O segrego da arrumação

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O segredo da arrumação da casa é pouco e sempre. Não é tão difícil assim manter a casa arrumada se você seguir alguns procedimentos. O mais imediato é dar uma clareada na área, saindo pela casa recolhendo tudo que está fora do lugar e devolvendo cada coisa ao seu lugar de origem. E, se não tiver lugar de origem, mande-a diretamente para o lixo ou para a caixa de doações. 

Para não se cansar demais nos primeiros dias, comece pelas pequenas coisas, que podem ser limpas, desinfetadas e lustradas de uma só tacada. Logo você vai ver que estará fazendo mais do que tinha se proposto a fazer. Mas existe uma regra intransigível: livre-se de todo que não precisa e de que não gosta. Separe todas aquelas aberrações ou inutilidades e doe – ou mande para o lixo mesmo. Sua casa vai respeirar melhor e agradecer o espaço que vai sobrar.

Mas de nada adianta ter uma casa bonita e arrumada e não expor os seus tesouros. Não importa se são telas caríssimas compradas em um leilão ou a sua prosaica coleção  de revistas de decoração importadas, você tem que arranjar um lugar para o que motivo você!

Se você ainda acha que arrumação e limpeza é maratona de 100 metros, saiba que você pode deixar a sua casa impecável fazendo um pouquinho a cada dia. Basta adquirir o hábito! Outra providência é escolher o esquema de cores, que vai ajudar a escolher o mobiliário, os estofados, as cortinas, os objetos, antes de sair correndo para qualquer loja presa por um impulso de compra desenfreada. Essa é uma ótima medida!

Conheça agora um pouco mais sobre os segredo da arrumação de uma sala!

Dê uma clareada na área

Apartamento Vila Olímpia: Salas de estar minimalistas por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

É impressionante a quantidade de coisas que a gente deixa largada no espaço, acumulando e escondendo a decoração que deu tanto trabalho para criar. Assuma a sua parte no problema, convoque os outros membros da casa e saiam dando aquela clareada no ambiente. Só pare quando puder vir seus móveis reluzindo e todos os detalhes da decoração feita com tanto esmero. Com as coisas intrusas nas mãos, leve cada uma delas ao lugar a onde pertence: ao quarto, à cozinha, à área de serviço ou diretamente à lata do lixo. Você vai vei que até respirar vai ser melhor!

Comece com as pequenas coisas

Você não precisa se matar de trabalhar – pelo menos, no início. Comece pianinho. Que tal tirar o pó e passar uma camada de álcool naqueles quadros que foram tão delicadamente arranjados na sala de estar? Ou afofar e dispor melhor as almofadas do sofá? A mesa de centro também não é um bicho de sete cabeças para limpar. Cada pequeno objeto da sua sala pode ter o pó tirado e, em caso de materiais especiais, pode ser envernizado ou lustrado. Quando você se der conta, já limpou e arrumou um monte de coisas sem perceber.

Livre-se do que não precisa e do que não gosta

Seja sincero: dê uma volta pela casa e veja quantos móveis que não têm nada a ver um com o outro, louças, cerâmicas e vasos ganhos daquela tia sem o menor bom gosto, peças já avariadas, espelhos que nem merecem uma reforma, móveis de plástico pavorosos, sem falar naquelas obras de arte que mais depõem contra você do que a favor? Faça um favor a si mesmo e arranje uma caixa bem grande e jogue tudo lá dentro. Não importa se vão para doação, para venda ou para o lixo, pura e simplesmente. Você vai ganhar leveza no ambiente e espaço para novas aquisições muito mais a ver com a sua personalidade e gosto. Vá sem medo!

Exponha os seus tesouros

Uma das graças de se decorar uma casa é poder fazer dela uma exposição de tudo aquilo de que se gosta e se tem orgulho – enfim, seus tesouros. No projeto de Coppini e Khauam Arquitetura e Interiores, é evidente que o canto do bar é o lugar do qual se tem orgulho, com belos quadros vintage e um buffet azul turquesa que dá toda a classe ao ambiente. Mas as suas paixões podem ser outra: fotografias de arte,  quadros modernos, e cerâmicas de arte. bonecas típicas, carrinhos miniaturas da Fórmula 1, guitarras autografadas, selos raros, primeiras edições de livros célebres ou até mesmo pôsteres da carreira do David Bowie. Não importa sua paixão, mas não tenha vergonha de exibi-la aos seus familiares e amigos. Eles saberão muito mais sobre você e isso vai aproximá-los ainda mais!

Arrume pouco, mas sempre

Como manter uma sala sempre apresentável, como se ela fosse arrumada todos os os dias? Simples: arrumando-a todos os dias, um pouquinho aqui, um pouquinho ali, de modo que tudo vai parece intocável e impecável a qualquer momento. Adquira o hábito de colocar em ordem a mesa do centro, a arrumar as almofadas, a ordenar as coisas dispostas na estante, alinhar as poltronas, regar as plantas a cada período requerido, passar o aspirador de pó. Não é preciso fazer tudo isso todo dia, mas um pouquinho todo dia vai dar bons resultados e não vai cansar você. Quinze minutos todo dia bastam para manter tudo no lugar.

Sempre pense a longo prazo ao comprar móveis e objetos para a sua casa

Não caia naquela conversa de impulso: pense muito bem se a peça candidata a fazer parte da sua casa é mesmo necessária. Dê-se uma semana de distância e volte à loja. Se a paixão continuar, considere o espaço que ela irá ocupar, se ela compõe bem com as demais peças do ambiente, se a longo prazo ela vai continuar encantando você. Muitas vezes, a peça candidata não resiste a esse escrutínio interno. Mas pelo menos se prometa que se livrará de outra peça para receber aquela. Talvez ao ver a peça antiga, você descubra que não queria tanto a nova assim.

Escolha um esquema de cores para a sua casa ou sala

Definir um esquema de cores para sua sala ou casa vai ajudá-lo a se orientar na hora de comprar os móveis e a realizar a composição entre eles. Pense sempre no estilo que quer imprimir ao espaço a fim de escolher as cores básicas e auxiliares. O esquema de cores vai ajudar a harmonizar mobiliário, objetos, quadros e até plantas. Também fica mais fácil decidir as cores e os tecidos dos estofados e das cortinas. E, por fim, ajuda a evitar as compras de impulso, de que falamos antes. Para outras dicas sobre arrumação, leia este artigo.

Qual é a sua dica para a arrumação da casa ou da sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!