As melhores beliches para a sua casa

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

A origem do beliche até hoje é envolta em mistérios. Alguns estudiosos contam que o beliche se originou nos campos de batalha na Europa, pois era o tipo de acomodação usada pelos soldados durante as campanhas militares. Não por acaso, a palavra beliche viria de bélico, palavra que referencia a guerra. Outras fontes indicam que beliche viria do árabe bilidj, que significa cama. 

De qualquer maneira, o beliche – o conjunto de duas ou mais camas, umas sobre as outras – logo se tornou uma solução divertida e versátil para lares com crianças na mesma faixa etária e que dispõe de apenas um quarto para elas. Longe do viés militar, duro e convencional, os beliches podem oferecer inúmeras possibilidades de um design criativo para o quarto das crianças, aproveitando o espaço com inteligência e promovendo a interação, o relacionamento e o crescimento.

Neste artigo, veremos alguns dos projetos mais interessantes para beliches, com materiais dos mais diversos e com inspirações que passam por super-heróis, cabanas na floresta e até mesmo piratas. Confira!

Quadro branco

Freguesia do Ó | Decorados: Quarto infantil  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Freguesia do Ó | Decorados

SESSO & DALANEZI

A proposta clássica do beliche foi modificada com perspicácia neste projeto, que transformou toda a base do móvel em um armário com prateleiras e uma estrutura circular com um espelho, que amplia o espaço do quarto com sutileza. Os tons quase neutros do quarto criam uma sensação de acolhimento. O quadro branco na parede lateral oferece a possibilidade das crianças desenharem, jogarem, criarem à vontade, transformando o quarto em uma sala de brincadeiras das mais criativas.

Tudo em um só lugar

Quarto de crianças  por ASPACE
ASPACE

Coco Storage Bunk

ASPACE

Este belo projeto transforma o beliche em um móvel que funciona ainda como armário e estante. Trabalhando com a madeira em dois tons distintos, este beliche de linhas retas e design moderno encontra-se em um ambiente que respira criatividade, com elementos em azul e vermelho criando uma sensação de dinamismos e movimento. Na parte de baixo do beliche, gavetas permitem que os irmãos guardem suas roupas e travesseiros, enquanto a estante guarda os livros escolares e alguns brinquedos. Tudo junto em um só lugar, numa solução inteligente e antenada.

Para Paris, com amor

Este charmoso apartamento parisiense está impregnado de estilo e sofisticação em todos os seus cômodos. As grandes janelas que se abrem para as ruas de Paris deixam que a luz entre de forma natural, iluminando o ambiente com vivacidade. Os móveis revelam um design discreto e calcado nos tons brancos, como se pode ver no próprio beliche e nas duas áreas de estudo -  personalizadas de acordo com o estilo de cada irmão. O pé direito alto e o piso de madeira garantem um ar de leveza a um ambiente que já prima pela suavidade em seus elementos.

Tons de azul

Aqui neste sótão encontramos um beliche de madeira que surpreende pelo tom singelo. O bom trabalho das cores – azul nos móveis e nas paredes contrastando com tons cinzas no teto e no piso – e a visível claridade do ambiente transforma este espaço em uma área de convívio que inspira familiaridade e proximidade. As vigas pintadas na cor preta e o curioso móbile no teto completam esse conjunto que se destaca pela sutileza.

Cabana na floresta

Quarto de crianças  por Cuckooland
Cuckooland

KIDS TREEHOUSE BEDROOM BUNKBED in White

Cuckooland

Por que deixar um beliche tradicional quando se pode transformar este móvel em algo mais interessante? Neste projeto da inglesa Cuckooland, temos a cama superior do beliche transformada em uma divertida cabana na floresta, uma oportunidade de divertimento e aventura dentro do próprio quarto. O ambiente aventureiro se completa com a parede de tijolo à vista, que causa uma sensação única de despojamento e informalidade. Assim como em projetos anteriores, o pé direito alto e as grandes janelas ampliam o espaço com propriedade, garantindo a impressão de liberdade e movimento.

Tijolos

Aqui temos mais um projeto que se utiliza de um viés minimalista para obter o máximo de efeitos. A grande sacada desse beliche é o fato de que a cama de baixo se transforma em um sofá para as horas de folga. A parede de tijolos contrasta com os armários em tons brancos e com o piso em tons cinzas, o que gera uma curiosa vibe industrial no ambiente. Este tom mais pesado é amenizado por elementos com os bonecos da animação Alice e a almofada com personagens infantis.

I'm Batman

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Quarto infantil  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Garotos e super-heróis sempre resultam em uma combinação explosiva. É o caso deste quarto de estilo minimalista no qual o beliche obedece uma estrutura diferenciada, com as camas posicionadas transversais uma à outra. As estruturas em aço e o papel de parede estilizado dão a sensação de que as crianças se encontram no laboratório secreto do herói. Para eles, todo dia é uma aventura! A paixão pelos super-heróis se completa com os quadros acima da cama de baixo e, claro, com o pôster do Batman, que domina todo o ambiente.

Pula, pirata

Quarto de crianças  por Paidi

Quarto deve ser sinônimo de diversão. Dois irmãos no mesmo ambiente só pode resultar em grandes aventuras. Aqui, essa máxima é levada ao pé da letra. O beliche de madeira possibilita a colocação de painéis em tecido que transformam o móvel em um grande navio pirata. A sensação de alto mar é garantida pelo design que privilegia os tons azuis claros e o branco nas paredes e no piso. O escorregador acoplado ao beliche completa a fantasia, que se torna ainda mais real por conta das janelas recortadas na parede que suavizam a iluminação que vem de fora.

Quadrinhos e Games

Mais um quarto dominado pela figura imponente do Batman, que aqui divide seu reinado com os pássaros do game Angry Birds. Neste projeto, o beliche funciona como um elemento a mais na brincadeira constante que é viver neste ambiente. Ao invés da cama na parte de baixo, temos um sofá de tons amarelos que cria um contraste genial com as paredes de tijolos à vista. Para a criança que vive aqui, todo dia é uma aventura: movimento e diversão são as palavras-chave para começar o dia.

Scooby-doo

Outro projeto de beliche com camas transversais, aqui o elemento principal da decoração são os personagens do desenho clássico Scooby-doo, estampados de forma destacada nas paredes do quarto. Outro destaque interessante desse projeto, além do design que privilegia as formas geométricas, é a estrutura que abriga os carrinhos e os brinquedos das crianças. Reparem que a escada que leva à cama de cima está oculta por trás de um painel de madeira, uma prova da elegância e da inteligência do projeto.

Você pode ver aqui os mais interessantes projetos com beliches. Algum delas chamou sua atenção? Conte aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!