SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como utilizar prateleiras para ganhar espaço extra no quarto

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Espaços pequenos, grandes soluções. Muitos recursos funcionam como mágica na decoração e isto é perfeito para quem sofre com pequenos espaços em casa. Se você mora em um apartamento ou casa de espaços contados aos passos, sabe da importância em aproveitar as lacunas deixadas em todos os lugares possíveis. Afinal, se juntar todas as coisas que você gostaria de colocar na decoração do seu lar, uma casa de 20 cômodos poderia ser o suficiente. Mas, como as paredes do seu lar estão longe no tamanho de um casebre colonial de cômodos intermináveis, é bom nos juntarmos para encontrar soluções que nos ajudem a ter uma casa que tenha muito do nosso jeitinho.

Hoje, com um passinho curto de cada vez, abriremos as portas de alguns quartos projetados por excelentes profissionais homify. A nossa busca será por uma solução que sempre merece a sua atenção tanto para a organização de itens quanto para a decoração: as prateleiras. Guerreiras, multifuncionais, organizadoras, imprescindíveis na decoração. É, as prateleiras têm mesmo muitos adjetivos direcionados ao seu pequeno tamanho que merecem muito a nossa atenção. Ter elas para a composição do quarto oferecem ajudas maiores do que podemos imaginar. 

Se você ama livros, eles ficarão perfeitos exibidos nas prateleiras, assim como o mesmo vale para pelúcias, quadros, retratos, objetos e tudo o mais que puder ser organizado. Seja sobre a cabeceira da cama ou espalhadas pelo quarto, seja juntando-se aos nichos decorativos ou das formas mais criativas. Sempre vale apena apostar nesta boa ideia.

Por isso, siga conosco para as sugestões abaixo e use-as como fonte inspiradora para o seu lar. Temos certeza que ao final, você estará com excelentes ideias que deixarão o seu quarto tão grande quanto você merece. Aproveite!  

Em toda a parede

Um grande nicho ou uma longa prateleira? O que você na imagem? Bem, qualquer uma das respostas está certa. Isto porque esta grande estrutura branca em formato quadrado nos faz pensar nas utilidades de organizar o lar com estes dois tipos de elementos. O que nos faz pensar no quanto vale a pena ressaltar sobre os benefícios em ter estes objetos em casa. Neste projeto do escritório Lima. Ramos. Lombardi Arquitetos Associados, de Curitiba (PR), a forma de integrar toda a parede do quarto com as prateleiras trabalhando perfeitamente as cores do fundo com o contraste do móvel e o papel de parede instalado, deixaram o quarto muito interessante e com uma organização mais do que perfeita. 

Aproveitando todo o espaço

Há quem não dispense uma cama longa. Mesmo com o quarto limitado no espaço, ter em conta uma cama grande onde a preguiça possa ficar à vontade é perfeito. Em quartos de tamanhos muito estreitos, algumas camas chegam a seguir por toda a extremidade do espaço. E, assim, o que fica disponível para organizar o ambiente são os espaços na parede para a instalação de prateleiras. Neste projeto também do escritório Lima. Ramos. Lombardi Arquitetos Associados, de Curitiba (PR), a escolha por prateleiras modernas com desenhos modernos e alongados somada ao armário inferior oferece ótimas possibilidades sobre os espaços grandes do local. A escolha por um fundo de madeira contrasta perfeitamente com as peças brancas utilizadas, dando charme e modernidade à decoração.

Decoração com quadros

(2013) Residência Icaraí: Quartos  por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2013) Residência Icaraí

Escritório Ana Meirelles

Quem ama quadros sabe do estrago que os pregos fazem nas paredes. Mesmo que os quadros fiquem expostos por muito tempo, em algum momento os furos deverão ser tampados e as paredes pintadas por inteiros para consertar os buracos. Uma ótima opção é acomodar os quadros escolhidos sobre as prateleiras. Reclinados na parede, a vantagem desta ideia é ter um alinhamento perfeito das peças no ambiente. Este quarto moderno projetado pela decoradora de interiores, Ana Meirelles, de Niterói (RJ), nos oferece esta ideia com precisão. Com cores neutras e iluminação direcionada para as peças, as prateleiras dão espaço para os quadros e suas molduras escuras se destacarem em meio ao ambiente de paredes claras. Outro destaque vale também para a incrível luminária central que centraliza o ambiente e está alinhada com a poltrona que servirá como local perfeito para leituras.

Pequena e elegante

Nem sempre é necessário apostar apenas em prateleiras que cobrem toda a parede do quarto. Algumas alternativas em tamanho menor são ótimas para dar um charme a mais na decoração. Neste gracioso projeto do arquiteto Rodrigo Fonseca, de Aracaju (SE), a ideia de utilizar um pequeno espaço estampado com papel de parede em preto com pontinhos brancos, deu modernidade e jovialidade ao pequeno quarto. A pequena prateleira foi coberta com o papel de parede -- que pode ser substituído por papel contact -- e deu um efeito visual maravilhoso ao espaço decorado com retratos e objetos decorativos. Um resultado simples e lindo!

Encaixando a decoração

Apartamento Leblon II: Quartos  por Duplex Interiores
Duplex Interiores

Apartamento Leblon II

Duplex Interiores

Existem muitos modelos de prateleiras. Todos perfeitos para serem utilizados nos menores espaços do lar. Em alguns deles é possível encaixar os objetos decorativos para que fiquem melhor encaixados e não corram o risco de caírem. Este projeto da Duplex Interiores, do Rio de Janeiro (RJ), nos mostra a utilização incrível perfeita do espaço acima da cama com uma prateleira mais estreita do que comumente observamos, dando um complemento ótimo para a decoração do pequeno quarto.

Um pouco em canto

Um espacinho aqui e outro espacinho ali: é tudo o que você precisa para encaixar a sua prateleira em tamanho pequeno para acomodar um pouco de suas coisas. Uma boa ideia é distribuir as prateleiras em diferentes paredes, como podemos ver neste projeto da Isabela Magalhães Arquitetura & interiores, de Belo Horizonte (MG). Com o cuidado de colocar prateleiras em tamanhos iguais, a arquiteta distribuiu as prateleiras em duas paredes opostas do quarto, compondo com diferentes objetos o pequeno mas muito bem utilizado espaço. Uma ótima forma de aproveitar bem cada cantinho.

Compondo o móvel

apartamento Peninsula - Barra da Tijuca: Quartos  por Isabela Lavenère Arquitetura
Isabela Lavenère Arquitetura

apartamento Peninsula – Barra da Tijuca

Isabela Lavenère Arquitetura

Racks ou armários pequenos podem ser utilizados como uma excelente base para que você escolha as cores a serem utilizadas em suas prateleiras. Somar peças iguais no quarto dará uniformidade ao ambiente, deixando um resultado mais bonito e melhor na combinação. Neste projeto, o quarto decorado com um painel e armário na cor branca, teve a companhia perfeita das prateleiras em madeira para contornar o espaço e dar mais espaço para a decoração. O bonito projeto é da arquiteta Isabela Lavenère, do Rio de Janeiro (RJ).

Com simplicidade

Se você prefere ambientes mais simples, mas não abre mão de um toque decorativo perfeito, poderá utilizar as prateleiras em sua forma mais básica ao longo da parede para compor o quarto com retratos e outros elementos. O segredo neste caso, é escolher bem a composição de cores para destacar o ambiente. 

Gostou das ideias? Qual delas ficará melhor no seu quarto?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!