10 aparadores para salas de jantar

Douglas Galan Douglas Galan
Loading admin actions …

Sala de jantar sem sal não dá para engolir. É preciso adicionar algum tempero na composição desse ambiente. E os aparadores são os melhores acompanhamentos para compor com cadeiras, mesa e outros objetos decorativos. Mas para a combinação não virar uma salada, é necessário usar alguns critérios. Na receita, estão a observação dos materiais, a disposição e o tamanho da peça, além dos objetos a serem apoiados ou inseridos sobre o móvel. Assim como num vasto cardápio, os aparadores podem variar em muitos tipos. Na seleção que fizemos neste livro de ideias, há opções para todos os gostos, até para os paladares mais refinados. Voilà!

Em marchetaria de madeira

Ainda no projeto de Izabel Ferronato, um outro modelo de aparador é encontrado. Este também dá apoio à sala de jantar, no entanto, é mais baixo, executado em madeira. A parte frontal da peça recebeu um interessante trabalho de marchetaria. A ideia era ampliar ao máximo os ambientes readequando as alvenarias e integrando os espaços, trouxe um melhor aproveitamento do layout original do apartamento e a criação de uma ampla sala de jantar. Veja outras propostas de salas de jantar decoradas neste artigo.

Fixo espelhado

A ideia da reforma conduzida por Izabel Ferronato era ampliar ao máximo os ambientes readequando as alvenarias e integrando os espaços. Para o casal que gosta de curtir a casa e receber os amigos, o living foi o ponto de partida do projeto. Este espaço, que abriga o home-theater e as salas de estar e jantar, é rico em detalhes que traduzem o estilo dos moradores. Foi assim que a sala de jantar recebeu um aparador fixo todo espelhado, que demonstra uma linguagem contemporânea e muito atraente. A presença da pedra, madeira e tecidos naturais torna os ambientes aconchegantes e requintados, enquanto o uso de objetos de design e de telas coloridas (como a que está apoiada sobre o aparador) dão personalidade ao living.

Laminado e apoiado

A inspiração e o conceito principal do projeto foi criar um espaço de convivência agradável para a família. O estilo do lar é contemporâneo, com linhas retas, limpas, e ambientes sem excesso de mobiliário, para não comprometer a circulação no dia a dia. O aparador azul é um exemplo desse preceito. A primeira ideia para compor esse espaço de convivência agradável foi quebrar parte da parede da cozinha para fazer uma cozinha americana, o que possibilitou a integração deste ambiente com a área social do apartamento (living, sala de jantar e a varanda gourmet), além de melhorar consideravelmente a iluminação da cozinha, que era feita apenas por uma janela na face Sul.

Básico chique

Salas de jantar ecléticas por homify

Feito para abrigar uma coleção de arte contemporânea e de um importante acervo de arte africana e pré-colombiana, o projeto desta residência em São Paulo mostra que o contemporâneo, quando emoldurado por uma incrível coleção de arte, ganha ares de classe e requinte. Sofisticação não faltou também à sala de jantar, que tem paredes e móveis escuros e contrapontos claros, como o aparador. Um ponto interessante da peça é sua forma limpa com quinas curvas. A casa possui a identidade da família e expressa suas histórias de vida. A decoração deveria estar sempre aberta a novas aquisições, sem nunca haver a tentativa de substituir uma peça pela outra e sim incorporar cada nova obra de arte ao acervo já existente – o que ocorre também nesta sala de jantar.

Entalhado ao natural

Salas de jantar escandinavas por homify
homify

Dining Room

homify

Este aparador fixo segue o perfil da sala de jantar, que tem no uso da madeira uma de suas bases. A peça tem estrutura longilínea com espaço frontal detalhado. Em contraponto aos elementos naturais estão itens modernos como o espelho articulado e em formas geométricas acima da lareira. As cadeiras em tom avermelhado criam um destaque para o cenário neutro. Arandelas e pendentes cúbicos criam harmonia. 

Vintage sofisticado

Este aparador é uma típica peça de época. Mas em vez de adornos e rococós, o móvel apresenta formas simples. O contraste do item com a mesa e as cadeiras de perfil minimalista é um dos pontos atrativos deste projeto. O aparador dá suporte para uma máquina de café expresso, um serviço agradável para o ambiente. Destaque ainda para o espelho com moldura impressionante e para os pendentes com cúpulas vazadas – muito criativos!

Formas puras

De design bem minimalista, este aparador está totalmente sintonizado com a sala de jantar de estilo contemporâneo e super clean. Seu material, porém, uma madeira de tom marcante, destaca a peça, que ganhou uma bandeja e bebidas. Dessa forma, o aparador acaba cumprindo também a função de bar. A proposta é de Carolina Mendonça. Como o apartamento fica localizado no litoral, leveza e toques rústicos se fazem presentes.

Proposta contemporânea

O aparador de formas bem simples e materiais totalmente básicos passa uma mensagem de estilo e elegância. Para compor com a peça, um baú de tramas foi inserido embaixo do móvel, criando um contraponto de texturas e cores. A parede espelhada ajuda a sofisticar ainda mais o conjunto, além de ampliar o espaço. Bandeja para bebidas e objetos decorativos finalizam a composição. A peça é um ponto de atração neste living claríssimo criado pela arquiteta Leila Dinonizios

Trabalhado no espelho

Esta peça tem a estrutura toda espelhada, o que lhe confere um ar sofisticado. O material traz ainda impacto para a sala de jantar. O glamour se completa com a bandeja para taças e objetos decorativos. O aparador de espelhos faz boa composição com os acabamentos do espaço, como o piso em tom madeirado e a parede acinzentada. O projeto é da arquiteta Graziela Von Muhlen.

Moderno em vidro

Extremamente aconchegante, o apartamento explora a integração das salas com a varanda, e revela o uso equilibrado de materiais naturais e linhas puras. A mistura entre o clássico e contemporâneo, que é uma característica das arquitetas da IE Arquitetura + Interiores, traz sofisticação ao projeto. Próximo à sala de jantar foi disposto este aparador todo em vidro. Muito simples, a peça traz uma leveza para o living, onde há presença de elementos marcantes, como a madeira e objetos coloridos. Mais uma forma de criar uma moderna sala de jantar.

Observe os materiais destes aparadores e tente eleger aquele que mais lhe agrada. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!