Sob a sombra: 9 projetos de pérgolas maravilhosas

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Condomínio Santa Izabel, SET Arquitetura e Construções SET Arquitetura e Construções Condomínios
Loading admin actions …

As pérgolas são elementos que agregam muito a uma área externa de uma casa. Elemento antigo, esta estrutura de pilares e vigas têm como principal função criar uma área de sombra em jardins e quintais. Dependendo da posição, a pérgola também pode ser essencial para diminuir a incidência do sol no interior da casa, sendo assim perfeito para economizar o uso de energia elétrica, principalmente no verão quando tendemos a usar o ar condicionado.

Além de filtras os raios solares, as pérgolas são elementos arquitetônicos decorativos muito utilizados em fachadas para a criação de jogos volumétricos, além de servir de proteção e cobertura para corredores e circulações externas.

Feitos de madeira ou metal, a estrutura deve ser bem projeta. A altura, a posição e o material vão influenciar dn capacidade estrutural, sendo assim é sempre muito importante consultar um profissional que não só será capaz de aconselhar em relação aos fatores técnicos e de segurança, como também nos fatores estéticos.

1. Área comum

Este projeto decidiu por proteger a área comum deste condomínio com um lindo e simples pergolado de aparência leve e coberto parcialmente com vegetação. Aqui a sombra não só protege parte do gramado como, também cria uma zona confortável com poltronas.

2. Entre a sala e o jardim

Varanda Casa de Praia, Plena Madeiras Nobres Plena Madeiras Nobres Varandas, alpendres e terraços modernos
Plena Madeiras Nobres

Varanda Casa de Praia

Plena Madeiras Nobres

Aqui vemos que a estrutura de madeira escura foi utilizada para dar continuidade ao ambiente interno acessado por portas de correr. Esta solução é ótima para integrar os ambientes propiciando fluidez entre dentro e fora. Note também que a pérgola apoia placas transparentes que permitem que o espaço seja utilizado mesmo em dias de chuva.

3. Delicadeza e simplicidade

Outra possibilidade de cobertura para pergolados é a tela de bambu. Aqui a opção foi utilizá-la como forro entre as vigas de madeira e a cobertura de vidro fazendo com que o ambiente fique iluminado sem ser invadido pelos fortes raios solares. O resultado é uma estrutura delicada e um ambiente aconchegante.

4. Transparência

Como parte do projeto de retrofit, esta casa em São Paulo ganhou uma área externa completamente protegida por uma pérgola metálica que se converte em uma cobertura perfeita. As placas transparentes permitem muita iluminação e permitem a vista superior para folhagem alta das árvores.

5. Sombra para o ambiente externo e interno

Residência em Itaúna - MG, Beth Nejm Beth Nejm Varandas, alpendres e terraços modernos Plantar,Flor,Vaso de flores,Planta de casa,Sombra,Design de interiores,Móveis de exterior,Hotel ecológico,Lazer,Panorama
Beth Nejm

Residência em Itaúna – MG

Beth Nejm

Como mencionamos anteriormente, a pérgola filtra os raios solares não somente para as áreas externas como também para áreas internas de uma casa. Este é o exemplo perfeito em que este terraço coberto ajuda a sala de estar fresca e relaxante.

6. Nos terraços

As varandas e os terraços também são ambientes ideias para se construir um pergolado. Nesta imagem vemos esta estrutura leve que combina perfeitamente com o branco da casa e a maravilhosa paisagem.

7. E nas varandas

A varanda superior desta casa está protegida por esta pérgola clássica de estrutura de madeira que enquadra e permite vistas espetaculares.

8. Como elemento principal

Aqui vemos o uso do pergolado como elemento arquitetônico. O projeto toma partido da estrutura e cria uma volumetria predominante que marca a fachada da casa.

9. Quadrado

Utilizar módulos estruturais menores e jogar com as diferentes orientações das vigas é uma maneira interessante de criar uma estética diferente.  Esta garagem, as pérgolas combinam com o estilo da casa e segue o padrão de utilização da madeira nos outros ambientes.

As sobras geradas por este estilo da um efeito lindo de sombras.

Clique aqui e veja saiba mais sobre pergolados!

Qual projeto te chamou mais a atenção?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!