Pequenos jardins de encher os olhos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Pequenos jardins de encher os olhos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
  por CLASS MANUFACTURING SA
Loading admin actions …

jardim é um lugar muito especial na casa ou apartamento. É lá que você consegue boas horas de relaxamento lendo, meditando ou tirando boas sonecas. O jardim é o local também onde a vida pousa e repousa. Cheios de visitantes que sempre renovam o ambiente e o local por onde passam – borboletas, mariposas, abelhas e muitos outros insetos colocam mais cores e fazem o ambiente vibrar em vida. No entanto, com o pouco espaço de tempo que dispomos, sobram poucas oportunidades para cuidar de grades jardins – isso quando é possível manter grandes jardins nos poucos espaços que sobram nas casas ou apartamentos. Atualmente o pouco espaço disponível é a situação mais comum nos imóveis locados, causa do efeito do pouco espaço disponível nas grandes cidades, cada vez mais apertadas e com isso, pouco disponíveis em tempo. 

Para pessoas que têm pouco tempo e espaço, mas não abrem mão do jardim, as melhores opções certamente são os jardins de tamanho pequeno e fáceis de serem cuidados. Ótimas opções para suprir esta vontade, os jardins pequenos podem ser cultivados em pequenos vasos, com espécies misturadas ou em canteiros um pouco maiores com a adição de mais de uma espécie. Seja qual for a sua escolha, neste Livro de Ideias você verá dez opções incríveis, que irão encher os seus olhos para que comece hoje mesmo a pensar no cuidado com as plantinhas que ganharão um lindo espaço na sua vida. 

Pequeno Notável

Brooklin: Corredores e halls de entrada  por Lo. interiores

Se os espaços da casa não possibilitam a construção de um jardim de tamanho maior, a melhor opção é usara criatividade para ocupar os poucos espaços disponíveis. Neste projeto, o escritório paulistano de decoração de interiores, Lopez Interiores, optou por utilizar o espaço abaixo da escada para acomodar o pequeno jardim no interior do imóvel. Decorado com plantas que não crescem muito e bem projeto no pequeno espaço, o jardim coloca um charme discreto no ambiente, mas não deixa de ser notado pela delicadeza e beleza natural no cômodo. 

Decoração externa

Mesmo quando habitamos uma casa com um bom tamanho de quintal, muitas vezes a falta de tempo nos deixa sem grandes possibilidades de dar ao jardim a atenção e dedicação necessária para mantê-lo grande e bem cuidado. Por isso, uma das ótimas opções é escolher pequenas composições pré-moldadas com pedras ou madeiras para abrigá-los. Neste exemplo, o projetista escolheu uma estrutura de pedras com uma pequena cascata para dar ao jardim um toque mais vivo e fresco, com a água corrente. Optando por pequenas plantas de flores pequenas, o jardim é belo o suficiente para merecer boas horas de descanso e contemplação em meio ao barulho da água que corre continuamente. 

Iluminado

Flores iluminam nossa vida. Quando estamos perto de um jardim, nossa vida ganha mais cores, beleza e calma, por estes e outros motivos, pense com carinho na instalação de um mini jardim em sua casa. Este lindíssimo exemplo de decoração, recebeu um vaso iluminado cercado por diversos elementos de madeira. A luz do vaso ganha a companhia de velas alocadas em bambus e flores em pequenos jardins verticais. Perfeito para horas mais românticas ou de meditação, ter um ambiente deste na sua casa, deixará seu aconchego ainda melhor.

Em pequenas mesas

As possibilidades de incrementar seu ambiente, dependem muito mais da sua imaginação do que você pode pensar. Se os espaços internos não são suficientes para abrigar o seu pequeno jardim, é hora de reinventar o mobiliário para que sua casa receba a companhia das plantas e flores. Neste projeto da decoradora de interiores, Adriana Scartaris, o resgate do jardim em ambiente interno, resgata a utilização da pequena mesinha com a acomodação de pequenos vasos que abrigam plantinhas de diversos tipos. Uma ideia simples, mas de grande importância, quando a necessidade é buscar uma reinvenção contínua dos ambientes. 

Pequenos vasos

Manter um jardim linear depende, entre outras coisas, de opções de vasos maiores para serem acomodados nos espaços da casa. Se você não possui espaços para grandes vasos, opte por pequenas acomodações, como pequenos vasos que podem ser juntados espalhados pelo imóvel. Neste projeto da arquiteta mineira Gislene Lopes, a escolha foi exatamente por pequenos vasos com as mesmas espécies de flores espalhadas em um mesmo cômodo.Simples e delicado, o resultado transforma e coloca muita vida no ambiente. 

Pequenos conjuntos

Apostar em conjuntos iguais de vasos, com a mesma igualdade na acomodação das plantas, é uma excelente opção para mesas grandes no comprimento. Neste exemplo,  a paisagista paulistana, Mônica Rio Verde, configura uma sala de visitas com um mini jardim que se estende em vasos iguais ao longo do comprimento da mesa central. Com opções mais simples ou mais floridas, apostar nesta ideia para seu pequeno jardim irá enriquecer muito sua sala.

Decoração do quarto infantil

Quarto infantil  por homify

Associar as plantas aos espaços infantis é uma ótima forma de colorir o ambiente e ainda estimular o cultivo de flores para as crianças. Pequenos aprendizados, como regar, adubar e levar ao sol, poderão contribuir para que seus filhos se eduquem ao cuidar da natureza e, assim, construam uma personalidade atenta para as sensibilidades essenciais da vida. Neste exemplo, o escritório brasiliense BEP Arquitetos Associados, colocou pequenos vasos sobre as varandinhas da linda cama planejada para o quarto de uma menina. Um excelente exemplo que mistura delicadeza e fofura de crianças e flores em um mesmo local.

Em pequenas caixas

Como dissemos anteriormente, reaproveitar espaços para acomodar pequenos jardins, é sempre uma excelente saída. Neste exemplo, a utilização de uma caixa foi suficiente para abrigar um conjunto de pequenas violetas que descansam à luz do sol. Perfeitas para qualquer ambiente, a ideia é prática e de ótimos resultados.

Vertical

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Não poderíamos deixar de cita o jardim vertical como exemplo de pequeno jardim. Neste projeto, o escritório carioca, BC Arquitetos, teve a linda ideia de acomodar vasos enfileirados na posição vertical e separados por colunas de troncos envelhecidos. Junto à deliciosa varanda, fica impossível não passar excelentes horas meditando em tranquilidade.

Suspenso

Para finalizar nosso Livro de Ideias, o charme e a beleza de um jardim suspenso. Projetado pelo ateliê da artista de Contagem (MG), Flávia Soares, este modelo contém cachepôs e vasos cerâmicos suspensos, dando a percepção de um jardim flutuante que parece ter vindo dos sonhos. Perfeito. 

Agora que já mostramos dez opções lindas para seus pequenos jardins, é hora responder a nossa pergunta:

De qual pequeno jardim você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!