O jardim de inverno perfeito

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Jardins de inverno são espaços internos que permitem a interação ou integração com a natureza nas estações mais frias do ano. Por isso, eles capricham na decoração e na escolha das plantas, que precisam ser resistentes.

Em alguns lugares, como o Brasil, o jardim de inverno se confunde com a varanda e pode ser utilizado o ano inteiro, já que as temperaturas mais elevadas convidam a abrir as portas. Aqui é mais frequente o espaço ser uma extensão da casa.

Já em países com estações mais rigorosas, o jardim de inverno pode contar até mesmo com uma lareira. Outra possibilidade comum nesses lugares é o jardim de inverno como uma instalação completamente à parte da casa, buscando mesmo colocar as pessoas no centro do jardim sem o risco de passarem frio.

Nesta seleção de imagens, vamos fazer um pequeno giro por alguns países do mundo para conhecer os jardins de inverno que existem por lá; Inspire-se neles para criar o seu!

Itália em estilo contemporâneo

Jardins de inverno modernos por Le Verande srls
Le Verande srls

Tutto vetro

Le Verande srls

Este jardim de inverno italiano se destaca pelas paredes de vidro que se estendem por todo o espaço, fazendo com que a natureza externa pareça fazer parte do ambiente. O verde luxuriante serve de pano de fundo para móveis claros, como os sofás em linhas retas e com estrutura escura. A mesa de centro, escura e com um belo design de linhas curvas na parte inferior, exibe uma árvore bonsai que, em contraponto com a natureza frondosa do exterior, dá um toque bem-humorado. O piso de madeira se encarrega da sensação de aconchego.

Brasil em estilo moderno

Nesta casa na capital paulista, o jardim de inverno – cujo projeto é da CSDA Arquitetura e Interiores - procura trazer o verde exterior para dentro do espaço através das amplas janelas e portas envidraçadas. A cor branca predomina, desde o teto (com telhas de vidro) e as paredes até os móveis, como o sofá moderno e a bela mesa de centro. Detalhes em preto, presentes nas poltronas e outros móveis, assim como nas almofadas estampadas do sofá, conferem elegância ao ambiente. Embora a natureza esteja principalmente do lado de fora, dentro também há espaço para vasos com flores vibrantes, que dão um toque alegre ao jardim de inverno.

Brasil em estilo minimalista

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Já este pequeno jardim de inverno, que é uma extensão da sala de estar da casa, segue um estilo minimalista. Integrado à sala por largas vidraças, o espaço tem uma parede principal em pedra e o piso mistura concreto e seixos de rio, além de contar com uma árvore delicada e muito verde. A lateral em madeira protege a vista do exterior e o banco de madeira em linhas simples e retas convida à meditação. O conjunto passa uma atmosfera zen e é um bom ambiente para momentos de descanso e reflexão.

Argentina em estilo rústico

Este jardim de inverno na cidade de Mendoza, na Argentina, é marcado pela rusticidade das paredes com tijolos à vista e pintados com cal. Belos arcos dão passagem para dentro e para fora da casa. Como a região costuma ter temperaturas altas, o espaço pode ser mais usado como uma varanda, onde espreguiçadeiras com estrutura em madeira e tecido em tom cru são dispostas aqui e ali. Sob um caramanchão florido, uma mesa e várias cadeiras de madeira em estilo rústico compõem o local perfeito para um almoço agradável ou uma noitada animada regada ao bom vinho da região.  

Reino Unido em estilo campestre

O jardim de inverno desta grande propriedade em Leeds, no Reino Unido, é anexa à casa principal. O espaço tem portas duplas que dão para o exterior gramado, o qual, por sua vez, abre-se para os campos do entorno. O telhado de madeira e vidro é pintado de branco, enquanto a extensão de todas as paredes é tomada por janelas que prolongam a vista da natureza. No interior, um sofá e uma poltrona verde maçã – mesma cor das portas de entrada – compõem graciosamente com o sofá florido com almofadas rosa. A mesa de centro e uma banqueta são em materiais naturais e dividem espaço com alguns vasos com folhagens e flores. 

Reino Unido em estilo clássico

Jardins de inverno clássicos por Westbury Garden Rooms
Westbury Garden Rooms

Extension interior

Westbury Garden Rooms

Localizado em Suffolk, no Reino Unido, este jardim de inverno também foi construído em uma grande propriedade, junto à casa principal. As amplas portas envidraçadas, assim como as janelas que cobrem toda a extensão do espaço, dão para o jardim gramado e as demais construções. Aqui também o branco está por toda a parte, como no telhado, nas vigas aparentes, nas esquadrias das janelas e nos estofados do sofá e das poltronas em material natural. O piso claro ajuda a ampliar o ambiente ainda mais, enquanto a luminária de teto com design delicado imprime um toque sofisticado ao conjunto.

Holanda em estilo moderno

As paredes de vidro também são o destaque deste jardim de inverno na Holanda. Em estilo moderno, o espaço conta com uma bela mesa em madeira, além de cadeiras e poltronas pretas em material natural. O telhado em vidro fosco ameniza a incidência dos raios solares nos dias mais quentes, enquanto o piso em cerâmica clara ajuda a aumentar a sensação de claridade do ambiente. Elegante, mas sem afetação, moderno, mas com um toque campestre, este jardim de inverno permite ao belo e amplo jardim externo ser o centro das atenções.

Turquia em estilo clássico

Este jardim de inverno de linhas clássicas, localizado na Turquia, se distingue pela grandiosidade e pela sofisticação. Construído em meio a um belo jardim gramado com árvores frondosas, ele tem estrutura branca e vidro do piso ao teto. O telhado mantém a estrutura branca, mas conta com revestimento em cor neutra, que impede a entrada direta dos raios solares. No exterior, um pátio com piso geométrico em tons claros e castanhos, cercado de flores e gramados, recebe uma grande mesa redonda e cadeiras pretas. Nas laterais, sofás e poltronas com estrutura escura e estofados claros permitem os momentos de lazer em dias mais quentes. Na parte interna, uma bela mesa de jantar oval e uma sala de estar com lareira estão prontos para receber as pessoas nos dias mais frios. 

Polônia em estilo minimalista

A casa a que pertence este jardim de inverno na Polônia foi construída em torno dele: todos os ambientes internos têm portas envidraçadas que dão diretamente neste espaço central, onde só há o imprescindível. E o imprescindível são os vários vasos com plantas, folhagens e flores, o piso forrado com pedrinhas claras e o conjunto de mesa e cadeiras redondas, em estrutura de metal preta e tampo e assentos em mosaico claro. As esquadrias das portas-janelas em azul acinzentado reforça a impressão de tranquilidade deste jardim de inverno interno. Ele é um pequeno refúgio dentro da casa, pronto para os momentos de relaxamento. 

Rússia em estilo contemporâneo

Este enorme jardim de inverno pertence a um clube na Rússia, mas pode servir de inspiração para os mais ousados e abastados. Trata-se basicamente de um largo corredor, cujo piso central é de material em tom vibrante de amarelo e cujas laterais são tomadas por flores, arbustos, folhagens e pequenas árvores. Ao longo deste corredor estão dispostos sofás brancos e vasos em metal com plantas altas. Mas o grande destaque é o teto arredondado, uma estrutura de metal e vidro que lembra uma rede com aberturas triangulares, capturando o azul profundo do céu. 

Rússia em estilo eclético

Já proposta deste jardim de inverno russo é de simplicidade, o que não diminui em nada o seu encanto. O espaço tem piso de madeira com sulcos visíveis, ornado por faixas de pedras claras. Na parede lateral, um jardim vertical serve de pano de fundo para o banco de madeira com almofadas amarelas. Ao fundo, a parede é coberta por vasos com plantas e, em frente a ela, estão dispostos uma cadeira-balanço de vime branca e uma poltrona clara em material natural. Uma parede de vidro ao lado desses objetos permite a entrada de luz natural. O resultado é um recanto que inspira paz. Para mais dicas de jardins de inverno, leia este artigo

Como você gostaria que fosse o seu jardim de inverno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!