6 dicas de acabamento boleado em bancadas de mármore ou granito | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

6 dicas de acabamento boleado em bancadas de mármore ou granito

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Banheiros clássicos por Apersonal Clássico
Loading admin actions …

As pedras como o mármore e o granito são extremamente utilizadas na arquitetura desde a antiguidade, seja para conformar ambientes externos ou internos. E por ter tanta tradição no mundo das artes construtivas, desde a arquitetura até a concepção de esculturas, estes elementos podem ser aplicados e trabalhados de diferentes maneiras. Na arquitetura de interiores, são comumente encontrados em pisos, paredes e tampos de mesas ou bancadas. Geralmente vistos em cozinhas e banheiros, as pedras também ganham espaço em halls, salas de estar e áreas externas.

Antes de definir como e onde aplicar tais materiais, é interessante conhecer melhor suas propriedades e opções de acabamentos, pois estes detalhes fazem toda a diferença no produto final. Tanto o mármore quanto o granito podem receber vários tratamentos em sua superfície para ter um aspecto mais ou menos liso, podendo ser bruto, jateado, levigado, resinado, dentre outros. Tudo depende do gosto de cada cliente, estilo da casa e função a qual a pedra será submetida. Da mesma forma, há diversos cortes para as suas bordas. Especificamente, hoje vamos mostrar alguns exemplos de bordas boleadas, bastante utilizadas para dar acabamento às laterais de bancadas e degraus em arquiteturas de estilo clássico.

Venha conosco e veja como os nossos arquitetos têm aplicado o acabamento abaulado para pedras em diferentes situações!

1. Para as bancadas das cozinhas

Como já mencionamos, o mármore e o granito são muito utilizados para a construção e a decoração de cozinhas e banheiros. Isso porque estas pedras apresentam ótima durabilidade, resistência e valor estético. 

Em primeiro lugar, é importante saber um pouco da diferença entre cada uma delas. O mármore é uma rocha metamórfica compacta de textura cristalina ou colorida, composto principalmente pelo carbonato de cálcio. Sua aparência varia muito dependendo dos outros minério presentes. Já o granito, apesar de também ser uma rocha compacta e dura, conta com outros tipos de compostos, como o quartzo e a mica.

Ambos são altamente utilizados e são encontrados em diferentes cores e preços, sendo que a sua durabilidade e resistência compensam o investimento. 

2. Nas paredes, pisos e tampos

Diferente do mármore, o granito é uma pedra mais rígida e forte, possuindo uma mistura mais intensa de cores. Portanto, sua aparência pode ser mais luminosa em relação à suavidade e uniformidade do mármore. Como vemos neste projeto, o granito tem um aspecto extremamente elegante e pode ser combinado com outros materiais naturais, como a madeira. Para enfatizar suas propriedades nobres, o acabamento boleado é perfeito para as bordas e quinas, conferindo um aspecto clássico inigualável. 

3. Em banheiros

Os profissionais da arquitetura concordam que os pormenores são essenciais para a aparência final de uma obra, e isso inclui o menor dos detalhes. Aqui, o acabamento abaulado da borda é combinado com uma pequena fresta antes de começar a saia da bancada, dando um aspecto leve e sofisticado ao elemento.

4. Delicadeza

A borda boleada também pode ser utilizada nos frontões e combinadas à cortes arredondados para conferir um toque mais delicado às bancadas. Esta solução é perfeita para banheiros que seguem tanto um estilo clássico quanto romântico, principalmente para que espaços pequenos ganhem um toque acolhedor e convidativo.

5. Espessura

A espessura da pedra aplicada às bancadas é uma decisão de projeto que depende do cliente e do arquiteto, sendo mais uma questão de gosto do que técnica. Em geral, as bordas possuem cerca de 2cm de espessura e o acabamento arredondado traz mais suavidade à superfície.

6. Para ambientes externos

SPA Spa rústico por homify Rústico Pedra

Devido a sua resistência e durabilidade, o mármore e o granito também são bastante apropriados para áreas externas, podendo ficar expostos ao calor, água, altas e baixas temperaturas. Tratando-se da manutenção, para o mármore é recomendado a selagem da superfície de uma a duas vezes por anos, já o granito deve ser selado aproximadamente a cada dois anos. No entanto, tudo depende de sua utilização, por isso é importante consultar um profissional especializado para cada caso. Além disso, siga sempre as recomendações do fabricante para garantir o melhor uso a longo prazo.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!