Eleger o piso para a sua cozinha

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O tipo de revestimento para o chão das nossas cozinhas é muito mais importante do que pensamos. A cozinha é um dos cômodos mais utilizadas de casa. Aqui, a estética tem de estar associada à funcionalidade, pois a cozinha, mais do que qualquer outro espaço da casa, é importante que seja prática.

A gama de materiais para revestir o chão da cozinha disparou na última década, tornando o processo de escolha mais difícil. Hoje vamos desvendar alguns dos materiais que sugerimos para o piso da sua cozinha.

Cerâmica

Cozinhas coloniais por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Caprice Black, Provence, Corner/Border Provence 20x20

Equipe Ceramicas

As cerâmicas são a opção mais comum para a maioria das cozinhas. Há uma variedade interminável de azulejos no mercado e é importante tomar uma decisão em função da qualidade, cor, acabamento e tipo de cozinha que queremos, tendo em conta as vantagens e desvantagens de cada uma.

É certo que as cerâmicas com acabamentos mate dão um aspeto moderno e elegante, mas estas são mais porosas do que um acabamento brilhante, o que significa que há que ter cuidado quando caiem líquidos. Por outro lado, um acabamento brilhante é mais durável, mas estas cerâmicas vão necessitar de revestimentos adicionais de verniz para manterem o brilho ao longo dos anos.

Em relação ao tamanho e cor, é melhor decidir em relação à dimensão da sua cozinha. Deve evitar cores escuras para espaços pequenos. Opte por cores claras e por azulejos maiores se quiser criar uma sensação de maior amplitude.

Parquet

Cozinhas modernas por Artichoke
Artichoke

Project 820

Artichoke

Um piso de parquet é muito comum nas casas mais antigas. Embora não seja raro o encontrar em peças quadradas, é muito mais comum o encontrar em forma de espiga ou espinha de peixe, como pode ser visto na imagem acima. Embora elegante, este tipo de piso requer manutenção: de vez em quando, é necessário o polir com produtos especiais para madeira ou com vinagre.

Dois em um

Cozinhas modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

Para cozinhas abertas ou com a sala de jantar integrada, é uma boa opção escolher dois tipos de pavimento. Esta é uma boa maneira de diferenciar um cômodo do outro. No exemplo acima, foi escolhida uma superfície mais resistente e à prova de manchas para a cozinha, e para a sala de jantar foi escolhido um revestimento de madeira para o chão, oferecendo aconchego e elegância.

Como acontece com os azulejos, há muitas cores e tamanhos para escolher. Pode optar por módulos mais largos ou mais finos com diferentes tipos de madeira, desde o carvalho, a jatobá, a riga, a sucupira ou a tatajuba. Tudo depende se procura um tom mais claro ou mais escuro e do investimento que quer fazer.

Concreto polido

O betão polido é uma opção que está na moda. É apropriado para as cozinhas com um design moderno. É duradouro, resistente e tem propriedades térmicas, permitindo manter uma temperatura constante e confortável em sua casa. Tal como acontece com qualquer das outras opções analisadas, os acabamentos podem são variados (mate, brilhante, escuro, claro, etc.) e dependem do que você pretender para a sua cozinha. Um piso de betão polido escuro pode oferecer uma atmosfera acolhedora, enquanto um com acabamento claro vai tornar a cozinha minimalista e elegante.

Pedra

Os pisos de pedra são muito duráveis e especialmente apropriados para cozinhas com aquecimento. No entanto, tenha em mente que o chão de pedra pode ser escorregadio e, implicar um preço bastante elevado, especialmente se o chão for de mármore ou de granito.

Com várias opções à sua escolha, não é preciso entrar em desespero: há definitivamente um estilo que se adapta às suas necessidades.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!