Salas de jantar escandinavas por SOMMERHAUS PIU

Casinha pré-fabricada de 65 m² é linda e pode ser montada em 1 dia

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O escritório Sommerhaus PIU, radicado em Berlim, na Alemanha, desenvolveu o protótipo da casa PIU 65, com estrutura pré-fabricada de madeira e 65 metros quadrados e a transportou para uma paisagem natural, à qual a casa se integra de forma harmoniosa. Ela é formada por painéis de parede, piso e teto pré-fabricados. Entregues no local, são montados em um dia. Convidamos você a conhecer e explorar o projeto, cujas imagens a seguir comprovam não apenas a qualidade material, como a plasticidade e versatilidade das construções pré-fabricadas  

Uma das principais alternativas para a redução do custo da moradia é a construção de casas pré-fabricadas e compactas, que além de exigirem menos consumo de material e menos energia na sua produção, encurtam em até 70% o tempo de construção, resultando consequentemente em menos gastos com mão-de-obra e de energia também. A maior vantagem da construção pré-fabricada é justamente a rapidez de conclusão da obra, uma vez que os elementos construtivos, estruturais e de vedação, são todos (ou em sua maioria) produzidos na fábrica e só posteriormente transportados para o local da obra para sua montagem final. Uma das poucas desvantagens é a necessidade de mão-de-obra especializada, nem sempre disponível. 

No Brasil, Paulo Mendes da Rocha, com o projeto da Casa Gerassi, concluída em 1990, em apenas algumas semanas, foi um dos pioneiros na tentativa de expansão da construção pré-fabricada e de aprimoramento da técnica. Com um déficit habitacional de aproximadamente 6 milhões de moradias, é lógico pensar que o sistema construtivo tradicional, seja pela falta de recursos, mão-de-obra e tempo, jamais conseguiria sozinho atender esta demanda significativa.

A arquitetura como toda disciplina influencia e é influenciada pela mentalidade de vanguarda de sua época. Conceitos como pré-fabricação, embora não tão recentes, não faziam parte da cultura e tradição arquitetônica, pois refletem preocupações do nosso tempo, relacionadas ao custo da construção, à redução do consumo de energia e à sustentabilidade.

​Fachada frontal

Soluções construtivas como a casa PIU 65, de autoria do arquiteto alemão Björn Götte, contribuem para abrir os caminhos para a popularização e difusão de casas pré-fabricadas. Vista de fora, ninguém imaginaria que esta casa versátil, que serve como refúgio urbano permanente, como casa de campo ou casa de férias, pode ser montada em apenas poucos dias. A fachada da residência é marcada pelo ângulo oblíquo da cobertura plana e pelas réguas dos painéis de madeira que vedam  edifício. Além do tempo recorde de construção, o projeto visou à redução máxima do consumo de energia, aplicando uma variedade de técnicas da EnEV, Portaria de Economia de Energia, para atender também as leis e regulamentos estabelecidos pelo governo alemão. Deste ponto de vista, a casa pode ser considerada eco-friendly, ou amiga do meio ambiente, por garantir o baixo consumo de energia, consideravelmente menor se comparada com as casas convencionais.

​Fachada posterior

Casas pré-fabricadas  por SOMMERHAUS PIU
SOMMERHAUS PIU

Haus mit Seeblick

SOMMERHAUS PIU

A imagem da parte posterior da residência nos evidencia a combinação de planos envidraçados e painéis de madeira. Os planos envidraçados permitem a visão panorâmica da paisagem do entorno. Apesar da qualidade e excelência da madeira que reveste o edifício, vemos também como a cobertura se prolonga para além do perímetro da casa, para protegê-lo da água da chuva e da radiação direta do sol. No perímetro inteiro da residência o projeto tratou de criar uma plataforma elevada do solo, que evita o contato da madeira com o solo, requisito técnico, e serve como uma ampla varanda ao ar livre, requisito arquitetural, para permitir ao moradores ter contato com o entorno e relaxar. O espaço pode ser incrementado com mobiliários simples, como cadeiras e mesas pequenas. 

​Terraço rústico

Casas pré-fabricadas  por SOMMERHAUS PIU
SOMMERHAUS PIU

Terrasse / Terrace

SOMMERHAUS PIU

A varanda que circunda a edificação, composta de um deck de madeira, em tom mais escuro, foi pensada como um espaço adicional, ao ar livre, e como uma extensão dos ambientes internos, permitindo a integração da casa com a paisagem natural circundante. Um degrau entre a varanda e a plataforma, com a adição de almofadas, se torna um confortável acento para a contemplação das belezas naturais do entorno. Vista de perto, percebemos que a cobertura que protege a construção pré-fabricada, é composta de um perolado, que produz um jogo de sombras intrigante nas superfícies da madeira.  

Mais informações de varandas, você encontra aqui.

Cozinha americana

Neste projeto, cada metro quadrado é otimizado. A cozinha em estilo americana, linear e integrada aos demais espaços, aproveita o espaço de circulação entre o living e um dos dormitórios como espaço de trabalho. O luz natural abundante e o piso de madeira, que se estende por toda a casa, amenizam o aspecto de corredor habitual, estreito e escuro, que aqui, além de interligar o dormitório aos demais espaços, é utilizado como espaço de trabalho da cozinha. Em dias de sol o uso da energia elétrica é dispensável como manda a cartilha das casas amigas do meio-ambiente. 

Compreendendo a planta baixa

A residência compacta possui apenas 65 metros quadrados distribuídos em sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e dois dormitórios, separados dos ambientes de ambientes de convivência. O núcleo concentra as áreas de serviços, enquanto a sala de estar e sala de jantar se integram entre si e com o espaço exterior da varanda e da paisagem natural circundante. Uma abertura em L, com portas de correr de vidro de oito metros descortinam a vista para o exterior e criam a sensação de continuidade entre interior e exterior, tornando o espaço mais confortável e aconchegante.

Para obter mais informações de como tornar sua casa mais ecológica, leia este artigo.

​Janela de vidro de cerca de 8 metros de largura na paisagem

A sala de jantar possui vistas privilegiadas e de tirar o fôlego, graças as amplas aberturas envidraçadas. Composta de mesa de jantar de madeira e cadeiras com estrutura metálica e assentos e encostos de fibras naturais, além de uma lareira rústica de aço, a sala de jantar tem realmente na natureza circundante seu maior atrativo. Claro, a lareira, além de prover o calor nos dias mais frios, dá um toque de romantismo e charme ao ambiente.

​Sala de jantar da atmosfera idílica

Além da cobertura que se estende para além do perímetro da casa, como vimos, cortinas translúcidas também contribuem para o controle da luminosidade. Desde a sala de jantar, situada próximas as aberturas da esquina da casa, é possível ter o domínio de todo o campo visual que envolve a residência. Obviamente, uma casa pré-fabricada não é sinônimo de padronização e limitação formal como podemos notar no projeto da casa PIU 65, que foi concebida com preciosismo para um lugar de natureza exuberante e idílica, tomando partido das características locais do terreno, para conceber um projeto de rápida execução, mas que dialoga com seu entorno e que otimiza o uso da energia, como uma alternativa viável para o futuro da habitação e da arquitetura, como disciplina e prática. 

Gostou do projeto? De que maneira sua casa contribui com o meio ambiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!