquela aspiração de ocorrer. Pode ser uma parede transversal, uma coluna, uma janela, uma área de serviço. É muito comum a área da prosperidade cair justamente no banheiro, o que significa que o dinheiro escapa por ali. O Feng Shui prevê então formas de curar esses espaços, mas pode ser que não haja solução e o melhor mesmo é mudar de casa. Portanto, não seja superficial e estude o mapa de energia da sua casa, de preferência com um profissional que pode orientá-lo a neutralizar pontos problemáticos e incrementar pontos bem localizados. Para outras dicas sobre Feng Shui, leia este artigo..  

Qual  técnica de Feng Shui funcionou para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!