Como escolher uma torneira moderna para seu banheiro

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quantos pequenos hábitos você tem no seu lar? Abrir e fechar o chuveiro, abrir e fechar a torneira, dar a descarga e outras coisinhas cotidianas que fazemos inúmeras vezes sem nos darmos conta. E é para falar de um destes hábitos que trouxemos nosso artigo hoje.

A torneira dos banheiros há muito tempo deixou de ser apenas um detalhe com o qual o banheiro é composto. Com o passar do tempo, estes objetos foram ganhando uma importância estética cada vez maior e, hoje, é impossível falar da decoração de cozinhas em banheiros sem falar nesta pequena peça que faz toda a diferença. Muitos modelos são encontrados no mercado, alguns com funções mais básicas, outros com modelagens e especificações mais incrementadas. A diversidade de materiais com os quais as torneiras são feitas também merece uma atenção especial. Torneiras em estrutura metálica ainda são as preferidas nos banheiros. Bonitas e fáceis de limpar, se adequam perfeitamente a decoração. No entanto existem ainda outras peças elegantes em plástico, cobre e outros materiais. 

Outras atenção especial deve ser quanto ao tipo de torneira. As convencionais têm uma regulagem básica quanto a abertura e fechamento do jato de água e são direcionadas ao uso com água fria. As torneiras com misturadores são direcionadas para o uso de água quente e fria e podem ser em dois modelos: as com monocomando, com o uso de apenas uma alavanca que pode ser ajustada à temperatura ideal, e as com duplo comando, que fazem o mesmo trabalho do primeiro modelo, mas com duas alavancas para a mistura da água. As opções ainda estendem-se a torneiras com temporizador, ideais para a economia no consumo de água, evitando o esquecimento da torneira aberta.

Para escolher a torneira do banheiro, você deve atentar-se ainda ao modelo de sua cuba. O mais importante é que a distância entre a bica da torneira e a cuba tenha um espaço confortável para lavar as mãos, que será o uso mais comum. As opções neste caso são entre torneiras de mesa x torneiras de parede. No primeiro caso, as torneiras têm uma instalação tradicional, já que se apoiam sobre a bancada com a curva de água direcionada ao centro da cuba. No segundo caso, as torneiras são instalada diretamente na parede, com uma extensão reta alongada, para esta escolha é necessária uma adaptação da instalação hidráulica, no entanto, o resultado é mais bonito e elaborado do que as tradicionais torneiras de mesa. Em ambas as escolhas, a atenção deve ser dada quanto ao fluxo de água, que deverá cair diretamente sobre o ralo da pia.

Já que agora você sabe de algumas dicas essenciais para acertar em cheio na escolha de sua torneira, é hora de seguirmos em frente para visualizar alguns projetos incríveis que darão excelentes ideias para que você tenha a melhor escolha no momento de deixar o seu banheiro ainda mais incrível. 

Venha conosco, aproveite e inspire-se!

Torneiras duplas

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Banheiros ecléticos por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Quando o uso do banheiro é feito por mais de uma pessoa, uma boa alternativa é escolher uma pia para duas torneiras. Neste projeto, o banheiro simplesmente maravilhoso conta um deck de madeira onde a banheira está instalada. As luminárias embutidas são elegantes e enfeitam perfeitamente o local de banho, assim como a parede texturizada. Por fim, vemos como a ideia de tornar o ambiente com grandes espaços para cada uso é visto com a escolha das torneiras duplas com duplo comando para o maravilhoso balcão.

Minimalista

O design minimalista é sempre muito interessante para qualquer ambiente. A decoração do banheiro pode ser escolhida com este estilo de uma maneira fácil com a decoração em elementos brancos ou neutros por todo o ambiente – algo que é muito comum para a composição do pequeno cômodo. A escolha do modelo de torneira, neste caso, deve ser feita com uma peça de parede em tamanho pequeno. Neste projeto, podemos ver um ótimo exemplo deste tipo de decoração, com o uso predominante do branco em todos os elementos, refletidos ainda pelo longo espelho que nos dá a sensação de ambiente ainda mais iluminado. 

Torneira curva

As torneiras curvas são ótimas opções para dar espaço confortável ao uso no lavar das mãos. Muito tradicionais também no uso da cozinha, são opções que podem ser acionadas por um ou dois comandos, dependendo do uso com água quente ou apenas fria. Neste projeto a escolha por uma torneira curva de mesa, com bico curto, teve no duplo comando o uso ideal do espaço da pia. Para fugir do tradicional e deixar o espaço elegante ainda mais interessante, a escolha do Studio Boscardin.Corsi Arquitetura, de Curitiba (PR), foi adaptar a torneira na posição lateral à cuba, deixando completamente livre a frente do espelho. Uma excelente ideia para o uso inteligente do espaço. 

Tradicionalismo e modernidade

Há quem não abra os modelos de pia e torneiras inspiradas nos clássicos do século passado. E a beleza é certamente presença garantida em decorações em estilo vintage e clássico, um predicado que nos enche os olhos também neste belo projeto desenhado pelo talentoso arquiteto Toninho Noronha, de São Paulo (SP). A pequena pia branca com estrutura metálica aparente ficou incrível no pequeno banheiro. A torneira de mesa com bica curta e duplo comando, rememora uma composição que nos traz a memória as imagens de elegantes cenários que compuseram os banheiros do início do século XX e que são atemporais no charme que empregam aos ambientes.

Luxo em detalhes

Se você gosta de luxo, este projeto também do arquiteto Toninho Noronha, de São Paulo (SP), conquistará você. Com detalhes em dourados na cuba e decoração, em meio ao degradé azul e branco, a escolha por um modelo pequeno de torneira branca foi a escolha ideal para uma combinação perfeita em todos os detalhes.

Quase invisível

Este projeto do escritório Archtectônica Arquitetura – Leonardo Muller & Luize Andreazza Bussi, de Curitiba (PR), tem no balcão em mármore o grande destaque do lindo banheiro. A torneira de parede em meio ao espelho é quase invisível no ambiente e trabalha perfeitamente em conjunto com os contrastes de uma decoração muito fina no local.

Futurístico

Já neste projeto, o escritório Minuscoli Martini Arquitetos, de Porto Alegre (RS), optou por uma torneira om temporizador digital, que pode ser utilizado também para controlar a temperatura da água. Incrível!

Criativo

(2014) Residência Barra da Tijuca: Banheiros modernos por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2014) Residência Barra da Tijuca

Escritório Ana Meirelles

O design criativo nesta cuba amarela nos faz brilhar os olhos, tornando a experiência de usar a pia como algo muito interessante. A torneira colocada em uma posição de lado, direcionando a bica de forma lateral, aproveita o movimento criado pelo design da maravilhosa peça desenha pelo Escritório Ana Meirelles, de Niterói (RJ). 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!