Cores para decorar salas de estar

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Salas de estar rodeadas de cores vivas se tornaram uma nova onda decorativa. Elas criam um charme inovador no ambiente através de energia e um toque de modernidade. Antes de transformar a sua sala em um local recheado de cores fortes, é importante se lembrar que manter o equilíbrio para fazer boas composições é um ponto bem relevante.

Em cada combinação que se for fazer, é válido se pensar primeiro conjunto total do local. Quando se tem o objetivo de dar destaque a alguma cor mais chamativa, deve se harmonizar logo em seguida com um tom mais neutro para garantir um contraste. Esses detalhes fazem toda a diferença no jogo total de elementos.

Os artigos coloridos que vão compor a sua sala de estar podem aparecer através de sofás de cores vivas, conjuntos de poltronas, molduras de quadros, quadros abstratos ou de artistas que apostam em cores fortes, molduras de porta-retratos, itens decorativos chamativos, cadeiras, almofadas, tapetes, hacks e vasos de flores. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Basta misturá-las com detalhes sóbrios e neutros.

Jovem e estampado

Neste grande e largo apartamento, a sala de estar é um local arejado e que recebe iluminação natural vinda da grande varanda. O tapete em listras de cores quentes cria um efeito divertido no local e a mesa de centro quadrada confeccionada em vidro segura a onda das cores. O mobiliário marcado por elementos em branco e em outras cores claras harmonizam com os demais elementos. Os quadros em cores extremamente vivas localizados no fundo são responsáveis quebrar a monotonia da parede em cor fendi.

Listras fortes

Neste canto da sala de estar presente do projeto desenvolvido pela arquiteta de interiores Nara Cunha, as cores vivas e chamativas aparecem no local através de um belo e delicado aparador. Em listras de amarelo, vermelho, azul escuro e branco, ele brinca com as proporções e com o formato tradicional do móvel. Duas pequeninas mesas de centro em metal revestidas em amarelo e laranja completam a história e harmoniza com os demais elementos em cores neutras. A parede cinza, o piso em madeira e a cadeira em metal neutralizam a composição.

Diversão

Nesta sala de estar em espaço pequeno, temos um ambiente que conta home theater e um mobiliário confeccionado em laca amarela. O alto brilho da peça traz atenção ao espaço. O painel madeira de demolição tem o papel de aliviar a luz forte causada pelo amarelo. O projeto foi desenvolvido pelo escritório de decoração de interiores D'Vita em parceria com o designer de interiores Claudio Gross. A poltrona em estofado azul médio e o tapete com textura azul criam um diálogo e esfriam os tons quentes.

Planta e escultura

Nesta sala projetada pelo escritório de arquitetura Helô Marques Associados, temos um espaço grande com um largo sofá cinza no meio. O sofá em estofado liso recebe um móvel em branco a sua volta. Em sua área ele é preenchido artigos decorativos, livros e vasos com suculentas. O décor recebe uma escultura em amarelo mostarda que domina a atenção da sala. Os dois puffs amarelos e cinza completam o jogo de contraste de cores.

Luz e estampas

Na sala de estar clássica projetada pelo escritório Joana & Manoela arquitetura, temos uma disposição clássica para um lugar de tamanho médio. O belo sofá em couro azul marinho mantém o clima aconchegante, enquanto as malas decorativas em amarelo e em estampa marrom e laranja criam um ar enérgico. A poltrona em cores quentes de vermelho e laranja contribui com o amarelo auxiliando na arte de trazer um aspecto divertido para o local.

Em moldura e almofada

Sala de estar com clima íntimo e de tamanho pequeno registrada por elementos decorativos com delicados e mobiliário aconchegante. O sofá em marrom médio tem um estofado com aparência bem confortável e é parceiro do tapete de pelo médio. Os quadrinhos são ótimos detalhes decorativos e suas molduras em cor garantem um toque de alegria na sala. A mesa amarela contribui deixando o clima mais despojado, assim como as almofadas em cores quentes.

Toque amarelo

Neste canto ou corredor desta sala de estar desenvolvida pela arquiteta Juliana Baumhardt, temos um ambiente marcado principalmente pela presença excessiva de artigos decorativos. Todos seguem diferentes formatos e cores que criam contrastes entre si, mas em conjunto ornam de forma descolada. O mobiliário é caracterizado em sua maioria por peças em amarelo bem aberto. As esculturas de chão tem linhas leves e cores que aliviam os tons mais fortes. As almofadas com listras criam ritmos e o vaso em verde suaviza as estampas. 

Em um grande quadro

Minimalista e com presença de poucos artigos decorativos, a sala do projeto da arquiteta de interiores Lena Pinheiro recebeu paredes brancas e piso de pedra fria e cinza. O mobiliário tem peças marcantes pelos formatos e design arrojados. No entanto, todos os itens têm cores discretas e sóbrias. Com exceção da grande tela que fica na parede frontal. Em tons variados de amarelo, ela preenche a sala com sua energia e estilo particular repleto de quadriculados. Foto de Gustavo Xavier.

Imensidão verde

A arquiteta Gislene Lopes projetou com sucesso esta grande sala. Com elementos rústicos, ela cria uma estética natural, sem perder a contemporaneidade da construção do lugar. Seguindo a linha de uma arquitetura limpa, uma conexão ao estilo de fazendas mineiras é revelada através do telhado com grandes beirais e decoração com fortes referências históricas. A parede frontal em verde grama fala diretamente com as plantas que decoram o ambiente. Os bancos em laranja e amarelo criam jogo com a parede externa em tons avermelhados.

Dourado e egípcio

Com a iluminação indireta reforçada, esta sala é desenhada pela luz e pelas sombras que a mesma causa quando atinge os objetos e detalhes decorativos. Em uma decoração que mistura artigos orientais, egípcios e a peças com desenho moderno e contemporâneo, o projeto do arquiteto Renato Lincoln traz elementos dourados, amarelados misturados a diferentes tons de azul. O conjunto tem brilho e transmite um aspecto elegante e sofisticado. Para mais idéias de salas de estar, veja Dicas de decoração para salas de estar imperdíveis

Quais de nossas soluções tem mais a ver com o que você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!