12 cortinas modernas para lares modernos

Douglas Galan Douglas Galan
Loading admin actions …

Esconder e revelar é um jogo de mistérios próprio da alma humana. Nossa casa também tem um importante elemento que cumpre esse papel de deixar à mostra ou em total privacidade aquilo que guardamos na nossa mais profunda intimidade. Não à toa, Alfred Hitchcock, famoso cineasta britânico, explorou o tema em um de seus mais célebres filmes: Janela indiscreta. Assim, cortinas são itens mais que necessários à composição de uma decoração de interiores: tornam-se verdadeiros elementos de sedução, principalmente quando a escolha é caprichada e determinante para a sinergia do ambiente. Mais que proteger e filtrar a luz, elas são pano de fundo para tudo aquilo que acontece em sua morada. Observe a seleção e escolha aquela que mais toca o seu íntimo. 

Preto total

Dormitórios demandam ausência total de luz, em alguns momentos, para favorecer o descanso. A cortina preta de tecido mais pesado é uma boa solução para barrar totalmente a luminosidade, garantindo noites mais tranquilas. A cor, também presente nas paredes, favoreceu a formação de um estilo contemporâneo, masculino e sofisticado para o quarto. Itens amarelos pontuam e quebram a sobriedade. 

Fios negros

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014: Salas de estar ecléticas por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

O resultado do tributo a um famoso DJ e empresário da cena clubber paulistana é um espaço com conceito atual e que mistura elementos naturais esbanjando conforto. Com 77 m² de área interna e 90 m² descobertos, o Loft do DJ, criado por Gabriela Pereira para uma mostra de decoração, tem um ar de informalidade e muita personalidade. Os móveis, luminárias e outros itens de decoração pretos e sofisticados contrastam com a textura e cor de cimento do revestimento. Neste projeto, a cortina de fios é um toque à parte, cumprindo um papel de dar um pouco de privacidade e filtrar a luz, mas sem deixar de mostrar os interiores tão requintados.

Linho inusitado

Criado para uma mostra de decoração paulistana o Loft 2012, assinado pela Yamagata Arquitetura, brinca com o natural e o concreto, com o industrial e o sofisticado. A base neutra e rústica da ambientação conta com elementos brutalistas como cimento e vigas expostas;, em contraponto, incorpora texturas e toques da natureza, como fibras e até um jardim vertical. As cortinas estão inseridas neste contexto de opostos, apelando para os materiais naturais e rústicos, são feitas de linho e cobrem uma persiana de madeira. Detalhe importante: a abertura do quarto, localizado dentro de uma caixa de contêiner e voltado para a sala, também ganhou cortinas como divisória. 

Voil iluminado

O tecido na cabeceira da cama automatizada simula um tradicional dossel, dando uma releitura contemporânea para um item clássico, neste quarto de um loft futurista. Nele, as cortinas cumprem uma função mais decorativa e divisória do que de proteção. Duas faixas de voil branco foram inseridas no nicho iluminado do gesso no teto, criando um efeito muito original. À frente das divisórias de vidro que separam a área de dormitório do restante do ambiente, elas também contribuem com uma segmentação visual.

Contorno suave

Apartamento da Colecionadora: Salas de estar minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

A arte estende-se por todo este apartamento, que com o piso único em Limestone, traz a sensação de se estar em uma galeria. Obras de arte compõem a decoração e se confundem com o mobiliário elegante e minimalista, o que não deixa de ocorrer nem na varanda. Para dar mais proteção e intimismo à área, a cortina teve um papel fundamental. Em tecido leve, ela recobre todo o perímetro da área circular, criando unidade visual e tornando-se, literalmente, pano de fundo para as obras. Um lar que merece ser visto em detalhes

Cinza atraente

O loft de 105 m² está localizado na zona sul de São Paulo, em um bairro tradicionalmente residencial, com construções datadas da década de 80 e 90. Tons de cinza e madeira se fundem neste apartamento. O principal desafio foi de abrir os espaços e criar uma sensação de amplitude que conciliasse as limitações estruturais já existentes aos novos ambientes. A ideia de uma “caixa” revestida em cimento queimado em todas as superfícies, do piso ao teto e às paredes, traria um aspecto contemporâneo e clean ao projeto. Sem fugir do preceito, a cortina em um linho leve acinzentado insere-se bem no contexto.

Toque aveludado

O ambiente Estar Íntimo, criado por Viviane Loyola, apostou em um conceito que associa sofisticação e acolhimento. A tendência está presente inclusive nas cortinas, de um tecido aveludado em tom marrom, que faz boa combinação com persianas. A textura do item traça bom casamento com os veios da madeira presente em painel e móveis. Outros detalhes naturais pontuam o espaço. 

(Crédito das fotos: Marcelo Stammer)

Pano de fundo

Sala de Estar/Jantar : Salas de estar minimalistas por HAUS
HAUS

Sala de Estar/Jantar

HAUS

O tecido leve preto que se estende por toda a vasta abertura do espaço social que integra estar, jantar e até churrasqueira cria uma unidade que une os espaços. A casa de estilo contemporâneo, assinada pela Haus Arquitetura, ganhou elementos naturais, com uma importante presença da madeira – um contraste reconfortante para o uso do negro.

Privacidade para o loft

Neste projeto gringo de estilo loft, há elementos brutos (como os tijolos aparentes pintados de branco) e itens sofisticados, a exemplo dos objetos e móveis arrojados. A cartela de cores do living transita entre o preto e o branco, adotando várias nuances de cinza. A cortina grafite, leve e com pregas, torna o ambiente ainda mais moderno. 

Persiana estilizada

O cantinho dedicado ao home office é totalmente clean, boa estratégia para um ambiente tão compacto. O toque original e alegre do espaço fica por conta da cortina, de fundo branco com listras borradas de cores complementares, como amarelo, bege e cinza. 

Linho + proteção

Nesta sala de estar hiper sofisticada, nem mesmo a cortina poderia deixar de ser chique. De um linho leve e de cor acinzentada, ela se incorpora bem à mistura de elementos, como o painel de pedra vulcânica de aparência oxidada, mesa de madeira e cadeiras de design e estofado intrigantes. Um ponto favorável foi o uso de uma outra cortina branca atrás do tecido principal, ajudando a dosar a entrada de luz. 

Originalidade

Este modelo de cortina é pouco comum no Brasil, mas bem que poderia ser mais adotado! Afinal, as peças são funcionais e muito elegantes. Com articulação diferenciada e tecido leve, o conjunto permite dosar a luz, conforme as necessidades. Junto a um cantinho com bancada de refeições e também de apreciação da bela vista, elas são complementos ideais. 

Você adotaria uma cortina super transada em seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!