Cabeceira: a peça que transforma a cama!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cabeceira: a peça que transforma a cama!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
 tropical por ZAP , Tropical
Loading admin actions …

Incrementar faz toda a diferença. Imagine só o que seria do bolo sem as cerejas atiçando a vontade ao mesmo tempo em que embeleza. Ou ainda, como seria sem graça os travesseiros não tivessem fronhas – além, de deixarem a cama mais bonita, as fronhas são importantes para a higiene. Enfim. Um toque, detalhes a mais que transformam qualquer lugar. E já que estamos falando de camas, vamos além dos lençóis que têm moradia curta sobre nossos colchões para falarmos de algo que se fixa e faz muita diferença quando bem escolhida: as cabeceiras da cama.

Utilizadas em conjunto com as camas box, as cabeceiras são peças que somam-se ao fundo da cama, acopladas à parede para compor ainda melhor um estilo no ambiente. Excelentes peças para dar mais versatilidade ao espaço, as cabeceiras podem ser encontradas em muitos tamanhos, formas, composições e podem até ser feita por você mesmo com as famosas técnicas de faça você mesmo

Se você ainda não comprou a cabeceira da sua cama e está pensando nisto, além de ter chegado ao artigo certo para ajudar na escolha, poderá também atentar-se a algumas informações importantes. As cabeceiras, assim como as camas, têm tamanhos variados e podem ter algumas funcionalidades a mais, como quando vendidas com suportes para luminárias ou criados-mudos acoplados em sua estrutura. Para comprar a cabeceira com o tamanho certo, atente-se às medidas da largura e o modelo de sua cama: camas box solteiro têm medias de 0,88 x 1,88 m.; Cama box casal medem 1,38 x 1,88 m.; As camas box Queen têm 1,58 x 1,98 m, enquanto camas box king medem 1,93 x 2,03 m. Você pode optar por peças maiores que a sua cama, se assim tiver desenhado um projeto específico para isto, mas, jamais deverá ter uma cabeceira menor do que a largura do móvel.

Materiais, elementos decorativos, tecidos e cores poderão ser de acordo com as suas preferências, no entanto, lembre-se sempre de duas regras básicas para ter uma decoração perfeita: tenha bom senso e equilíbrio principalmente no uso de estampas e texturas e conte sempre com a consultoria de um profissional de decoração. Eles certamente terão a melhor direção para que o seu quarto fique ainda mais perfeito.

Agora que já demos alguns toque iniciais, é hora de partir para entrar conosco em alguns quartos maravilhosos e compostos com lindos modelos de cabeceira para que o seu descanso além de revigorante, seja inspirador. Aproveite!

Na medida perfeita

Uma das funções das cabeceiras é oferecer um conforto maior quanto às pausas para leitura, caso você tenha este ótimo hábito. Por este motivo, caso você seja um leitor assíduo com os livros sempre à beira da cama esperando para serem lidos ao final do dia, opte por cabeceiras estofadas e macias. Neste projeto, a escolha por uma cabeceira macia traz a elegância da cor preta que contribui perfeitamente o quarto com painéis de madeira e espelhos na decoração. A soma perfeita trouxe um quarto mais equilibrado e moderno com as presença das luminárias em ambos os lados da cama e doa quadros decorativos ajustados sobre o painel. O lindo projeto é do talentoso arquiteto, Tiago Rocha, de São José dos Campos (SP).

Cabeceira capitonê

Cabeceiras com capitonês são estofadas e compostas com pequenos botões brilhantes ou não espalhados ao longo do móvel. São peças que agregam muito estilo e elegância aos quartos menores, fazendo toda a diferença em uma cama que era apenas simples. E é isto o que podemos observar neste projeto de um quarto que tem dois truques para ficar muito mais elegante: a presença da cabeceira capitonê e das luminárias estendidas ao lado da cama. A soma de cores sóbrias e dos elementos decorativos ao pequeno quarto, proporcionam um resultado final perfeito.

Compondo painéis

Uma opção interessante é poder optar por cabeceiras que sejam linhas contínuas de painéis instalados na parede ao fundo da cama. Um exemplo disto é este lindo projeto desenhado pelo arquiteto Toninho Noronha, de São Paulo (SP). Com a escolha que intercala o azul claro e elementos de madeira, o quarto ganhou uma composição fresca e elegante na composição. A cabeceira azul bem alinhada aos painéis de madeira contrasta e marca a posição exata da cama, que ganha ainda a decoração dos quadros alinhados em tons cromáticos parecidos com os demais elementos. 

Cabeceira alta

apartamento Peninsula - Barra da Tijuca Quartos modernos por Isabela Lavenère Arquitetura Moderno
Isabela Lavenère Arquitetura

apartamento Peninsula – Barra da Tijuca

Isabela Lavenère Arquitetura

Outra opção interessante é utilizar as cabeceiras para marcar todo o espaço da cama, dando uma sensação de que a cama é mais alta do que realmente é. Além de proporcionar esta sensação de aumentar a altura da cama, a utilização de uma cabeceira mais alongada é perfeita para acomodar as costas quando a cama é utilizada como local para leitura, como dissemos anteriormente. Neste projeto da arquiteta Isabela Lavenère, do Rio de Janeiro (RJ), a opção em um mesmo tom de cor para o quarto, trabalhou muito bem a iluminação e definiu perfeitamente os espaços para a composição dos móveis e elementos decorativos, como o vaso de flores que trazem um ótimo contraste ao espaço.

DIY

 tropical por ZAP , Tropical
ZAP

Colcha como cabeceira de cama

ZAP
ZAP
ZAP

Ideias em DIY (Do it yourself) ou faça você mesmo, como são mais conhecidas, podem ser excelentes e econômicas alternativas para servirem como cabeceira de sua cama. Um bom exemplo disto é esta cabeceira feita com uma barra de cortina e enfeitada com uma colcha estampada, que ficou excelente como alternativa para cabeceira. Além de econômica, a peça pode ser facilmente trocada para varia a decoração do ambiente. Um cuidado que podemos notar neste projeto da Zap Imóveis, é o cuidado em utilizar um jogo de cama com cores neutras para dar um melhor equilíbrio à peça estampada da cabeceira. 

Combinando elementos

Se possível, opte por uma cabeceira que se some com outros elementos do quarto, como neste projeto onde a cabeceira e o móvel com capitônes dão um estilo cheio de elegância ao quarto decorado com cores suaves. 

Individuais

Se você divide a cama e já demarcou um espaço para a pessoa que a ocupa com você, uma cabeceira dividida em duas partes poderá ressaltar a individualidade de cada espaço, mesmo sendo espaço na mesma cama. 

Conforto e comodidade

Projeto de arquitetura de interiores residencial. Quartos modernos por Elaine de Bona Arquitetura e Interiores Moderno
Elaine de Bona Arquitetura e Interiores

Projeto de arquitetura de interiores residencial.

Elaine de Bona Arquitetura e Interiores

Se você gostou das sugestões e se convenceu que uma cabeceira é indispensável para o seu quarto, lembre-se: conforto e comodidade fazem toda a diferença ao final do dia. Por isso, opte por modelos mais macios ao toque e, se possível, que tenham suporte para o uso de abajur, como neste modelo utilizado em um projeto da arquiteta de interiores Elaine de Bona, de Curitiba (PR).

E você, gosta de cabeceiras? Qual o seu modelo preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!