Uma casa minimalista e encantadora

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Não é todo mundo que se sente à vontade em uma casa ampla e cheia de ambientes, com 1.000,00 m². Alem de demandar mais tempo e maiores custos para sua manutenção, casas amplas podem, quando não bem concebidas, produzir ambientes desconexos e deixar os moradores com uma sensação de estar em meio a um labirinto de ambientes. 

A Casa das Amendoeiras, porém, projetada por Beth Marquez Interiores, prova que é possível habitar uma casa ampla e aconchegante e que estimule a convivência dos moradores. Este era o desejo do cliente, que valoriza os momentos em família e o prazer de receber os amigos. A casa está localizada em um condomínio situado em Lagoa Santa, Minas Gerais. De acordo com a arquiteta, Beth Marquez, a casa prioriza o dia-a-dia da família, como a vida social, traduzindo-se em espaços de acolher e de celebrar a vida. A luminosidade se faz presente em todos os ambientes através de grandes aberturas que foram pensadas de modo que o exterior se integrasse com luz e graça ao interior de toda a residência. Os materiais e os mobiliários utilizados são práticos e simples, compondo ambientes ao mesmo tempo minimalistas, aconchegantes e sofisticados.

Confira a seguir nas imagens produzidas pelo fotografo Jomar Bragança, que nos permitem passear por cada ambiente da residencia e experimentarmos um pouco da graça e do charme desta residência de traços contemporâneos, com ambientes internos surpreendentes.

Fachada posterior

Fachada, Casa Amendoeiras.: Casas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Fachada, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Enquanto a fachada posterior se destaca pela volumetria imponente formada por blocos retangulares que se interseccionam, a fachada posterior é marcada pelas amplas e sequenciais aberturas que dão ritmo à fachada e interligam todos os ambientes ao jardim posterior, criando espaços cheios de luz e ventilação naturais abundantes.

Fachada principal

Acesso garagem, Casa Amendoeiras.: Casas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Acesso garagem, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Para chegarmos à residência, percorremos uma pequena estrada sinuosa que se divide em duas direções, uma que leva ao pavimento inferior e a outra que leva à garagem e ao acesso principal, no pavimento superior. O projeto tomou partido do desnível do terreno, distribuindo o programa de necessidades em diferentes níveis e em blocos de diferentes alturas, que compõem um edifício de forma dinâmica e imponente, que repousa sobre a parte mais alta do terreno, dominando a paisagem e cercada por jardins repletos de palmeiras de pequeno porte, formando um jardim exuberante que não impede a contemplação das linhas retas e da forma imponente da edificação desde o espaço exterior.

O living room

Estar, Casa Amendoeiras.: Salas de estar modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Estar, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Surpreendentemente, ao adentrarmos o living room da residencia, nos deparamos com um espaço amplo, com pé-direito avantajado, com ambientes integrados e banhados de luz natural, devido as inúmeras aberturas e uso de superfícies claras de piso e paredes, que contribuem para a difusão da luz. Os elementos em marcenaria possuem presença marcante nos ambientes sociais da residencia, através do uso de móveis, painéis e divisórias venezianas, que tornam os ambientes mais acolhedores. 

Sala de estar

Estar, Casa Amendoeiras.: Salas de estar modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Estar, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

A sala de estar é composta de um sofá com chaise na cor cinza de design contemporâneo, de uma mesa de centro em madeira, de um rack em madeira talhada, tapete de listras coloridas e duas cadeiras barcelona na cor branca, mobiliário ícone da arquitetura moderna, desenhada por Mies Van Der Rohe em 1929. Os destaques do ambiente são os painéis de madeira e o pelo pé-direito avantajado, que confere sofisticação e conforto ao ambiente.

Sala de TV

Estar íntimo, Casa Amendoeiras.: Salas multimídia modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Estar íntimo, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Na sala de estar predominam as superfícies neutras das superfícies, do mobiliário e acessórios como as cortinas na cor bege. O toque de cor é dado pelas almofadas do sofá, revestido de lona na cor bege, e pelo tapete persa. Esta neutralidade serve para realçar a presença do painel de madeira e do jardim, integrado ao ambiente por meio de uma amplas aberturas envidraçadas que inundam o espaço de luz, tornando-o mais agradável e fluído.  

Sala de jantar

Jantar, Casa Amendoeiras.: Salas de jantar modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Jantar, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Na sala de jantar também predominam as superfícies neutras que realçam os amplos painéis de madeira, do chão ao teto, que dão um toque de acolhimento e sofisticação ao ambiente. A sala de jantar conta com uma mesa de jantar generosa, que permite a reunião de diversos convidados, feita de tampo de vidro temperado e com suporte de madeira, jogo de cadeiras de estrutura de madeira e estofados de tecido na cor creme, um aparador de vidro, cortinas na cor bege e telas coloridos, que dão um toque de cor e requinte ao ambiente.

Cozinha

Cozinha, Casa Amendoeiras.: Cozinhas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Cozinha, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Na cozinha predomina a qualidade material dos acabamento do piso e das bancadas, feitos de granito na cor marrom. A cozinha conta com armários inferiores de madeira e duas bancadas em forma de ilha, uma serve de preparo das refeiçoes, com uma bancada de madeira integrada, e a outra serve de espaço gourmet.

Lavabo

Lavabo com pia esculpida, Casa Amendoeiras.: Banheiros modernos por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Lavabo com pia esculpida, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

O lavabo prioriza a qualidade material dos materiais de acabamento e o aproveitamento da luz natural. Um dos destaques do ambiente é o lavatório composto de uma bancada de mármore com a pia esculpida na própria pedra e a prateleira inferior, também revestida em mármore, que serve para armazenar objetos como toalhas. 

Spa e piscina

Piscina e SPA, Casa Amendoeiras.: Piscinas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Piscina e SPA, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Uma das maiores atracões da Casa das Amendoeiras e o espaço de lazer situado no pavimento inferior, na cota mais baixa do terreno, que se abre completamente para o jardim posterior, beneficiando-se das vistas e da iluminação natural abundante. Alem disto, o espaço é fechado por planos envidraçados que permitem a total integração com o espaço externo. A jacuzzi se integra à piscina, criando a sensação de continuidade com esta.

Varanda

Lazer, Casa Amendoeiras.: Piscinas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Lazer, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Apesar dos espaços sociais se integrarem ao espaço externo, a Casa das Amendoeiras possui ainda uma ampla varanda, que serve como área de lazer e para receber amigos, um lugar dedicado ao descanso e ao lazer. A varanda se integra ao deck de madeira e a piscina e tem vistas privilegiadas para os jardins da parte posterior do terreno. Mobiliários de estilos variados compõem o ambiente, cujos destaques são a mesa de refeiçoes de madeira de estilo rústica e bancos de madeira, que dão um toque colonial ao ambiente. 

Mais informações de projetos de varandas, você encontra aqui.

Os jardins da residência

Jardins, Casa Amendoeiras.: Jardins modernos por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Jardins, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Normalmente, nas cidades grandes o espaço urbano é dividido de forma a acomodar o maior número de pessoas. Esta densidade permite que muitas pessoas morem nas cidades e compartilhem os recursos e a infraestrutura da cidade de forma mais eficiente e sustentável. Mas por outro lado, a falta de áreas livres para jardins limita um pouco o contato do indivíduo com a natureza, restrito às áreas verdes públicas, nem sempre merecedoras dos devidos cuidados pelo poder público e pelos cidadãos. Bem, nesta residência, o terreno generoso permitiu a criação de um jardim generoso e áreas de respiro, tornando possível inclusive o cultivo de um gramado bastante extenso repleto de palmeiras de pequeno porte, luz natural e principalmente de áreas de respiro, sem o sombreamento ostensivo de torres. Todos os ambientes se abrem para o jardim posterior, aproveitando as vistas privilegiadas para o jardim e o aproveitamento da luz natural.

Para saber mais sobre projetos de jardins residenciais com lagos hipnotizantes, leia este artigo.

O que você achou do projeto de interiores da Casa das Amendoeiras? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!