Como pintar móveis de madeira e deixá-los como novos | homify

Como pintar móveis de madeira e deixá-los como novos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Fazenda Laranjeiras ISLA ARQUITETURA, INTERIORES E DESIGN Cozinhas rústicas MDF Azul
Loading admin actions …

Recuperar ao invés de trocar. Embelezar ao invés de descartar. As técnicas DIY (Faça Você Mesmo) estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e isso faz todo o sentido. Afinal, além de economia, essa é uma das opções mais eficazes quando a ideia é dar um toque mais pessoal à decoração do lar. Ou seja, você pode se tornar seu próprio decorador, em especial em cozinhas e varandas como as que apresentamos neste livro de ideias!

Foi pensando nisso que decidimos ensinar a você como pintar móveis de madeira de um jeito que eles pareçam totalmente novos. Abaixo, indicaremos os tipos de materiais, o preparo correto das superfícies, os tipos de tinta e todos os demais detalhes que, não tenha dúvidas, trarão um resultado fantástico. 

Por isso, confira cada passo e aproveite para trazer novamente à vida aquele móvel, como porta, guarda-roupa ou bancada de cozinha que você adora, mas que precisa urgentemente de uma repaginada. Siga conosco e inspire-se!

Separe esta lista de materiais

Basicamente, a pintura de móveis de madeira deve contar com os seguintes materiais:

- Lixas para madeira nº 100 e 180 (quanto maior o número, mais fina)

- Massa para reparo em madeira 

- Primer para madeira

- Tinta esmalte ou acrílica (ou outras que sejam à base de água)

- Verniz protetor de madeira

- Rolo de espuma para pintar

- Pincel de cerdas macias 

- Pano

- Papelão ou jornal para recobrir o piso onde ocorrerá a pintura

- Luvas, máscara e equipamentos para se proteger dos respingos 

Etapa 1: Lixe o móvel que deseja pintar

Este é o primeiro passo para quem quer saber como pintar madeira: lixar. Primeiramente, você deverá utilizar uma lixa mais grossa para remover a pintura e o brilho do móvel que deseja reformar. Lixar corretamente toda a peça será fundamental para que a tinta possa realmente se fixar e, assim, contar com bom acabamento.

Etapa 2: Aplique massa nas imperfeições

Se o móvel de madeira que você lixou apresentou imperfeições, como pequenos buracos ou outros problemas, utilize a massa para madeira e espere secar conforme a instrução de uso da embalagem. Após totalmente seca, lixe uniformemente a superfície de maneira que fique completamente lisa.

Etapa 3: Limpe bem o móvel

Vista para o vale da sala de jantar Cabana Arquitetos Salas de jantar rústicas Madeira
Cabana Arquitetos

Vista para o vale da sala de jantar

Cabana Arquitetos

Com a massa já seca, utilize um pano macio levemente úmido e passe em todo o móvel. Tome cuidado para não encharcar a peça. A ideia principal é remover a poeira da lixa e da massa para que a pintura seja aplicada.  

Etapa 4: Aplique primer no móvel

Após a peça ficar limpa, é hora de protegê-la para que sua durabilidade seja ainda maior e a tinta se fixe melhor no móvel. Para isso, aplique duas demãos de primer, verificando na embalagem do produto qual o intervalo mínimo de secagem entre as demãos.

Etapa 5: Utilize uma lixa mais fina para dar melhor acabamento

Lembra que sugerimos a compra de uma lixa mais grossa e outra mais fina? Com a grossa, você preparou o móvel e, agora com a fina, você removerá possíveis excessos do primer no móvel, garantindo perfeição ao acabamento.

Etapa 6: Utilize tinta esmalte ou acrílica

Chegamos ao momento de aplicar a tinta no móvel! Lembre-se de que tintas à base de água, como tinta esmalte ou acrílica, são as melhores opções. Para que a tinta possa render melhor, dilua com um pouco de água, conforme as instruções da embalagem. Aplique a pintura em sentido único para dar maior uniformidade e, se necessário, aplique outra demão após a secagem completa. 

Na escolha da cor, leve em consideração um tom que possa combinar com o ambiente onde o móvel ficará presente. Cores vibrantes poderão ser uma ótima pedida, caso a ideia seja valorizar a criatividade na decoração do móvel!

Etapa 7: Se preferir, utilize verniz

O verniz proporciona brilho e excelente proteção aos móveis de madeira. Por isso, aplicá-lo após a pintura é uma excelente opção. Utilize um verniz em que o tom de cor não interfira no acabamento final da peça, aguarde secar e pronto: você já tem um móvel completamente novo em seu lar!

Elimine os 6 inimigos dos móveis da cozinha

Incidência solar – A exposição à luz solar estraga amadeira, desgasta a cor e compromete a durabilidade. Escolha cores claras para móveis e tintas para parede. Cortinas e persianas são bloqueiam a luz sobre móveis junto à janela.

Objetos pesados – Acumular objetos demais nas prateleiras e armários reduz a vida útil dos móveis, caso o peso for excessivo. O ideal é que os objetos sejam distribuídos de forma equilibrada no móvel.  

Parafusos frouxos – Pode acontecer com o tempo, mas é fácil de resolver: aperte os parafusos de prateleiras, dobradiças e pés regularmente.

Produtos de limpeza – Jamais use produtos abrasivos na limpeza, pois destroem a madeira. Pesquise os produtos antes de comprá-los ou use um pano seco ou umedecido em água com sabão neutro.

Temperaturas elevadas – O calor é inimigo dos móveis da cozinha, pois pode manchá-los e descolar o revestimento deles. Use descansos, panos ou toalhas para evitar o contato de panelas e utensílios quentes com a madeira.

Umidade – A madeira pode estufar em contato com umidade. Afaste ligeiramente os móveis da parede  para facilitar a circulação de ar.



 

6 propostas de quartos sem janela: como refrescar e ventilar
Arrow navigation 3b3136b1
E você, tem algum móvel reformado em casa? Como você o reformou?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!