12 cadeiras para escritório deslumbrantes

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Stephanie Coutas's projects, Stephanie Coutas Stephanie Coutas Escritórios modernos
Loading admin actions …

Se o seu trabalho exige que você passe longas horas sentado, você certamente sabe quão fundamental é a qualidade do design e dos materiais das cadeiras do seu ambiente de trabalho. Hoje em dia, quase todos nós passamos longas jornadas sentados, enquanto executamos nossas tarefas. 

Obviamente, isto requer certos cuidados com a saúde e com o corpo. Afinal de contas, uma cadeira não adaptada ao seu corpo ou desconfortável, pode lhe ocasionar agravamentos de problemas relacionados à postura ou lesões graves. Portanto, antes de mais nada, a escolha da cadeira é uma questão técnica de ergonomia, que deve ser pautada de acordo com a estrutura física de cada indivíduo. 

Observados os critérios técnicos que asseguram o conforto e a saúde do usuário, passamos para a parte mais subjetiva e interessante, pois passamos para a parte da escolha da cadeira de acordo com sua qualidade material e sua linguagem estética. Sim, encontramos uma imensa variedade de modelos de cadeiras, de diferentes estilos, materiais e preços, tornando a escolha deste mobiliário numa jornada trabalhosa.   

Por esta razão, apresentamos neste artigo alguns exemplos magníficos de cadeiras para escritórios, home-office ou comerciais, para auxiliar aqueles que estão em busca da cadeira ideal para seu escritório e encontram dificuldades, sejam de conciliar a peça com o restante da decoração do ambiente, sejam de definir o modelo que expresse melhor sua personalidade. 

Cadeira de madeira

Home Office / Escritório homify Escritórios minimalistas Mesa,Mobiliário,Propriedade,Construção,Cadeira,Madeira,Piso,Mesa,Sala de estar,Porta-retratos

Este home-office de aproximadamente 8 m², elaborado pela arquiteta Ana Paula Carneiro, apresenta uma estética quase monocromática, na qual se destaca as qualidades materiais dos elementos em marcenaria, planejados e personalizados. Além do painel de madeira ripado, da adega e nichos para livros e porta-lápis, diversas peças do mobiliário com estrutura de madeira realçam o protagonismo e expressividade das diferentes texturas dos móveis de madeira, com destaque para a cadeira de estrutura de madeira e com assento e encosto em fibra natural. O pendente de LED complementa e incrementa a decoração do ambiente, dando-lhe um toque de sofisticação.

Cadeiras brancas

Neste projeto, o home office tem sua identidade realçada pela combinação de cores contrastantes, como o uso da cor açafrão dos armários inferiores com basculantes com portas em vidro jateado, na cor branca, que também aparece na composição mista do mobiliário, composta de uma cadeira executiva de encosto permeável com base giratória e design contemporâneo e de uma cadeira de design moderno com pés fixos. A mesa acrílica incolor e a luminária com pendente, de formato retangular complementam o décor do ambiente, tornando-o mais requintado e sofisticado.

Cadeira executiva

Em muitos casos, o design da cadeira evidencia o status e a posição hierárquica do seu ocupante. Neste projeto magnífico, elaborado pela arquiteta Dani Santos, a cadeira executiva com estrutura cromada, com assento e encosto em tela de nylon e com encosto exclusivo para cabeça revela o alto grau hierárquico de seu ocupante, enquanto as demais cadeiras revestidas de couro sintético, como boas coadjuvantes, compõem a decoração do ambiente, que conta ainda com prateleiras que deixam os livros e objetos à mostra, piso de madeira e uma mesa em forma de L, com um tampo de vidro, apoiado sobre a escrivaninha e o criado, que compõem um ambiente elegante e aconchegante.  

As cadeiras despojadas

Neste projeto também notamos como as cadeiras definem o grau hierárquico e a divisão de funções. E, além das questões técnicas, como a base giratória das cadeiras, que possibilitam uma maior movimentação e, consequentemente, melhor comunicação entre as pessoas, a questão estética fica evidente na composição bicolor das cadeiras. Enquanto o branco do encosto dialoga com a mesa, armários e teto, o marrom do assento dialoga com a parede revestida de tijolos à vista.

Cadeiras com estofado de nylon

Em ambientes de trabalho que concentram um grande número de pessoas, é interessante manter um equilíbrio entre o mobiliário, de modo a evitar os excessos e contrastes irreconciliáveis de estilo e cores. Neste projeto, a sala de trabalho generosa conta com um jardim suspenso, uma mesa enorme de madeira in natura, em forma de L, uma segunda mesa, revestida em laca laranja, além das cadeiras de estrutura cromada e assentos e encostos de nylon, que contribuem para a harmonia do ambiente, já dotado de bastante personalidade devido à combinação do verde do jardim suspenso e do laranja da mesa central. 

Cadeiras coloridas

Sim, quanto mais funcionalidades, mais versátil a cadeira se torna, podendo portanto adaptar-se melhor ao físico de casa usuário. Além disto, cadeiras com bases giratórias, assento ajustável e encosto inclinável agregam conforto ao usuário, permitindo que ele descanse de uma posição monótona. Atendidos estes requisitos técnicos indispensáveis, você pode começar a quebrar a cabeça com as questões estéticas. Neste exemplo, quatro cadeiras de mesmo design, mas com quatro cores distintas, criam um ambiente despojado e alegre. A neutralidade das superfícies e o predomínio de planos transparentes possibilitam uma composição mais ousada.    

Cadeiras estofadas

Se você busca dar mais personalidade e mais vivacidade ao seu ambiente de trabalho, então talvez esta cadeira seja a solução que você procura. Além da cor vermelha e vibrante, este modelo de cadeira de estrutura metálica cromada, com base giratória, assento ajustável e encosto inclinável agrega também conforto e identidade ao ambiente.

Poltrona Egg

Neste home-office, a poltrona Egg, desenhada por Arne Jacobsen em 1958 e apelidada assim devido a sua semelhança com o ovo, empresta seu charme e sofisticação ao ambiente. Extremamente confortável, com base giratória em alumínio e acabamento em tecido aveludado na cor azul turquesa, a cadeira Egg possui presença marcante em qualquer ambiente. Aqui ela propicia conforto e requinte. Além disto, o armário personalizado, com um corte sinuoso, que cria um nicho falso, torna o ambiente mais despojado e dinâmico.

Cadeiras Panton

Existem tantas opções de cadeiras para escritórios que dificultam a escolha. Um critério balizador interessante é a versatilidade. Claro, além do conforto, você pode optar por um modelo de cadeira versátil, que permita o seu uso também em outros ambientes, como sala de reuniões, sala de espera, copa, etc. Desta forma, quando você renovar a decoração do escritório, estas cadeiras podem ser relocadas e reaproveitadas em outro ambiente. A cadeira Panton, desenhada originalmente por Verner Panton em 1957, possui design único e curvas elegantes, que a credenciam a todos os tipos de ambientes e estilos de decoração. Além disto, a Panton pode ser encontrada em diversas outras cores, agregando sempre charme e elegância a qualquer ambiente.

Cadeira despojada

Se você está em busca de uma decoração mais despojada e clean, então talvez este seja o modelo perfeito para o seu home-office, uma cadeira de estrutura metálica de hastes esbeltas e curvas, assento estofado em couro sintético e encosto de madeira maciça. A originalidade deste mobiliário tornará seu ambiente de trabalho mais despojado e com uma identidade inconfundível. 

Mistura de estilos

Neste projeto, o estilo eclético da decoração permitiu a combinação de cadeiras de diferentes estilos e cores. A composição é formada de duas cadeiras de estilo clássico, na cor preta, com estrutura em madeira e assentos e encostos estofados e uma cadeira Tulipa com braços, com base de alumínio e assento superior de fibra de vidro com pintura especial inspirada nas telas de Mondrian. O resultado só poderia ser um ambiente despojado e elegante, que conta ainda com um espelho, diversas luminárias de silhueta esférica e objetos decorativos que realçam sua extravagância e seu requinte.

Cadeira de estilo clássico

Com vimos, você pode optar por uma decoração composta da combinação de dois estilos distintos. Neste projeto, a combinação da mesa rústica de madeira com o jogo de cadeiras de estilo provençal, de estrutura de madeira de lei e assentos e encostos estofados cria um ambiente elegante e cativante. A integração com o jardim de inverno e a parede pintada de preto criam uma base harmoniosa que permite a convivência entre estes dois estilos. 

Para obter mais informações de projetos de escritórios, basta visitar a nossa seção especial dedicada a este ambiente, clicando aqui

Qual cadeira se encaixa melhor na decoração do seu home-office?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista