Como criar um canteiro de plantas em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Sol, flores e decoração. Se tem algo que faz uma ótima soma no verão, são esses três elementos. Com a presença do verão e, principalmente do horário de verão, é possível apostar em soluções que trazem muito mais vida na decoração do nosso lar. E quando falamos em vida, um ótimo exemplo são as plantas. Fáceis de cuidar, as plantas sempre são bem-vindas em qualquer ambiente da casa. Seja com a criação de um grande jardim, um pequeno canteiro com flores ou cuidadas em vasos distribuídos pelo lar.

Embora muita gente se declare fã de plantas e flores, sabendo que seria adorável tê-las por perto em casa, existem ainda uma série de dúvidas que bloqueiam o início de criação de um pequeno espaço que deixem as flores e plantas trazerem todo o seu encanto para o lar. Quem tem plantas em casa, sabe que depois de começar a transformação nos ambientes é incrível, embelezando com delicadeza o nosso lar. 

Para ajudar você a ter, enfim, a companhia de pequenas ou grande plantinhas, sejam elas floridas, hortaliças ou de outras espécies que irão se adequar perfeitamente em sua decoração, trouxemos algumas sugestões de como você poderá iniciar este novo espacinho no seu lar. São ideias que, juntas com as imagens de projetos maravilhosos, deixarão uma certeza ainda maior do quanto é delicioso e terapêutico cuidar de plantas no lar. 

Ao final do artigo, você terá respostas para muitas curiosidades sobre como você poderá manter o seu jardim ou canteiro sempre bem cuidado, para que as boas visitas de borboletas e passarinhos sejam recebidas para tornar o seu lar um lugar ainda mais especial.

Uma primeira observação deve ser feita quanto ao clima predominante em sua região. Se for um clima mais ameno, mesmo em pleno verão, converse com um profissional de jardinagem ou paisagismo para encontrar as melhores soluções. Caso a predominância seja um clima tão quente quanto ao que estamos acostumados na tropicalidade de nosso país, encontre plantas que se adaptem mais facilmente a temperatura local. Lembre-se também de escolher plantas que tenham uma necessidade de cuidado de acordo com o seu tempo livre. Plantas que demandam mais atenção devem ser evitadas caso você costume passar longos períodos longe de casa. Uma boa solução, neste caso, é escolher um cacto que está na moda e ficará muito bem no seu lar.

Para outras soluções, soga conosco neste artigo e aproveite as dicas e sugestões para incrementar o seu lar com a presença maravilhosa das plantas. 

Aproveite e inspire-se!

1. Prepare bem o solo

Uma mistura de 500 gramas de adubo orgânico ou húmus, misturado com terra escura será um bom local onde as suas plantas poderão crescer. Ao comprar as espécies de plantas desejadas, verifique as condições ideias de profundidade e espaço necessários para um crescimento saudável da espécie. Informações sobre a iluminação direta ou indireta também são indispensáveis. Siga sempre a regra de plantas maiores em espaços maiores e menores em vasos menores. O plantio de espécies grandes em vasos pequenos prejudica o desenvolvimento da planta, trazendo uma morte precoce. 

2. Proteja o solo

(2015) Apartamento Santa Rosa: Jardins rústicos por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2015) Apartamento Santa Rosa

Escritório Ana Meirelles

Seja em vasos ou espaços abertos no quintal, a preparação do solo é indispensável para um crescimento sadio de sua horta. Enriquecê-lo com adubo e fertilizantes específicos fará com que as plantas cresçam mais fortes ao longo do ano. Existem soluções caseiras, caso você não queira optar por opções industrializadas. Uma boa dica é forrar o solo com folhas que foram trituradas ou estão secas para preservar o solo e prevenir a chegada de ervas daninhas. 

Na imagem, um projeto maravilhoso do escritório Ana Meirelles, de Niterói (RJ), com diversas espécies de plantas maravilhosas e muito bem cuidadas. 

3. Cuidando das flores

Varanda, alpendre e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Feuerschale, Leuchtkübel

DIE BALKONGESTALTER

Após o cuidado com o solo e o crescimento das mudas com os primeiros botões de flores, é preciso alguns cuidados especiais para que suas flores estejam sempre saudáveis. Plantas anuais têm uma média de vida que gira em torno de 3 a 4 meses, mas com alguns cuidados este período pode se estender muito mais.

Uma boa dica é pulverizar quinzenalmente as plantas com um fertilizante foliar, rico em fósforo. Esta medida aumentará ainda mais a fartura das flores no seu jardim.

4. Jardim Vertical

Sobre a utilização de plantas na decoração ou mesmo a criação de um jardim dentro de sua casa, existem soluções em projetos absolutamente fantásticos que atendem as mais diversas necessidades e expectativas. Ter um presença de um profissional certamente fará toda a diferença. Neste maravilhoso projeto do Ateliê de Cerâmica – Flávia Soares, de Contagem (MG), a utilização de um jardim vertical com o uso distribuídos de vasos suspensos, fez com que o lar ficasse magicamente lindo com a presença das plantas.

5. Tipos de vasos

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins modernos por Lider Interiores
Lider Interiores

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas – Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer

Lider Interiores

Existem muitos tipos de vasos para o cuidado de suas plantas. Entre eles, os mais comuns são os vasos de cerâmica, de plástico, de madeira e o de pedra. Cada um destes tem funções específicas no cuidado das plantas. Veja algumas:

- Vasos de cerâmica natural: retém mais água e deixam a terra fresca por mais tempo. São indicados para todos os tipos de plantas.

- Vasos de plástico: leves e de preço acessível, são ótimos para decorar, já que têm formas e cores variadas. São usados preferencialmente dentro de casa, já que tendem a esquentar muito no sol.

- Vasos de madeira: são facilmente integrados aos ambientes naturais, mas têm a desvantagem de durarem pouco por causa do contato constante com a umidade.

- Vasos de pedra: os que têm maior durabilidade e porosidade. Dão elegância aos ambientes e são encontrados em diversos formatos. sua desvantagem é que são muito pesados e limitam a mudança de lugar para as plantas.

Na imagem, um conjunto de vasos em formato circular e composto de cerâmica natural formam um pequeno jardim neste projeto da Líder Interiores, de Belo Horizonte (MG).

6. Utilize as paredes ou muros

Uma ótima solução para distribuir um jardim bem equilibrado é a utilização de caixas ao longo dos muros e paredes. Além de proporcionar uma decoração maravilhosa com as plantas, será possível separar as diferentes espécies que você deseja cuidar de uma forma mais fácil e prática para o cuidado rotineiro.

7. Use a imaginação

Jardins de inverno modernos por Capítulo Dos
Capítulo Dos

Muebles Restaurados Capítulo Dos

Capítulo Dos

Se você ama as plantas, gostou de nossas dicas, mas não tem espaço em casa, use sua imaginação. Objetos, móveis, bicicletas e outros elementos podem fazer a vez como seu jardim. Além de muito criativas, as ideias são excelentes para a decoração do lar.

8. Seja feliz!

Escolheu bem suas plantas, preparou o espaço e os vasos e já tem todos os cuidados anotados para incrementar a sua decoração? Então esta é sem dúvidas a nossa melhor dica: seja feliz com suas plantas! Temos certeza que elas serão uma ótima terapia para o dia a dia e corresponderão aos seus cuidados com muitas flores e beleza no seu lar!

Qual foi a decoração da qual você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!