SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como escolher o piso ideal para a casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Enfeitar sua casa é amá-la. Mas, antes do amor, sempre surgirão as dúvidas. Não ter todas as certezas antes de cada escolha é saudável. Por causa das dúvidas, você fará pesquisas, encontrará soluções que lhe agradam mais, enquanto outras não apetecem tanto. Agradecer a dúvida por encontrar as respostas certas é parte do processo. Afinal, pode ter sido por causa de alguma dúvida que nos encontramos neste artigo. E desta vez, quem vai agradecer à dúvida seremos nós, que, junto com você estamos sempre em busca das melhores formas de deixar o nosso lar maravilhoso. 

Uma das dúvidas mais frequentes e também mais importante que nos visita no início da construção de um lar ou na reforma do mesmo, é quanto ao tipo de piso a ser escolhido para cada ambiente. Para chegar a boas respostas é preciso fazer alguns questionamentos, como: o cômodo terá um uso frequente? qual o estilo de decoração que queremos dar ao local? qual a temperatura média do local que você mora? e por aí vão outras questões importantes que a companhia de um profissional solucionará das melhores formas possíveis. E esta é, sem dúvidas, a nossa melhor dica: consulte um profissional de arquitetura, design e decoração sempre que puder. Eles têm as chaves que abrem o baú com todas as respostas que queremos para o nosso lar.

Para aproveitar estas experiências em diversos lugares do mundo, juntamos 8 sugestões sobre qual piso escolher em cada cômodo do seu lar. Pisos laminados, porcelanatos, cerâmicos, de madeira, cimento e pedra são as soluções sugestivas conforme cada ambiente a ser decorado. Cada escolha, claro, dependerá mais de suas preferências pessoais do que as sugestões aqui direcionadas, contudo o nosso esforço é para trazer boas ideias nos momentos de escolhas para o seu lar.

Esperamos que aproveite ao máximo não só as sugestões de decoração, como todos os detalhes que fazem dos projetos abaixo, ideias incríveis para o seu lar. Aproveite ao máximo e inspire-se! 

Cozinha: pisos em cerâmica

A cozinha é um ambiente que pode ser incrementado com as mais diversas possibilidades. Seja por meio de peças que trazem soluções práticas ao ambiente ou nas escolhas das cores que trazem personalidade e marcam o ambiente. Para este cômodo, uma ótima alternativa para o piso é o uso de cerâmicas ou porcelanato. Um dos modelos feitos em cerâmica é o azulejo. Com diversas cores, estampas e mosaicos, utilizar azulejos na decoração do lar certamente deixará o ambiente lindo e mais agradável, além de ser mais fácil de limpar. Neste projeto da arquiteta Camila Tannous, de Campo Grande (MS), a escolha por um piso de cerâmica com estampas em tom vermelho deu muita personalidade ao ambiente que utilizou bastante a cor vermelha nas composições. Lindo em cada detalhe, é uma ótima referência a ser seguida.

Sala: pisos em porcelanato

A sala é um local muito frequentado e por isso pede a instalação de peças mais resistentes no ambiente. Por este motivo, o porcelanato é uma ótima alternativa a ser escolhida. A vantagem deste piso é a fácil instalação e a baixa porosidade. Ou seja, será um piso que dificilmente terá manchas. A variedade de modelos e tamanhos também merecem ser levados em conta no momento da escolha. Opte por uma decoração com tapetes, caso prefira um ambiente mais aconchegante. Os laminados são outra excelente alternativa para a sala, já que são fáceis de limpar e trazem mais brilho ao ambiente. 

Quartos: pisos laminados

Quartos  por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Departamento DL

kababie arquitectos

Os pisos laminados têm cada vez mais a preferência das pessoas para a instalação no quarto e sala de estar. Com eles, o ambiente fica mais aconchegante e aquecido, além de elegante pela semelhança visual com a madeira. Sua instalação é em lâminas e carece de menos esforço por parte do instalador. Assim como os pisos vinílicos são resistentes e difíceis de serem riscados. Neste projeto, a sobriedade e luxo presente nas peças escolhidas, como o quadro acima da cama, o tapete em couro, a presença da poltrona e das peças em madeira, somam uma decoração impecável junto ao brilho do piso laminado, perfeitamente escolhido.

Quarto infantil: pisos vinílicos

Parecido visualmente com o piso laminado, os pisos vinílicos também têm uma grande variedade em estampas e são muito utilizados em quarto de crianças. Isto se deve às características do piso, como ser antialérgico, macio e muito fácil de limpar. Outra vantagem dos pisos vinílicos em comparação aos pisos laminados é que são mais resistentes à água. Neste lindo projeto do arquiteto Toninho Noronha, de São Paulo (SP), a escolha do piso vinílico ficou perfeita para o quarto infantil decorado com a soma de tons alegres e com excelente iluminação. 

Banheiros: pisos em cerâmica

Assim como nas cozinhas, os pisos e revestimentos em cerâmicas são tradicionalmente utilizados nos banheiros. Perfeitos para combinarem composições incríveis em pequenos espaços, é possível chegar a resultados perfeitos com a combinação entre azulejos e pastilhas tanto na área do banho quanto no lavabo. Um cuidado no momento de escolher o piso para a área de banho é quanto ao uso de pisos antiderrapantes, especialmente se houverem crianças no lar. Neste projeto a composição em azul entre pisos e pastilhas deixou o ambiente maravilhoso e muito agradável. Para ótimos resultados, basta usar a imaginação!

Varandas: pisos de madeira

As varandas são locais naturalmente decorados com o uso de plantas e elementos da natureza. Para uma composição decorativa interessante que some estes elementos, a escolha da madeira para o piso é excelente. No entanto, devemos sempre lembrar que o uso deste material requer alguns cuidados, como não serem instalados em locais com chuva direta. Por isso o tratamento das peças deve ser feito tanto com um bom impermeabilizante, tanto quanto com um bom produtos contra cupins. 

Quintal: piso de pedras

Terraços  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

O quintal é, sem dúvidas, o local onde o piso deve ser de um material mais resistente, já que enfrentará as mais diversas condições naturais. Por isto, a melhor escolha deverá ser por um piso feito de pedras. Além da resistência do material, deve ser observada também a composição antiderrapante das mesmas. A limpeza é feita de forma fácil e a secagem também. O efeito com este piso é de um local mais seguro, aquecido e bem protegido. 

Cimento queimado

O uso do cimento queimado na decoração é excelente, já que seu custo é muito menor do que as outras sugestões. No entanto, o uso deste piso deverá ser direcionado a um ambiente com estilo industrial. A cor brilhante do cimento e a fácil limpeza são outras características interessantes por este tipo de piso. A fácil decoração com a utilização de elementos coloridos também deverá ser observada. Uma ótima inspiração é este projeto do arquiteto Diego Revollo, de São Paulo (SP), que utilizou a sima de elementos coloridos para decorar o ambiente todo trabalho com as cores cinzas do cimento. 

Gostou das sugestões? Qual destes é o modelo mais bonito?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!