Reforma Apartamento Brooklyn:   por Estudio MB

Dicas para ter uma casa minimalista

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O minimalismo apareceu no século 20 como uma das promessas e soluções arquitetônicas para espaços e residências. Espaçoso e aerodinâmico, mas ainda assim convidativo, o modelo de decoração minimalista pode ser aderido em qualquer tipo de residência. Este estilo que procura sempre evitar a desordem e a falta de organização, enfatiza a beleza natural de cada artigo do mobiliário presente na casa.

Uma casa minimalista é um ambiente menos estressante, onde a desordem, como forma de distração visual, não vai se instalar e atrapalhar a sua rotina diária. Os cômodos que recebem este modelo de decoração, conseguem transmitir um clima relaxante e pacífico, deixando as pessoas que habitam o local mais tranquilas e concentradas.

O minimalismo preza o uso apenas do necessário. O ambiente está quase sempre vazio, exceto por alguns belos móveis, algumas obras de arte com poucos detalhes e talvez alguns elementos decorativos que sejam também funcionais, de alguma maneira. Você pode tornar a sua casa mais atraente, tornando-a mais minimalista. Além disso, com essa mudança fica muito mais fácil de limpar. Quanto mais coisas se tem disposta no cômodo, mais cuidado tem que se tomar para não acumular pó.

Para dicas e ideias de como transformar sua casa em um ambiente belo e minimalista, confira o post. Inspire-se!

Casa minimalista com decoração simples

Reforma Apartamento Brooklyn: Sala de estar  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

O estilo de decoração minimalista é um exercício de contenção, onde o espaço, a iluminação e os objetos desempenham papéis igualmente importantes. Esse estilo exige que você reduza seu mobiliário ao essencial, para que você tenha um conjunto de objetos selecionados que ofereçam o máximo de impacto. Longe de ser chato, esse estilo é ousado, funcional e altamente memorável. Este ambiente nos mostra exatamente isso, uma decoração bem planejada, vivenciando um interior simples porém sofisticado.

Para ter uma mente tranquila e limpa, primeiro, você tem tomar conta do ambiente onde vive. Organizar os seus pertences e os demais objetos que ficam posicionado nos seus cômodos só vai te trazer energias boas. A idéia de viver uma vida disciplinada e com menos pertences pode soar atraente para muitos. As pessoas têm enxergado os benefícios de possuir menos coisas, como ter menos o que limpar, menos para organizar, menos stress e mais energia para seus maiores interesses. Quando sua sala de estar estiver livre de excessos, você talvez perceba como seu estado de espírito vai ficar mais leve e tranquilo.

Um cômodo de cada vez

Planeje um cômodo em cada momento! Ao menos que você esteja se mudando para uma nova casa, pois pode ser muito difícil deixar a casa simples de uma vez só. Concentre-se em um quarto e transforme-o em seu centro de calma. Use-o para te inspirar a simplificar os demais ambientes. Fazer mudanças por etapas pode ser muito mais organizado e prático. Além de muito menos cansativo, é claro.

Não pense que só porque você tem uma casa minimalista, não pode decorá-la. A regra é usar elementos decorativos como assentos e não exagerar. Da mesma forma, para a arte, escolha uma peça focal em vez de um grupo de pequenos objetos. Este quarto usa acessórios arrojados, em termos de proporção e conteúdo, mas colocados juntos em uma mesa baixa, eles se tornam um ponto focal e não uma distração.

Essencial

apto oscar freire: Quarto  por kikacamasmie + arq
kikacamasmie + arq

apto oscar freire

kikacamasmie + arq

Menos é mais na decoração de interiores e na disposição de elementos dentro de uma residência. Guarde apenas aquilo que for necessário ou essencial. Avalie a importância do seu mobiliário ou de qualquer outra coisa que ocupe espaço na sua sala de estar, pergunte-se se o item é realmente funcional ou especial para você. Se sua vida pode continuar muito bem sem ele, elimine-o. Artigos funcionais podem ser adicionados com o tempo. É interessante ter sempre algum espaço livre para eles, como neste quarto minimalista ao lado projetado pelo escritório Kikacamasmie + Arq.

Para quebrar a monotonia de um esquema de cores contido em um estilo minimalista, você pode usar peças com diferentes texturas. O quarto da foto é um excelente exemplo. Embora executada em branco e cinza, ganha vida graças ao pequeno detalhes em cor. A mesa de madeira no canto do quarto, só contribui para a história textural deste ambiente.

Mobiliário

Quarto  por MINBAI
MINBAI

Cama rebatible

MINBAI

O primeiro passo para iniciar a decoração da sua casa minimalista, é começar com mobiliário. As maiores peças em quase qualquer ambiente são os móveis. Desta maneira, quanto menos peças de mobiliário, o melhor! Pense alguns itens do mobiliário podem ser eliminadas sem pecar no conforto do seu cômodo.
Quantas móveis seu quarto precisa? Considere o essencial. Por que você precisa mais do que uma cama e armários em um quarto? No seu quarto nada mais importante do que uma cama, uma cômoda e uma mesa de cabeceira. O resto é exagero!

Janelas nuas são suas amigas em um quarto minimalista. Se você pode deixar suas janelas sem adornos e permitir que a luz natural entre, aumentaria significativamente a decoração. Se a privacidade é um problema, use os materiais de cortina mais finos ou use persianas.

Decoração com móveis minimalistas

Sala de estar  por Földes Architects
Földes Architects

The Long Brick House

Földes Architects

Na sua casa minimalista, procure ter pisos claros. Os seus móveis não precisam ser em madeira ou outro material claro. No entanto, pisos em tonalidades mais claras conseguem expandir o ambiente e deixar a casa com uma aparência mais limpa. Nada deve ficar atrapalhando a passagem no chão. Nada deve ficar empilhado, assim como nada deve ser armazenado no chão. 

Casa com estilo minimalista costuma usar uma quantidade limitada de padrões e cores, ou optar por acabar com tudo junto. Se você decidir viver de forma minimalista, seguir os padrões desta sala de estar, é a maneira certa.

Limpe as paredes

Paredes claras e sem muitos objetos pendurados permitem que se tenha outros tipos de artigos decorativos, como vasos, plantas e móveis modernos. É claro que é interessante ter quadros ou telas, mas é muito importante saber equilibrar os elementos que vão decorar a sua sala ou quarto. Saiba balancear o que ficar próximo a parede e o que fica apoiado nela.

Linhas limpas, cores claras, uma boa iluminação e superfícies planas, assim funciona o estilo minimalista. Neste ambiente, cada detalhe sugere exatamente isso. Os detalhes apresentam linhas e curvas bem definidas, fazendo uma declaração de como ser minimalista.

Esvazie as superfícies

Superfícies como aparadores e outros suportes não devem ficar carregados de objetos. Aparadores podem ter alguns artigos decorativos, mas não precisam receber pilhas de livros ou papéis. A mesa pode receber flores, plantas ou pequenas estatuetas, mas nada precisa ficar gritando no local e chamando atenção mais do que a composição geral do local.

O espaço vazio é considerado um elemento importante na decoração minimalista, pois o espaço interage com os objetos e define o visual. Equilíbrio visual é tão importante e pode ser alcançado apenas por ter um ponto focal. Na foto, por exemplo, o espaço vazio só atua para amplificar a presença do assento contrastante e luminária, que chama atenção.

Armazenamento

Guarde seus pertences de forma inteligente. Não deixe peças de roupa, livros ou demais artigos que possui espalhados. Se você não tem um closet ou não quiser ter um armário, pode comprar uma arara com um desenho simples e interessante para pendurar suas roupas. Elas vão ficar armazenadas de forma organizada e não vão deixar seu quarto bagunçado. Outros pertences podem ficar dentro de caixas ou cômodas pequenas e básicas.

Decorar uma casa minimalista pode fazer você repensar objetos comuns. Basta olhar este quarto minimalista, como fenomenal a “arara” , substituindo o armário pode parecer.

Cores discretas

Quarto  por homify
homify

Shortbread Bed

homify

Adicione cores suaves ou discretas na decoração da sua casa para ter um efeito minimal. Pode se adicionar cores mais fortes no ambiente, é claro, mas a maior parte do espaço deve seguir em cores mais sutis. O branco é um minimalista clássico, mas todas as outras cores sólidas que não se estressam dos olhos podem ser boas aliadas na hora de decorar.

Cores claras, como branco, juntamente com neutros discretos, quase cinza e pastéis são intrínsecos a casas minimalistas. Embora você possa adicionar cores mais vivas, sugerimos que você escolha um ou dois e limite a dose. Na foto, a cama em tom de azul,  adiciona cor e quebra a monotonia do esquema de cores neutras.

Acabe com a desordem!

Minimalist white kitchen: Cozinha  por STUDIO ANDRE LENZA
STUDIO ANDRE LENZA

Minimalist white kitchen

STUDIO ANDRE LENZA

Com todas as mudanças já realizadas, é mais do que necessário passar longe de começar qualquer desordem. Mantenha seu ambiente arrumado, principalmente nas superfícies. Não acumule objetos inúteis e faça sempre uma avaliação sobre o que é realmente necessário se ter no local. Para mais dicas de ambientes minimalistas, confira Sofás minimalistas.

Para ser minimalista, você terá que dizer adeus à desordem. E para fazer isso, você precisará editar o que exibe em prateleiras e mesas. Atenha-se ao essencial e guarde o restante em armários. Esta cozinha mostra como apenas alguns elementos bem escolhidos chegaram aos balcões.

Confira a seguir mais imagens de projetos incríveis que utilizam o conceito minimalista em sua decoração e design.

Fachada de casa com design minimalista

Confira também nosso livro de ideias com 27 fachadas incríveis de casas simples e modernas para você se inspirar

Apartamento pequeno com decoração minimalista

Jardim minimalista

Jardim Minimalista Com Toque Rústico: Jardim  por Barrocarte
Barrocarte

Jardim Minimalista Com Toque Rústico

Barrocarte

Uma sala de jantar com cores neutras

Cozinha com linhas retas e design minimalista

Área de lazer elegante e leve

Banheiro de casas minimalistas

Banheiro Minimalista: Banheiro  por ITOARQUITETURA
ITOARQUITETURA

Banheiro Minimalista

ITOARQUITETURA

Área de festas com espaço amplo e decoração minimalista

Bastante espaço e cores neutras

Você faria um décor minimalista na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!