Casas modernas por NOEM

Tudo o que você precisa saber antes de construir sua casa pré-fabricada

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ainda que elas estejam cada vez mais na moda, convém definir em primeiro lugar o que é uma casa pré-fabricada. Estas habitações são construídas a partir de módulos, que implicam na fabricação de componentes que são entregues todos de uma só vez no local de construção. A partir do encaixe desses módulos, a casa ganhará estrutura para abrigar confortavelmente um grupo de pessoas, que podem ser de uma família pequena ou grande. 

A popularização destas casas está associada, principalmente, pelas vantagens que representam quanto ao custos de operação e mão de obra. Contudo, mesmo se apresentando como uma maneira versátil e fascinante, é muito importante ter atenção em cada detalhe desta opção para que a ideia represente um êxito. 

Por isso, se em alguma ocasião você fez perguntas a si mesmo sobre casas pré-fabricadas, este é o momento perfeito de encontrar respostas e ainda apreciar lindos trabalhos de nossos profissionais.

Siga conosco e confira!

O que é casa pré-fabricada

Casa Granada: Casas pré-fabricadas  por Estúdio HAA!
Estúdio HAA!

Casa Granada

Estúdio HAA!

As casas pré-fabricadas são construídas a partir de modelos produzidos com módulos produzidos em escala industrial. A construção dessas casas é feita de maneira mais fácil e rápida quando comparado a casas de alvenaria. 

Com a facilidade de produção, as peças também são relativamente entregues rápido, o que acelera a entrega da obra e reduz custos com mão de obra ou desperdícios. 

As casas pré-fabricadas podem ser construídas com madeira, concreto ou aço, sendo possível até mesmo casas feitas com container. Quanto ao tipo de arquitetura realizada com casas pré-fabricas, estão casas residenciais, galpões e até mesmo prédios de poucos andares. 

Como licenciar uma casa pré-fabricada

Embora sejam mais fáceis de serem construídas, as casas pré-fabricadas precisam passar por todos os processos burocráticos que as casas de alvenaria comum. Ou seja, considere estudos topográficos e demais documentos exigidos pela prefeitura local e cartórios. 

Além disso, é necessário contar com um responsável técnico pela obra, podendo ser um engenheiro, um arquiteto ou outro profissional que possa assinar a responsabilidade pelo acompanhamento da obra. Esse profissional deverá elaborar o projeto de acordo com o tipo de casa a ser construída, além de acompanhar a obra. 

Resumindo, esse tipo de casa é uma excelente alternativa para quem deseja obras mais rápidas e com baixo custo, desde que um bom fornecedor seja encontrado. 

1. Configuração da casa

Os módulos das casas pré-fabricadas podem ser colocados de muitas formas: lado a lado, de extremo ou simplesmente empilhados. Isto permite a personalização da configuração e estilo destes tipos de casas. Esta é uma boa resposta, por exemplo, quanto às possibilidades com uma casa modular. Embora muitas pessoas acreditem que exista apenas um tipo de desenho, as opções são muitas! Com a utilização de materiais de qualidade e uma boa equipe de profissionais, a finalização poderá ocorrer em apenas algumas semanas. 

2. Vantagens de uma casa modular

Os módulos das casas pré-fabricadas passam por um rigoroso controle de qualidade que garante conforto térmico e acústico para o interior da casa. Seus recursos são recicláveis, altamente sustentáveis e seus módulos podem ser modificados ou complementados conforme a necessidade das famílias quanto a ampliação ou remodelação estética.

3. Desvantagens das casas modulares

Entre as principais restrições das casas pré-fabricadas, está o custo com o transporte, principalmente para construções com módulos muito grandes. Outro ponto importante é quanto à qualidade dos materiais dos módulos. É fundamental buscar a origem e procedência das peças para evitar grandes transtornos com o passar do tempo. 

4. Vida útil

Embora muitas pessoas sintam desconfiança, a vida útil das casas pré-fabricadas pode chegar a 60 anos. Para isso, claro, é fundamental contar com materiais de excelente procedência. Questões variáveis, como o clima e os tipos de materiais utilizados interferem diretamente neste prazo.

5. Desenhos variados

Casas modernas por NOEM

As possibilidades com os tipos e estilos de casas pré-fabricadas, são muitas. Nisto, influencia o tipo do terreno, o tamanho da família, os tipos de materiais e as preferências da família proprietária. 

Neste exemplo, o desenho minimalista ficou incrivelmente lindo para valorizar o estilo moderno em uma delicada casa pré-fabricada.

6. Custos

Casas pré-fabricadas  por Casas Cube
Casas Cube

Cube Basic de 50 m2

Casas Cube

Será que uma casa pré-fabricada é mais barata do que uma casa em alvenaria? A resposta é sim. De maneira geral, esses tipos de casas podem ser de 15% a 40% mais em conta. Contudo, além disso, as casas pré-fabricadas ficam prontas muito mais rápido, o que é excelente para quem deseja ter um recanto para chamar de seu o quanto antes. 

7. Ventilação

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Casa piloto Cube. Salón Comedor.

Casas Cube

A ventilação natural é uma das principais atenções no momento de comprar sua casa pré-fabricada. Neste sentido, o sistema passivehouse oferece a possibilidade de construir casas com ótimo isolamento térmico, um rigoroso controle térmico, proteção térmica e acústica, além de possibilitar o aproveitamento da energia solar.

8. Transporte e construção

O transporte dos módulos requer serviços especializados. Isto porque os módulos são entregues em diferentes tamanhos e não podem sofrer qualquer dano, já que isso poderá comprometer a estrutura do projeto. Esse transporte pode ser realizado via carreta, por meio marítimo ou de outras maneiras que garantam a plena entrega das peças. Após a chegada dos materiais, a montagem será rápida e fácil.

Arquitetos que entendem de casas pré-fabricadas

Casas pré-fabricadas  por Maqet
Maqet

Casa Modular – Fachada

Maqet

Para construir uma casa pré-fabricada perfeita, não tem segredo, tem bom senso. É preciso contar com bons profissionais para que a obra seja realmente rápida e econômica. Caso contrário, existem grandes chances de desperdícios e montagem que até mesmo comprometa a habitação. 

Por isso, sempre vale a pena consultar bons arquitetos especializados em casas pré-fabricadas. Nossa dica nesse sentido, são os incríveis profissionais que estão no homify e constroem os projetos incríveis que estão em cada uma de nossas fotos. Vale a pena usar nossa plataforma para encontrar especialistas em casas modulares e, assim, fazer o seu orçamento de forma facilitada e sem compromisso. Aproveite!

E você, gostaria de ter uma casa pré-fabricada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!