Incrível casa contêiner

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

A tendência de usar contêineres para a construção de casas está cada vez mais em voga. Eles representam um tipo de construção mais sustentável no sentido de reaproveitar os materiais disponíveis. Além disso, funcionam bem para quem busca economizar em uma obra onde o orçamento é pequeno. O resultado é uma casa moderna que expressa toda a personalidade descolada do morador. 

As casas contêiner atraem principalmente jovens e pessoas antenadas. Na Coreia não é diferente. Lá, esse tipo de casa também está virando tendência. E é de lá que vem esse projeto que vamos conhecer hoje, realizado pelo escritório Thinktree Architects and Partners e com uma metragem total de 98.59 ㎡.

A fachada do contêiner

Contêineres em branco e vermelho destacam-se na paisagem verde e bucólica da Coreia. Uma casa moderna que brinca com o olhar do observador. No primeiro andar, um desenho de porta que imita casas tradicionais. Uma fachada cheia de bom humor!

Visão lateral

De perto, conseguimos ver exatamente como foi montada a casa contêiner. Oque de longe aparentava ser uma casa mais tradicional, revela-se ser realmente uma construção de contêineres. Três volumes encontram-se unidos. Dois no andar térreo e um no andar superior. 

Contêineres de tamanho padrão foram usados para montar a estrutura modular da casa, com comprimento de 12.032 metros e uma largura de 2.352 m cada. As aberturas de portas e janelas foram adicionadas posteriormente, realizadas por uma empresa especializada nesse tipo de trabalho. 

Como funciona

No diagrama técnico é possível ver como funciona a casa contêiner. E, mais importante, como os arquitetos conectaram os três volumes distintos formando um espaço agradável e uma ótima circulação interior. Uma estrutura central integra os três contêineres e também funciona como escada. Um maravilhoso espaço livre foi criado no andar térreo, com ambientes integrados e modernos. 

O interior do contêiner

Salas de estar modernas por thinkTREE Architects and Partners
thinkTREE Architects and Partners

Living, Dining, Kitchen, and Stair & Book case

thinkTREE Architects and Partners

As fotos foram feitas logo após a construção da casa, por isso o interior não está decorado. Podemos ver bem como o ambiente da sala de estar foi incorporado à cozinha: com estantes vazadas bem ao lado da escada. Isso permite uma maior difusão da iluminação que entra pelas janelas de vidro. Uma ideia maravilhosa que combina com a maioria das casas. Esse tipo de estante pode ser usada também para dividir sala de estar da sala de TV ou para delimitar a entrada para os quartos, por exemplo. Confira outras ideias de estantes incríveis aqui.

Primeiro andar

A integração arquitetônica dessa casa é maravilhosa. A enorme prateleira que vimos no andar inferior estende-se ao primeiro andar da casa. Serve tanto como estante para organizar objetos e livros como para guarda-corpo do vão da escada. Uma ótima conexão entre os ambientes da sala e cozinha com os ambientes dos dormitórios. 

O quarto

quarto, localizado no andar superior tem uma vista magnífica para a paisagem verde que circunda a casa. Janelas em toda a extensão das paredes funcionam como enormes quadros. A paisagem encantadora é emoldurada pela casa e a sensação é de estar bem próximo a essa natureza inspiradora. De um contêiner para o mundo!

O quintal

Do outro lado, no exterior da casa, um quintal com espaço para o lazer e para desfrutar o ar fresco. Essa área foi delimitada por uma cerca baixa de madeira que circunda um deck de madeira super aconchegante.

Nessa foto, podemos ver também a varanda com entrada para o quarto criada sobre um dos contêineres. Ótima ideia de aproveitamento do telhado!

Você teria uma casa feita com contêineres?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!