Uma linda casa moderna

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Oscar Niemeyer (1907-2012) utilizava com maestria a luz natural para criar sensações contrastantes e intensificar a experiência do usuário. Por exemplo, na Catedral Metropolitana de Brasília, o visitante necessita primeiramente atravessar um pequeno túnel escuro e estreito antes de chegar ao espaço da nave principal do templo. O corredor escuro e estreito desperta uma sensação de enclausuramento e angústia. Mas após adquirir estas impressões, o visitante se depara com um espaço banhado de luz e coberto com os vitrais que dão a sensação de um espaço infinito, despertando nele o sentimento de alívio e principalmente de libertação.

Na Catedral de Brasília, como ficou evidente, o principal elemento construtivo do projeto é a luz natural, apesar da imponência e da forma marcante dos arcos que formam a silhueta do edifício. Embora tão presente em nossas vidas, a arquitetura, como a música, o cinema, a literatura e a poesia, nem sempre é compreendida naquilo que ela comunica. Os meios que a arquitetura utiliza para transmitir sua mensagem, portanto, nem sempre são legíveis e compreendidos pelo observador comum. 

Neste projeto da Casa de Vila I, concebido pelo estúdio CSDA Arquitetura e Interiores, a luz natural é também o principal elemento construtivo e o protagonista da decoração. Aberturas estratégicas, laterais e zenitais, trazem a luz natural para os ambientes e realçam os materiais de revestimento e a forma de corredor da residência, que possui os ambientes sociais integrados e situados no pavimento térreo e quatro dormitórios, sendo uma suíte master, situados no pavimento superior.

Confira a seguir mais detalhes e informações deste projeto simples e funcional, que guardadas as devidas proporções, remete ao recurso da iluminação natural como definidor da forma e da materialidade do edifício e apresenta ambientes acolhedores e uma decoração despojada.

Entrada principal

A leitura da fachada frontal evidencia a preocupação com a segurança, devido à utilização de um robusto gradil que protege a janela, e com a entrada principal, marcada pelo volume do pórtico em alvenaria. O programa da residência, visando à funcionalidade e à intimidade dos moradores, foi organizada da seguinte forma. No pavimento térreo estão distribuídos os espaços sociais: sala de estar, sala de jantar, cozinha gourmet, jardim e serviços: lavabo e área de serviço. Enquanto no pavimento superior foram distribuídos os espaços íntimos: dois dormitórios, um quarto de hóspedes e uma suíte principal.  

Sala de estar

A sala de estar se integra com o espaço exterior, através da ampla janela, com esquadrias metálicas na cor preta, e com a sala de Tv. Luz natural abundante e elementos em marcenaria, como o painel de madeira, que divide a sala do lavabo e a estante tortuosa, marcam a decoração da sala de estar. Além disto, obras de arte incrementam o décor da residência e dão uma identidade própria a cada ambiente, tornando-os mais requintados e coloridos. 

Para obter mais informações sobre os itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Living room

Os ambientes integrados que compõem o living room formam uma espécie de corredor. De um lado sala de estar, sala de Tv, sala de jantar e cozinha gourmet se comunicam em um espaço contínuo, amplo e cheio de luz natural, do outro lado, os espaços de serviços, lavabo e área de serviço, formam um bloco compartimentado e oculto. O destaque do ambiente é a presença marcante da luz natural que inunda o espaço através de amplos planos envidraçados e pela abertura zenital sobre a sala de jantar.

Sala de jantar

Portas de correr de madeira possibilitam a integração da cozinha com a sala de jantar, que por sua vez se interliga com o jardim de inverno, através dos amplos planos envidraçados com esquadrias metálicas, na cor preta. A sala de jantar possui mesa de jantar Tulipa, de forma redonda e tampo de granito com base de alumínio e cadeiras de estrutura de madeira maciça e assentos e encostos de fibra natural. Uma entrada zenital inunda o espaço de luz natural e deixa o ambiente mais agradável e elegante.

Jardim de inverno

Como já mencionado, a luz natural é o principal material construtivo da residência, definidor do espaço e revelador de suas texturas e cores. A luminosidade é possibilitada pelas diversas e amplas aberturas. Uma delas, uma generosa abertura lateral, permite a entrada da luz natural difusa e a ventilação natural, interligando o living room ao jardim de inverno, um espaço externo agradável, cujo mobiliário, os tijolos à vista e os vasos de plantas suspensos tornam o espaço mais agradável e aconchegante.  

Cozinha

A cozinha gourmet é ampla, bem iluminada e arejada, integrando-se também ao jardim e ao living. Ela dispõe de uma pequena mesa de refeições, em madeira, e diversos elementos metálicos, como os eletrodomésticos em inox, e os armários planejados e uma escada metálica circular, ambos na cor preta. A escada dá acesso ao quarto de hóspedes, no pavimento superior, sendo justificada pela necessidade de separação de fluxos, resultando em maior privacidade à família.

Dormitório

No dormitório também predominam as superfícies brancas, exceto no piso revestido de madeira. A decoração do ambiente é composta de cama com cabeceira estofada, na cor bege, recamier na cor bege, dois criados mudos, de estilo clássico e cor bege, e cortina também de cor bege. Duas luminárias e uma obra de arte, situada sobre a cabeceira, complementam e incrementam a decoração do ambiente, dando-lhe mais personalidade e elegância. 

Penteadeira

Num cantinho especial da suíte master, uma penteadeira em laca branca, agrega versatilidade e delicadeza ao ambiente. A penteadeira conta ainda com um acento em madeira de estilo vintage e assento colorido, um espelho amplo, sem moldura, e duas luminárias delicadas, que dão um toque feminino e mais charme ao ambiente.

Banho

No banheiro destaca-se o revestimento em pastilhas cerâmicas, na cor branca, que reveste o piso e a área do box do chuveiro. Além disto, no box um nicho com fundo na cor amarela, dá mais funcionalidade e personalidade ao ambiente.

Para obter mais informações e projetos de banheiros, basta acessar a seção especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Qual o seu ambiente preferido neste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!